A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
PROFESSOR – DOUTOR RENATO VAZ

2 CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO
CICLO OPERACIONAL O ciclo operacional(CO)de uma empresa industrial inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda. Durante esse período, ocorrem outros eventos que caracterizam o ciclo econômico e o ciclo financeiro.O ciclo operacional é a soma do prazo de rotação dos estoques(PRE) e o prazo de recebimento da venda(PRV). CO=PRE+PRV. O PRE vai da compra de matéria-prima até a venda. O PRV vai da venda até o recebimento da venda.

3 CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO
CICLO ECONÔMICO O ciclo econômico(CE) inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com a venda do produto fabricado. O ciclo econômico é igual ao prazo de rotação dos estoques(PRE). CE=PRE. O prazo de rotação dos estoques é igual ao prazo de fabricação(PF) mais o prazo de estocagem dos produtos acabados(PEPA). PRE = PF + PEPA

4 CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO
CICLO FINANCEIRO O ciclo financeiro(CF) tem início com o primeiro desembolso e termina, na maioria das vezes, com o recebimento da venda.Caso haja pagamento de custos ou despesas após o recebimento da venda, é nesse momento que se encerra o ciclo financeiro. CF = do primeiro desembolso até o final do PRV

5 CICLOS x REGIMES A rentabilidade é a medida do resultado econômico(lucro ou prejuízo)gerado por capital investido. A contabilidade adota o regime de competência para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações. Basicamente, por esse regime, as receitas são reconhecidas no momento da venda, e as despesas, quando incorridas. Portanto, o ciclo econômico está relacionado ao regime de competência.

6 CICLOS x REGIMES A liquidez é a capacidade de pagar compromissos financeiros no curto prazo. Em sentido amplo, a liquidez é relacionada com as disponibilidades mais os bens e direitos realizáveis no curto prazo. Em sentido restrito, a liquidez é relacionada somente com as disponibilidades. A administração financeira adota o regime de caixa para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro(superávit ou déficit de caixa). Pelo regime de caixa, as receitas são reconhecidas no momento do efetivo recebimento, e as despesas no momento do efetivo pagamento.Portanto, o ciclo financeiro está relacionado ao regime de caixa.

7 DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA 0______1_______2_______3_________4
Compra Pagto outros custos Venda Pagto matéria-prima Recebimento de matéria da venda prima ___[ CE ] [ CF ] [ CO ] [ PF ] PEPA ] [ PRE ] [ PRV ]

8 CAPITAL DE GIRO O Capital de Giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até se transformar finalmente(novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial. O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

9 CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
A diferença entre o ativo corrente(ativo circulante) e o passivo corrente(passivo circulante) é o Capital Circulante Líquido(CCL), ou Capital de Giro Líquido(CGL). Quando a soma dos elementos do ativo corrente é maior do que a soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é positivo. Quando a soma dos elementos do passivo corrente é maior do que a soma dos elementos do ativo corrente, o CCL é negativo. Quando a soma dos elementos do ativo corrente é igual à soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é nulo.

10 CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
Na situação de CCL Positivo, uma parte do ativo corrente está sendo financiada pelo passivo não corrente, que são recursos de longo prazo representados pelos grupos de Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido. Na situação de CCL Negativo, o passivo corrente está financiando parte do ativo não corrente, que são investimentos de longo prazo classificados em Ativo Realizável a Longo Prazo e em Ativo Permanente. Na situação de CCL Nulo, existe um equilíbrio entre o ativo corrente e o passivo corrente.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google