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Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.

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Apresentação em tema: "Introdução aos estudos da Antropologia da Educação."— Transcrição da apresentação:

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2 Introdução aos estudos da Antropologia da Educação.

3  A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.  Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos.  Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclores, rituais, crenças, mitos e outros aspectos, são fontes de pesquisa para os antropólogos. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Matos 2

4  A palavra ANTROPOLOGIA, tem o seguinte significado: antropo=homem logia=estudo.  A antropologia é uma ciência social surgida  no século XVIII. Porém,  foi somente no século XIX  que se organizou como disciplina científica. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 3

5  Esta é uma ciência tardia que surgiu, ou se constituiu como disciplina científica, em meados do século XIX a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 4

6 5

7 6 Compreendendo Darwin:

8 .. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 7

9  O Criacionismo, que recusa a Evolução e mantém a fé na criação divina, tentou se infiltrar no sistema educacional mas por seu caráter religioso ser ilegal passou a se articular de forma cientificista, visando ser considerado secular. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 8

10  O homem não era mais fruto da criação Divina, então os cientistas começaram a procurar pela sua origem: o chamado “elo perdido”, que ligaria o homem moderno a seus ancestrais hominídeos. Com o tempo os estudos sobre o homem ganhou forma, os cientistas começaram a se interessar pelos grupos humanos primitivos e seus costumes, cultura e características, passando a entender o homem não mais como uma criação de Deus, mas da natureza.cientistas Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 9

11 Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 10

12  - Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico. - Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos. - Claude Levi-Strauss (1908-) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.Estados Unidos Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 11

13  Nos EUA, Franz Boas desenvolve a idéia de que cada cultura tem uma história particular e considerava que a difusão de traços culturais acontecia em toda parte. (Re)nasce o relativismo cultural, e a antropologia estende a investigação ao trabalho de campo. Para Boas, cada cultura de cada povo estaria associada à sua própria história; para compreender a cultura é preciso reconstruir a história.  Surgia o Culturalismo ou Particularismo Histórico. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 12

14  Na Inglaterra, nasce o Funcionalismo que enfatiza o trabalho de campo (observação participante). Para sistematizar o conhecimento acerca de uma cultura é preciso apreendê-la na sua totalidade. Para elaborar esta produção intelectual, surge a etnografia. As instituições sociais centralizam o debate, a partir das funções que exercem na manutenção da totalidade cultural. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 13

15  Ciência natural que se ocupa da análise de material colhido em escavações ou sítios arqueológicos, estando por isso profundamente relacionada com a Arqueologia e a Anatomia. Este ramo da Antropologia se ocupa também da observação do comportamento dos macacos e símios e das diferenças aparentes entre os seres humanos (epidérmica, pele, cor dos olhos, estatura, etc.). Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 14

16 Pierre Verger,(Francês) Roberto da Mata, Darcy Ribeiro. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 15

17  A Antropologia visual (por vezes designada Antropologia da imagem ou Antropologia visual e da imagem) é um ramo da antropologia cultural, aplicada ao estudo e produção de imagens, nas áreas da fotografia, do cinema.antropologia culturalfotografiacinema  A antropologia cultural artigo,a par da antropologia física (estudo do Homem biológico e da sua evolução.é uma bifuração da antropologia, enquanto ciência geral do Homem.antropologia culturalartigoantropologia físicaantropologia Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 16

18  É uma ciência social (tal qual a sociologia e a psicologia) que estuda as características culturais dos povos (“cultura” é tida aqui como a manifestação dos hábitos, rotinas ou costumes de um povo) e a evolução de seus costumes, crenças, religiões,relacionamento familiar, manifestações artísticas, etc. evolução  O que acaba englobando áreas como a lingüística, a própria arqueologia e a etnologia. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Matos 17

19  Na década de 80, o debate téorico na Antropologia ganhou novas dimensões. Muitas críticas a todas as escolas surgiram, questionando o método e as concepções antropológicas.  No geral, este debate privilegiou algumas idéias: a primeira delas é que a realidade é sempre interpretada, ou seja, vista sob uma perspectiva subjetiva do autor, portanto a antropologia seria uma interpretação de interpretações.  Da crítica da retórica de autoridade clássica, fortemente influenciada pelos estudos de Foucault, surgem meta-etnografias, ou seja, a análise antropológica da própria produção etnográfica. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 18

20  Contribuiu muito para esta discussão a formação de antropólogos nos países (como o Brasil) que até então eram apenas analisados pelos grandes centros antropológicos.  Surgem novas subáreas, enfocando o próprio Homem ocidental, como a Antropologia Urbana, Antropologia Médica, Estudos de Gênero, etc. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Matos 19

21 O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação. Oscar Wilde. Professora Rúbia Margareth Dourado de O.M.Maos 20

22 Próximo trabalho, “OFICINA DE CONCEITOS” A MELHOR FORMA DE ENTENDER O QUE É NOVO, É UTILIZANDO O VELHO MÉTODO! LEITURA, LEITURA E LEITURA. margodourado@yahoo.com.br.


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