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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

2 Uso de computadores para resolução de problemas
Uso de aplicativos Desenvolvimento de programas

3 Uma estratégia de solução de problemas
Desenvolvimento de algoritmos

4 Algoritmo Sequência ordenada, sem ambiguidade, de passos que levam à solução de um dado problema, em um tempo finito. Passos: Simples Não ambíguos Ordenados Efetivos Entradas: 0 ou mais Saídas: pelo menos uma

5 Alguns Paradigmas de Linguagens de Programação
Imperativo Ex.: C, PASCAL, FORTRAN, ALGOL, BASIC Funcional Ex.: ML, Miranda Lógico Ex.: Prolog Orientado a objetos Ex.: C++, Smalltalk, PASCAL

6 Paradigma Imperativo Permite a implementação de algoritmos.

7 Linguagem de implementação dos problemas da disciplina:
paradigma imperativo. Opções: Dev C++ (pode ser obtido via Internet) etc...

8 Resolução de problemas e programação
EM FORMA DE ALGORITMO PASSO DIFÍCIL SOLUÇÃO COMO UM PROGRAMA DE COMPUTADOR IMPLEMENTAÇÃO

9 Análise e Solução de Problemas
Compreensão rigorosa do problema. Um método de solução é escolhido e desenvolvido. Descrição do processo de solução passo a passo (algoritmo). Programação do algoritmo e depuração do programa. Validação da solução.

10 Linguagem de Programação
Conjunto de convenções e regras que especificam como instruir o computador a executar determinadas tarefas. Serve como meio de comunicação entre o indivíduo que deseja resolver um determinado problema e o computador escolhido para ajudá-lo na solução.

11 Programa Roteiro que orienta o computador, mostrando-lhe a sequência de operações necessárias para executar uma determinada tarefa. Sequência de instruções que dirigem a UCP na execução de alguma tarefa. Composto por uma série de comandos e instruções.

12 Aprender a programar Conhecer as instruções (Comandos)
Saber como escrever as instruções (Sintaxe dos comandos) Entender ações resultantes da execução das instruções (Semântica dos comandos) Possuir raciocínio lógico para chegar a uma seqüência de instruções que solucione o problema proposto.

13 Níveis de linguagem Baixo nível: mais próximas da linguagem de máquina
Alto nível: maior independência da máquina.

14 Tradutores de linguagens de programação
As linguagens, que não a linguagem de máquina, devem ser traduzidas para a linguagem de máquina. Programas tradutores: convertem o código escrito em uma linguagem de programação para o correspondente código de máquina. Tradutores de linguagens de alto nível: interpretadores e compiladores.

15 Níveis de linguagem e tradutores

16 Linguagem C Deriva de ALGOL 60 (linguagem de alto nível, criada para substituir o FORTRAN). Desenvolvida por Dennis Ritchie, em 1972, nos Laboratórios Bell. Versão ANSI (American National Standards Institute): 1985

17 Programa em C Constituído por funções.
A função principal, por onde inicia a execução é a função main.

18 Estrutura básica de um programa em C
/* Comentário sobre o programa */ #include <BIBLIOTECAS> /*definição das constantes, variáveis e funções*/ int main( ) // início da função main { /* declarações e comandos */ return 0; // término normal da função main } Declarações Programa principal

19 Ambiente a ser utilizado
DevC++ ambiente de programação cujo compilador é padrão: Windows e Unix ou Linux fornece depurador compilador C/C++


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