A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Municipais de Educação (Pró-Conselho).

2 O programa estimula a criação de novos Conselhos Municipais de Educação, o fortalecimento daqueles já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, dentre outras ações.

3 Objetivos O Pró-Conselho tem como principal objetivo qualificar gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação.

4 Os Conselhos Municipais de Educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

5 Curso de Extensão a Distância Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação.

6 Apresentação Este curso configura-se como iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB) que visa fortalecer os Sistemas de Ensino e as instâncias políticas e sociais tal como é o Conselho Municipal de Educação.

7 Modo de implementação O Curso é em nível de extensão e tem carga horária de 160h. Ofertado via internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle) ministrado por uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em parceria com a Coordenação do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação – Pró-Conselho, SEB/MEC. Dentre os conteúdos discutidos e estudados estarão: Educação e Tecnologia, Concepção, Estrutura e Funcionamento do CME, Conselho Municipal e as Políticas Públicas. Ao fim do curso é proposta a elaboração de um Projeto Integrador.

8 Público-alvo: Formado por Conselheiros Municipais de Educação e técnicos das secretarias de educação dos municípios onde ainda não existam Conselhos Municipais de Educação. Seleção dos candidatos: As Universidades são responsáveis pela seleção dos cursistas, tendo como prioridade o atendimento às demandas do PAR. Avaliação e certificação: Obtendo aprovação no curso, o cursista receberá o certificado emitido pela Universidade responsável pela oferta do curso. Formação presencial.

9 Encontros Nacionais, Estaduais e Municipais de Formação de Conselheiros Municipais de Educação.

10 Apresentação O Encontro tem como principal objetivo contribuir para a formação técnica que subsidia a atuação dos Conselheiros Municipais de Educação, na perspectiva de contribuir com a gestão democrática dos sistemas de ensino e de consolidar a autonomia dos municípios no gerenciamento de suas políticas educacionais. Entre as atividades desenvolvidas nos Encontros incluem-se: Palestras e debates sobre Conselhos Municipais de Educação e a gestão democrática e Relatos de Experiências.

11 Modo de implementação: Atendendo à demanda apresentada no PAR, os Encontros Presenciais de Formação Continuada são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. Público-Alvo: Conselheiros Municipais de Educação. Certificação: A Secretaria de Educação Básica emite certificado contendo carga-horária em nome do participante do Encontro.

12 Contatos laboratório de planejamento da educação municipal.
Alberto Damasceno Émina Santos LAPEM


Carregar ppt "Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google