A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PREF. JOÃO CARLOS DOS SANTOS DIAS CURSO LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSORA: SÔNIA SOARES ALUNAS: ELIELDA PIRES ELIETE DO S. ALMEIDA LOPES ERIKA K. NUNES MARTINS SIMONE MAGALHÃES RODRIGUES VALDILENE ALVES DOS SANTOS

2 FUNDEB Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica

3 L EI Nº 11.494, DE 20 DE J UNHO DE 2007 Art. 1º- É instruído, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais de Educação- FUNDED, de natureza contábil, nos temas do art.60 do Alto das disposições Constitucionais Transitórias-ADCT. Parágrafo Único. A instituição dos fundos previstas no caput. Deste artigo e a aplicação de seus recursos não isentam os Estados, o Distrito Federal e os municípios da obrigatoriedade da aplicação da manutenção e no desenvolvimento do ensino, na forma prevista no art. 212 da Constituição Federal e art. 10 e 11 da lei nº 9.394 / 96.

4 Pelo menos 25% dos impostos e transferências devem ser aplicados em favor da manutenção e desenvolvimento do ensino. Art. 2º -Os fundos destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração.

5 D A C OMPLEMENTAÇÃO DA UNIÃO Art. 4º-A união complementará os recursos dos fundos sempre que, no âmbito de cada Estado e no Distrito Federal, o valor médio ponderado por aluno, não alcançar o mínimo definido nacionalmente, fixando de forma a que a complementação da união não seja inferior aos valores previstos no inciso VII do caput do art. 60 do ADCT. §1º-O valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente constitui-se em valor de referência relativo aos anos iniciais do ensino fundamental urbano e será determinado contabilmente em função da complementação da União.

6 D A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS Art. 8º- A distribuição dos recursos que compõem os fundos, no âmbito de Cada Estado e do Distrito Federal, dar-se, entre o governo estadual e os de seus municípios, na proporção do número de alunos matriculados nas respectivas redes de educação básica pública presidencial, na forma do anexo desta lei. §2º- As instituições a que se refere o §1º deste artigo deverão obrigatória e cumulativamente: I- Oferecer igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e atendimento educacional gratuito a todos os seus alunos; II- Comprovar finalidade não lucrativa e aplicar seus excedentes financeiros em educação ou na modalidade previstas nos §§ 1º, 3º e 4º deste artigo.

7 Art. 9º- Para os fins da distribuição dos recursos de que trata esta lei,serão consideradas exclusivamente as matrículas presenciais efetivas,conforme os dados apurados no censo escolar mais atualizado,realizado anualmente pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. § 2º- Serão consideradas, para educação especial,as matriculas na rede regular de ensino,em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares,e em escolas especiais ou especializadas.

8 D A TRANSFERÊNCIA E DA GESTÃO DOS RECURSOS Art. 15º- O poder executivo federal publicará,até 31 de dezembro de cada exercício,para vigência no exercício subseqüente : I- A estimativa da receita total dos fundos; II- A estimativa do valor da complementação da União; III- A estimativa dos valores anuais por aluno no âmbito do Distrito Federal e de cada Estado; IV- O valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente.

9 D A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS Art.21- Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de competência da União, serão utilizados nos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e de desenvolvimento do ensino para a educação básica pública, conforme disposto no artigo 70 da lei nº 9.394/96 Art.22- Pelo menos 60% dos recursos anuais totais dos fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

10 D O A COMPANHAMENTO, CONTROLE SOCIAL, COMPROVAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE RECURSO Art. 24-O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e aplicação de recursos dos Fundos serão exercidos, junto aos respectivos governos, no âmbito da União, do Estado, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente por esse fim.


Carregar ppt "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google