A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador."— Transcrição da apresentação:

1 PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador

2 Faculdades Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Éverton Perleberg Disciplina: Projeto Integrador II everton.perleberg@gmail.com

3 Objetivo Este projeto visa mostrar a ferramenta PRTG, O Peasler Router Traffic Grapher é uma ferramtenta de adminstração projetada para o sistema Windows, a qual mostra ser uma ferramenta excelente, servindo de apoio ao Administrador de rede, possibilitando-o acompanhar e monitorar facilmente uma rede, obtendo diversas informações a seu respeito.

4 Andamento do Projeto A ferramenta PRTG Traffic Grapher está instalada em uma estação de monitoramento com Windows XP. O PRTG não necessita de uma maquina robusta para funcionar, a estação de monitoramento foi montada em um computador com processador Celeron, 512 Mb de memoria e um HD de 40 GB.

5 Andamento do Projeto A estação de monitoramento foi instalada em um ambiente real, onde vai monitorar um servidor e cinco estações de trabalho. O PRTG possibilita monitorar uma serie de recursos, entre elas o trafego nas interfaces, uso de memória, uso de cpu, uso de discos, se o PRTG for instalado em um computador que concentra todo o trafego ele pode monitorar quais os protocolos de rede mais utilizados.

6 PRTG O primeiro passo a ser realizado foi a ativação do Agente SNMP nas estações de trabalho e no servidor que serão monitorados. Após foi liberada a porta 161 UDP no Firewall das estações de trabalho e no servidor que serão monitorados. O PRTG localiza os Agentes SNMP através do IP das estações, por isso é necessário utilizar as estações com IP fixo.

7 PRTG O acesso as informações e gráficos gerados pelo PRTG pode ser diretamente no software ou via Web, tanto internamente com o endereço IP da estação de monitoramento seguido de :8000, que foi a porta escolhida para o serviço, externamente utiliza-se o IP da WAN do modem seguido da porta. OBS: A porta deve ser devidamente liberada no modem.

8 PRTG Foi utilizado o Network Discovery para localizar e cadastrar os Agentes SNMP. Foram cadastrados as estações de trabalho denominados Recepção, Monitoramento, PC Jonathan, PC Vanessa, PC Impressora e PC Clairton.

9 Adicionando um Sensor SNMP

10 Acesso Via Web

11 Uso de rede em Recepção

12 Uso de CPU em PC Clairton

13 Uso de Rede, CPU e Memória em PC Impressora

14 Andamento Geral Na parte Prática falta somente Liberar a Porta no modem ADSL. Terminar a escrita do relatorio.


Carregar ppt "PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google