Velocidades MENU 1 É a velocidade mínima que assegura que uma decolagem poderá ser É a velocidade mínima continuada com segurança na pista remanescente,

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1 Velocidades MENU 1 É a velocidade mínima que assegura que uma decolagem poderá ser É a velocidade mínima continuada com segurança na pista remanescente, cruzando 35ft na cabeceira oposta; É a velocidade máxima É a velocidade máxima onde pode ser iniciada uma abortagem de decolagem, assegurando uma parada completa até o final da pista, e;  V1 (Decision Speed):  Vr – Rotation Speed Vr – Rotation Speed É definida como a velocidade na qual a rotação é iniciada durante a decolagem para atingir a velocidade V2 a 35 pés de altura. A VR não deve ser inferior a 1,05 VMCA, e nem menor que a V1. É a velocidade a ser atingida a 35 pés sobre a pista, devendo ser igual ou maior que 1,20 da velocidade de estol na configuração de decolagem, e 1,10 da VMCA.  V2 (Takeoff Safety Speed): V2 (Takeoff Safety Speed): Velocidades

2 MENU 2  V EF (Engine Failure Speed): V EF (Engine Failure Speed): A V EF tem que ser considerada, porém não pode ser inferior a V1mcg, determinada pelo FAR 25.149 (e); Considera se que a V EF ocorrerá 1 segundo antes da V1. (Motor crítico é aquele que tem o maior impacto na performance e controle da aeronave) Pelo FAR 25.107 (a), é a velocidade na qual assume se que o Motor crítico falhará; É a menor velocidade na qual é possível retomar o controle do avião apenas com os recursos aerodinâmicos (leme) após a falha do motor. A denominação desta velocidade é feita considerando um desvio do eixo da pista de 30 pés. Não é considerado “nose wheel steering”.  VMCG (Ground Minimum Control Speed): VMCG (Ground Minimum Control Speed):

3 Velocidades MENU 3 VMCA (Air Minimum Control Speed): É a menor velocidade na qual o controle direcional pode ser recuperado e mantido em vôo. Neste caso, é permitido empregar “Full Rudder” e uma inclinação lateral de, no máximo 5°, rolagem. VS (Stall Speed): A velocidade de estol é determinada em vôos de ensaio, reduzindo a velocidade da aeronave a uma dada configuração e peso até que seja percebida redução súbita de sustentação nas asas. VMU (Minimum Unstick Speed): VMU (Minimum Unstick Speed): Velocidade na qual ou acima da qual o avião poderá deixar o solo e continuar a decolagem com segurança; A VMU deverá ser determinada tanto para todos os motores funcionando como para monomotor; Esta velocidade é determinada em ensaios de vôo, e consiste em deixar a aeronave no máximo ângulo possível, e acelerar a aeronave nesta atitude até ele deixar o solo. Velocidades de controle

4 Velocidades MENU 4 VLOF (Lift Off Speed): É a velocidade no exato instante em que a aeronave deixa o solo. Com todos os motores funcionando, a V LOF não poderá ser inferior a 1,10 da V MU; com um motor inoperante, não poderá ser inferior a 1,05 da V MU. Maximum Tire Speed (Velocidade máxima dos pneus): Maximum Tire Speed (Velocidade máxima dos pneus): É a velocidade máxima determinada pela resistência dos pneus, que são expostos a grandes esforços, principalmente em altas velocidades. V MBE (Maximum Brake Energy Speed): É a velocidade máxima onde o avião pode ser freado sem que o calor gerado cause super-aquecimento e destruição dos freios. A V MBE tem que ser maior que a V 1. Velocidades máximas

5 Velocidades MENU 5

6 Velocidades MENU 6

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14 Velocidades MENU 14 Velocidade dos Pneus (Tire Speed); AIRPORT PRESSURE ALTITUDE 1OOO FT 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 ~ 195,3 kt Pelo gráfico, observa-se que um pneu de 225 MPH, terá limitação, quando a aeronave estiver decolando de um aeroporto com alta pressão altitude e uma OAT elevada.

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16 Velocidades MENU 16 OAT:- 30ºC P. A.:- S. L. V 1(MCG) :- _______ 1 1 6 Knots

17 Velocidades MENU 17 A OAT:- 28ºC P. A.:- 2.000ft V1:- _______ VR:- _______ V2:- _______

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19 Velocidades MENU 19 TO Flap: 5 Wgt: 56.0t V1:- _______ VR:- _______ V2:- _______ OAT:- 30ºC P. A.:- 2.000ft 1 2 2 1 2 5 1 3 0 Slope: 0 % Wind: 10kt head


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