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Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Tecendo a gestão democrática.

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Apresentação em tema: "Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Tecendo a gestão democrática."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Tecendo a gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina

2 OBJETIVO Apresentar o processo de implantação do PNFCE em Santa Catarina; Apresentar o Projeto “Revitalizando as Entidades Democráticas” como uma iniciativa estadual em sintonia com um movimento nacional, representado pelo PNFCE.

3 INÍCIO DE 2008 Revitalizando as Entidades Democráticas Por que REVITALIZAR? Tratava-se de revitalizar um trabalho iniciado em 1998, que entre outras ações, foi capaz de produzir: Decreto regulamentador (nº 3.429 de dez/98) Portaria (N 008 de 27/05/99) Caderno de Orientações (Diretrizes 4)

4 OUTUBRO / 2008: I Encontro Estadual “Revitalizando as Entidades Democráticas” O Iº Encontro Estadual se orientou pelo princípio da coerência O que marcou o encontro: Metodologia Participativa: Rodas de Conversas e construção coletiva de Plano de Ação. A roda de conversas (Participação, Gestão Democrática, Juventude e Grupo.) permitiu sistematizar as compreensões que o grupo tinha acerca da temática proposta. Foi este saber acumulado, debatido e sistematizado, que muniu o debatedor ou palestrante convidado; O palestrante deveria ser capaz de desafiar o grupo a avançar em relação aos impasses e contradições presentes na sua fala.

5 O 1º Encontro desencadeou um intenso movimento de capacitações regionais que perdura até hoje...

6 2009: O MOVIMENTO É NACIONAL! I Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

7 PNFCE: apoio e organicidade no desenvolvimento das ações Foi capaz de construir e consolidar uma rede nacional de educadores em favor da gestão democrática; Permitiu que os educadores, militantes da gestão democrática espalhados por todo Brasil, se reconhecessem e se fortalecessem em torno de políticas públicas voltadas para democratização da gestão; Possibilitou novos modos de interação entre os educadores, por meio da criação da Comunidade Virtual;

8 Ofertou 200 horas de formação continuada em Conselhos Escolares para os técnicos de Secretaria; Produziu e disponibilizou material pedagógico (12 Cadernos) Apoia e participa de encontros estaduais de fortalecimento dos conselhos escolares - Se fez presente com quatro representantes no II Encontro Estadual de Santa Catarina, sendo o principal responsável pelo trabalho docente do encontro; Tem assegurado a realização dos encontros nacionais, sendo esta uma iniciativa estratégica para manutenção da rede;

9 2012: II Encontro Estadual MEC: E os municípios?? Critério adotado: municípios com, no mínimo, 10.000 habitantes - 122 municípios; 80 municípios inscritos; Mais um passo na consolidação do GAFCE/SC; Vídeo memória do encontro;

10 Abril/2013: Consolidação do GAFCE/SC: É preciso respeitar o tempo e o movimento do grupo; Articulação com as associações municipais (AMVALI, AMOSC, AMAVI, AMFRI, etc) e UNDIME/SC; Quatro reuniões em 6 meses; Maturidade no processo de escolha dos nomes (Sirley e Nádia) para compor a coordenação estadual do curso de conselheiros; Papel do curso de conselheiros na consolidação do grupo;

11 Outubro 2013: SC - Reconhecimento Nacional - V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

12 ALEGRIA COMPROMISSO DESEJO DESAFIO COERÊNCIA CUMPLICIDADE

13 ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO Divulgação em tempo real; Criação e ampla divulgação do link de pré inscrição; Produção do folder do curso; Articulação junto a UNDIME, UNCME e FECAM; Utilização das Redes Sociais; Divulgação nas páginas das Secretarias de Educação (Estadual e Municipais), Secretarias de Desenvolvimento Regional.....

14 Configuração do Curso em SC Grande Florianópolis Serrana Oeste Catarinense Norte Catarinense Vale do Itajaí Sul Catarinense 06 MESORREGIÕES

15 Tecendo a Rede de Tutoria CONFIGURAÇÃO DA REDE DE TUTORIA 2013/2014 MESORREGIÃOARTICULADORTUTORES 20132014 66 28 18 46

16 Resultados alcançados 2013: 29 turmas, 1347 cursistas inscritos (rede estadual e municipal). Mesorregião Total de turmas Municípios atendidos Nº Turmas por município Gde Fpolis5Florianópolis3 São José1 Palhoça1 Norte9Jaraguá do Sul5 Canoinhas1 Guaramirim1 Joinville1 Porto União1

17 Resultados alcançados: 29 turmas, 1347 cursistas inscritos Mesorregião Total de turmas Municípios atendidos Nº Turmas por município Sul3Araranguá2 Criciuma1 Oeste5Chapecó1 Joaçaba2 Xanxerê1 Seara1

18 Resultados alcançados: 29 turmas, 1347 cursistas inscritos Mesorregião Total de turmas Municípios atendidos Nº Turmas por município Serrana5Lages2 Curitibanos2 Urubici1 Vale do Itajaí2Brusque1 Itajaí1

19 Cenário Atual – Turmas ofertadas/Andamento Mesorregião Total de turmas Municípios atendidos Sul 15 Araranguá Criciúma Jacinto Machado São João do Sul Morro da Fumaça Içara Balneário Gaivota Meleiro Vale do Itajaí15 Brusque Itajaí Blumenau Navegantes

20 Mesorregião Total de turmas Municípios atendidos Serrana 07 Urubici Curitibanos Lages Campos Novos Norte 12 Porto União Canoinhas Jaraguá do Sul Joinville Guaramirim São Bento do Sul Grande Florianópolis08

21 Grande Florianópolis03 Florianópolis São José Tijucas Oeste18 Chapecó Joaçaba Xanxerê Dionísio Cerqueira Campoerê Quilombo São Miguel do Oeste

22 OBJETIVO Estimular e fortalecer a participação dos conselheiros escolares na gestão democrática da escola, contribuindo na construção de uma educação de qualidade para todos.

23 Para ter o curso municípios e GERED’s precisam ter: Para ter o curso municípios e GERED’s precisam ter:  1 - Tutor/a apto/a para realizar o trabalho;  2 – Turmas com 40 cursistas (no mínimo); Critério para ser tutor/a: ter feito o Curso de Extensão a Distância em Formação Continuada em Conselhos Escolares, destinado aos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, com carga horária de 200 horas, distribuída em duas Fases,oferecido pela UFSC, UFSCar ou UNB.

24 Inscrições permanentes na página da SED

25 DURAÇÃO DO CURSO O curso terá: 40 horas, sendo 28 horas em ambiente virtual de aprendizagem e 12 horas presenciais (distribuídas em 3 encontros), com duração de 45 a 60 dias.

26 LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Os encontros presenciais acontecerão no município em que está sendo oferecido o curso. Pólos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Salas informatizadas ou outros espaços que tenham computadores com acesso a internet.

27 Facilidades/potencialidades na implantação do curso: Apoio contínuo da Coordenação Nacional e da Equipe da UFC; Proatividade e comprometimento da rede de tutoria; Comprometimento da Coordenação Estadual; Fortalecimento das políticas públicas de gestão democrática; Aproximação das redes municipal e estadual;

28 “Penso que o curso irá auxiliar na organização da escola com discussão de melhorias na comunidade escolar.” Ângela Alessandra Magnus (Mãe) Araranguá – MESO SUL “Resolvi me inscrever no curso após ter participado da CONAE e percebi que as mudanças na educação depende de cada um de nós. Como conselheira escolar posso contribuir com isso, auxiliando a direção, professores e alunos. “ Bruna da Silva (aluna) Araranguá - MESO SUL

29 Cenário Atual – Rede Estadual Escolas da rede Estadual

30 Cenário Atual – Rede Municipal 295 municípios

31 "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

32 Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Apoio ao Estudante Coordenação Estadual Conselhos Escolares Ana Merabe de Souza/ Judite Mattos E-mail: Conselhoecolarsc@gmail.com Conselhoecolarsc@gmail.com Fone: 48. 3664-0166/ 0168 Elizete Aparecida Ouriques GERENTE DE APOIO AO ESTUDANTE Osmar Matiola DIRETOR DE APOIO AO ESTUDANTE Contatos


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