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INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
Aula 5 - Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão

2 Conteúdo Programático desta aula
Conceitos, características e classificação dos Sistemas de Apoio à Decisão Contexto de negócio para utilização dos Sistemas de Apoio à Decisão; Ambientes computacionais existentes nas organizações.

3 TOMADA DE DECISÃO A tomada de decisão é essencialmente aquele tipo de atividade de processamento de informação que resulta na escolha de um plano de ação. Uma boa informação é a base da tomada de decisão estratégica que deve ser tomada no ambiente empresarial moderno. As empresas são bem sucedidas em acessar e transformar dados em informações de negócio, e em disponibilizar dados aos usuários, entretanto ....

4 REDUZINDO O “GAP” Estas mesmas empresas não são bem sucedidas em ligar a informação à ação, e ao seu correspondente valor para os negócios Dado Contexto Informação GAP Ação Valor O SAD deve estar conectado aos demais componentes da organização (Fonte: Prof. Fernando Nimer)

5 VISÃO GERAL DO SAD – Sistema de Apoio à Decisão
Um SAD é um sistema de informação baseado em computador que utiliza conhecimentos a gerentes (ou pessoas autorizadas) que trabalham naquela área a solucionar problemas, ou seja, tomar decisões. “... um SAD deve comandar um sistema interativo para auxiliar tomadores de decisão a utilizar dados e modelos para solucionar problemas não estruturados” (Sprague Jr.)

6 CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÕES
Com base na capacidade dos indivíduos em pré-definir o processo de tomada de decisão, podemos classificar as decisões como: Estruturadas: podem ser pré-especificadas por um conjunto de regras ou procedimentos que, se presume, podem ser manipuladas por um programa de computador. São o que chamamos de decisões programáveis Não estruturadas: mudam a cada vez que são necessárias. São o que chamamos de não programáveis

7 Gerentes corporativos Gerentes operacionais
Níveis Hierárquicos e as Informações Gerenciais Altos executivos e acionistas Gerentes corporativos Gerentes operacionais Planos objetivos e perspectivas de resultados. Desempenho consolidado do negócio Não estruturada Alocação de recursos e estratégias. Monitoramento de desempenho do negócio, ou de partes do negócio Semi estruturada Suporte à decisão e monitoramento de desempenho de funções e processos Estruturada Gerentes Operacionais (Fonte: Adaptado de Fernando Nimer)

8 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SAD
Podemos resumir as principais características dos problemas a serem solucionados com o auxílio de um SAD como: O problema está continuamente mudando As respostas são necessárias rapidamente Os dados estão em constante mudança e possuem origem em diversas fontes Os dados devem ser processados e disponibilizados em diferentes tipos de representação

9 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SAD
Uma das maneiras de tentarmos compreender um SAD é através de suas características, sendo que as mais observadas são: tendência a problemas subespecificados, não bem estruturados, tais como os executivos de alto nível se defrontam; combinação de modelos e técnicas analíticas com funções tradicionais de acesso e recuperação de dados; usos de dispositivos que tornam fácil a sua utilização de modo interativo pelos usuários; ênfase em flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças no ambiente e na abordagem do usuário.

10 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SAD
Observação: Cada tomador de decisão tem habilidades, conhecimentos e estilo diferentes de outro e, portanto, um SAD não pode ser projetado baseado apenas em um processo específico de tomada de decisão. Por isto, a flexibilidade é uma das principais características de um SAD, uma vez que o ambiente, as tarefas e os usuários estão sujeitos a frequentes mudanças.

11 INDICAM A NECESSIDADE DE UM SAD NA ORGANIZAÇÃO
Dificuldade em consolidar informações para tomar decisões;  Muitos sistemas de informação dispersos na empresa;  Diferenças e erros nos conceitos de dados;  Conceitos de dados variando conforme o intérprete; 

12 INDICAM A NECESSIDADE DE UM SAD NA ORGANIZAÇÃO
Incapacidade de decidir com base em informações confiáveis;  Dificuldade em compartilhar informações entre as várias áreas da empresa;  Problemas de qualidade dos dados;  Dados chegam atrasados para a tomada de decisão.

13 (Fonte: Fernando Nimer)

14 CLASSIFICAÇÃO DO SAD SAD é um tipo de sistema que possui diversas espécies. Engloba o conjunto de potenciais sistemas de suporte à decisão. Principais espécies: Sistemas de Suporte à Decisão (DSS); Sistemas de Suporte à Decisão em Grupo (GDSS) Sistemas de Informação Executiva (EIS) Sistemas Especialistas (Expert Systems) Sistemas Artificiais / Redes Neurais

15 CLASSIFICAÇÃO DO SAD Sistema de Suporte à Decisão(SSD)
Classe de SAD Definição Terminologia Típica Sistema de Suporte à Decisão(SSD) Sistemas interativos que auxiliam o tomador de decisão a utilizarem dados e modelos para resolver problemas Data Warehouse, Data Mart, Data Mining Sistema de Informação Executiva(SIE) Sistemas que atendem a necessidade de gestão e tomadas de decisão dos executivos EIS, Balance Scorecard, Dashboards, BPM Sistema de Suporte à Decisão em Grupo (GSSD) Sistemas que auxiliam a tomada de decisão coletiva Groupware, Sisitemas Colaborativos, Meetings Eletrônicos Sistemas Especialistas Sistemas com conhecimento especializado para resolver problemas específicos, tomar decisões específicas Inteligência Artificial, Expert System (Fonte: Fernando Nimer)

16 AMBIENTE DO SAD São instrumentos que facilitam a tarefa de tomada de decisão e que tentam otimizar os resultados obtidos melhorando assim a qualidade das decisões Utilizados tanto do nível tático quanto do nível estratégico. Ajuda os utilizadores na tomada de decisões fornecendo-lhes informação, modelos e ferramentas para analisar a informação.

17 AMBIENTE DE SAD O SAD é uma classe de sistema pertencente ao chamado ambiente analítico (OLAP) da organização. Vejamos então o que é este ambiente, suas características e diferenças em relação ao ambiente transacional (OLTP) em uma organização.

18 AMBIENTE OPERACIONAL x AMBIENTE ANALÍTICO
Ambiente Analitico Principal Característica voltado ao processamento de transações OLTP voltado ao processamento de consultas OLAP Tipos de Operação mais Freqüentes Atualização, exclusão e inserção consulta Características das Transações pequenas e simples, acessam poucos registros por vez longas e complexas, acessam muitos registros por vez e realizam várias varreduras e junções de tabelas (Fonte: . Ciferri, C. D. de A., Ciferri, R. R., Processamento Analítico de Dados

19 AMBIENTE OPERACIONAL x AMBIENTE ANALÍTICO
Ambiente Analitico Interações com os Usuários pré-determinadas estáticas ad-hoc dinâmicas Granularidade dos Dados detalhado detalhado e agregado Projeto do Banco de Dados normalizado (3FN) multidimensional, refletindo as necessidades de análise dos usuários Histórico dos registros mantém a situação corrente (atual) Dados Históricos são relevantes (5 a 10 anos) (Fonte: . Ciferri, C. D. de A., Ciferri, R. R., Processamento Analítico de Dados

20 AMBIENTE OPERACIONAL x AMBIENTE ANALÍTICO
Ambiente Analitico Volume de Dados megabytes a gigabytes gigabytes a terabytes Principal Questão de Desempenho produtividade da transação produtividade da consulta Exemplos de aplicações transações bancárias, empréstimos de livros, contas a pagar planejamento de marketing, análise financeira (Fonte: . Ciferri, C. D. de A., Ciferri, R. R., Processamento Analítico de Dados

21 REQUISITOS DO AMBIENTE OPERACIONAL
Tempo de Resposta Segurança Recuperação de Falhas Muitos usuários concorrentes

22 REQUISITOS DO AMBIENTE ANALÍTICO
Flexibilidade, facilidade de navegação Consultas complexas, não antecipadas Gerenciamento de enormes volumes de dados Necessidade de examinar o dado em diferentes níveis de detalhe Necessidade de acesso a dados de fontes de dados diversas


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