A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1

2 DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Sacramento da Crisma

3 Vamos conversar um pouco???
Em grupos de 5 pessoas, vamos nos questionar... (5min) Quais desafios encontramos na catequese e administração do sacramento da Crisma? Como os pais e crismandos escolhem os padrinhos para este momento? E a celebração da Crisma, como é realizada na sua Paróquia? E os adultos, como são recebidos para este sacramento?

4 N. 161 do DPLS: Desafios pastorais quanto aos crismandos e à comunidade:
a) busca do sacramento por tradição familiar e desencargo de consciência dos pais; b) indiferença e desinteresse dos pais na educação permanente da fé dos filhos; c) paróquias que não seguem as orientações da Catequese para a Crisma, especialmente quanto às etapas; d) falta de critérios adequados na escolha de padrinhos; e) imaturidade dos crismandos;

5 f) padres que não acompanham a formação dos crismandos e dos catequistas;
g) grande quantidade de adultos que ainda não receberam este sacramento; h) paróquias despreparadas para acompanhar os crismados, resultando no seu afastamento da vida da Igreja. Na conversa em grupos, apareceu alguns desses desafios? E apareceu mais algum desafio? Qual?

6 N. 162 do DPLS: Desafios pastorais quanto à catequese e aos catequistas:
a) falta de catequistas preparados e disponíveis; b) dificuldade na preparação dos catequizandos adultos; c) dificuldade na preparação dos catequizandos das comunidades rurais; d) os adolescentes que “passaram” da idade de recepção do sacramento têm dificuldades de se adaptar às etapas de preparação.

7 N. 163 do DPLS: Desafios pastorais quanto à celebração da Crisma:
a) grande número de crismandos numa única celebração; b) crismandos desmotivados e desatentos; c) celebrações mal preparadas e cansativas; d) falta de conhecimento litúrgico sobre a celebração e para a escolha dos cantos; e) falta de contato prévio dos catequizandos e catequistas com o bispo; f) horários que não favorecem a participação da comunidade; g) pressa por causa dos horários.

8 Mas o que é a Crisma? Para responder vamos ler agora o nosso DPLS do n. 155 ao n. 160. E conversar: 1 - O que o nosso Diretório diz que é a Crisma? 2 - Por que o Crisma é importante? 3 - Qual é a matéria e a forma do sacramento da Crisma? (5 min)

9 Normas Pastorais Pais e Padrinhos (n. 164)
a) recomenda-se, enquanto possível, que cada crismando(a) tenha um padrinho ou madrinha, podendo ser os mesmos do Batismo (cf. cân. 893 § 2). b) tenha o padrinho ou madrinha tenha dezesseis (16) anos completos, tenha recebido todos os sacramentos da Iniciação Cristã (cf. cân. 893 § 1), tenha vida cristã e maturidade para acompanhar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé; c) haja encontros para os pais e padrinhos, baseados numa metodologia de catequese com adultos. As Pastorais Familiar e Catequética desenvolvam, em conjunto, um trabalho com os pais dos catequizandos, subsidiado pelos Encontros de “Catequese e Família de mãos dadas”;

10 Normas Pastorais Pais e Padrinhos (n. 164)
d) recomenda-se que o padrinho ou madrinha escolhido(a) pelo(a) crismando(a), não seja o(a) namorado(a); e) seja o padrinho ou madrinha, preferencialmente, da comunidade e tenha vida cristã regular que desperte e incentive a fé do(a) afilhado(a), isto é, participe ao menos da Missa dominical e, se casado(a), que o seja no religioso; f) pessoas amasiadas não podem ser padrinhos/madrinhas, pois renegam o sacramento do Matrimônio.

11 Normas Pastorais Catequese e Catequizando (n. 165)
a) etapa da Pré-Crisma é condição necessária para a Catequese Crismal dos jovens até dezoito (18) anos de idade; b) Catequese Crismal seja evangelizadora, realce o amadurecimento da fé e o engajamento comunitário; c)tenha o catequizando a idade mínima de quatorze (14) anos (veja nota 25) para receber o sacramento (veja nota 25); d) seja favorecida ao catequizando a participação na vida comunitária. e) o “setor juventude” da Paróquia acompanhe com especial atenção, em conjunto com a Pastoral Catequética, o jovem crismando, por meio de atividades próprias.

12 NORMAS PASTORAIS CELEBRAÇÃO DA CRISMA (N. 166)
a) haja uma equipe de celebração, formada por membros das Pastorais Litúrgica e Catequética; b) seja viva, dinâmica e participativa; c) seja celebrada preferencialmente na Missa da Comunidade; d) haja preparação do crismando para participar da celebração; e) evite-se o número excessivo de crismandos numa mesma celebração.

13 ORIENTAÇÕES GERAIS (N. 167)
a) a Pastoral Catequética Diocesana oriente, de forma permanente, a catequese de Crisma; b) a Paróquia favoreça aos crismandos, pais e padrinhos a recepção do sacramento da Penitência, em preparação para a Crisma; c) a Crisma seja precedida por uma preparação espiritual imediata dos crismandos, pais e padrinhos e da comunidade para a celebração do sacramento, como retiro, tríduo, vigília com a renovação das Promessas Batismais;

14 ORIENTAÇÕES GERAIS (N. 167)
d) os adultos não crismados, ou seja, os maiores de dezoito (18) anos (veja nota 26), sejam encaminhados para o Catecumenato, com sua metodologia e conteúdos específicos, tendo duração de, no mínimo, doze meses. No ato da inscrição do adulto não crismado, verifique- se se foi validamente batizado e se fez a Primeira Eucaristia Tudo o que se refere ao Catecumenato, no sacramento do Batismo, seja observado também para a recepção da Crisma por um adulto (cf. item Normas pastorais quanto ao Batismo de adultos deste Diretório);

15 ORIENTAÇÕES GERAIS (N. 167)
e) haja livro de registro paroquial para assentamento das Crismas em todas as Paróquias; f) sejam enviadas à Cúria Diocesana as fichas dos crismados; g) a Comunidade Paroquial conscientize-se sobre a finalidade vocacional da espórtula cobrada pela Diocese. Depois de vermos as normas pastorais da nossa Diocese, o que você achou ? Como realizar melhor a catequese e a celebração deste sacramento?


Carregar ppt "DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google