A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR."— Transcrição da apresentação:

1 PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
No nosso tempo, é mais necessário do que nunca a preparação dos jovens para o matrimônio e para a vida familiar. As mudanças sociais e culturais exigem que não só a família, mas também a sociedade e a Igreja se comprometam nesse esforço. A Evangelização e a catequese de todos os que se preparam para o matrimônio Cristão é fundamental. O Sacramento seja celebrado e vivido com as devidas disposições humanas, morais e espirituais. A preparação para o Sacramento do Matrimônio e a vida familiar é um processo abrangente de educação permanente para o Amor, assumido e santificado pelo Sacramento do Matrimônio.

2 PREPARAÇÃO REMOTA. Começa na primeira etapa da vida, no seio do lar.
A preparação remota é básica. Sobre ele se apóiam as posteriores. Abrange um período bastante grande da vida do ser humano como cidadão e como cristão. Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese da primeira eucaristia e crisma. Desde criança o cristão necessita encontrar na família uma motivação baseada no Evangelho, que a ajude a criar um ideal de vida fundamentado no Amor e na Solidariedade. Nesse período é muito significativo criar condições para a formação integral dos adolescentes e jovens para a educação da afetividade e da sexualidade humana. Também é importante aproveitar a oportunidade daqueles que já frequentem os movimentos e grupos de jovens da comunidade, para lhes oferecer um fundamento da preparação para o matrimônio. À luz dos ensinamentos do Evangelho e do Magistério da Igreja.

3 PREPARAÇÃO PRÓXIMA Pode coincidir com o noivado.
A preparação próxima compreende u preparo específico, que pode coincidir com o período de noivado. É um momento adequado de evangelização peculiar. Nesse sentido,os noivos seja orientado a descobrir qual a sua vocação para o amor é também vocação para a paternidade e maternidade e que existe uma conexão inseparável entre a relação sexual e a abertura á vida. Ao lado desta, acrescentem-se ainda outras virtudes básicas, como a simplicidade, a doação generosa e o bom relacionamento, fundamentado no respeito e na compreensão. É ainda, momento para orientá-lo quanto à maturidade humana, o crescimento espiritual na profundidade da fé, animando-os para que amem a Cristo, sigam-no, anunciem-no e dêem testemunho dele em suas vidas. Por preparação próxima entendem-se as providências a serem tomadas pela Pastoral Familiar para que sejam apresentados os elementos fundamentais da vida familiar cristã e dadas as últimas informações, indispensáveis para realização do casamento.Os candidatos ao matrimônio deveriam participar do encontro com pelo menos seis meses de antecedência em à data do casamento. Assim, terão não apenas ocasião, mas também tempo hábil e necessário para colocar intenções e propósitos os mais os mais sólidos possíveis para sua vida cristã ao abraçarem o matrimônio.

4 PREPARAÇÃO IMEDIATA preparação para Vida Matrimonial.
Por preparação imediata supõe-se que os candidatos ao casamento já tenham feito o Encontro de Noivos, ou estejam pro fazê-lo imediatamente. Por isso, nesta etapa provêm-se primordialmente um diálogo com sacerdote e a preparação espiritual dos noivos. È preciso aproveitar o momento de aproximação dos noivos à paróquia para que entrem em contato com pároco ou seu vigário ou o diácono permanente. Em muitos casos, este poder ser o primeiro encontro deles com a Igreja, após anos de afastamento. È, então, uma ocasião privilegiada para favorecer a eles o retorno à vida cristã prática ou à conversão. PREPARAÇÃO PARA UMA EVENTUAL CONFISSÃO. O Sacerdote ou os orientadores instruam os noivos sobre o modo de receber o sacramento: a conveniência de uma Confissão para aproveitar frutuosamente a graça do matrimônio; a importância de acolher o sacramento do Matrimônio em estado de graça e amizade com Deus, para obter plenamente os frutos do Espírito Santo na vida do casal. Esperam-se do pároco especiais atenções nesta preparação imediata ao matrimônio. Essa função não deve ser delegada a um agente de pastoral ou à secretária da paróquia.

5 A CELEBRAÇÃO DO MATRIMONIO.
Esclarecimento sobre indissolubilidade: paternidade e maternidade responsável. Nessa conversa, com sacerdote sejam abordados os temas referentes à fidelidade e à indissolubilidade matrimonial, bem como á tarefa sublime de comunicar a vida e de educar os filhos, à qual se comprometem os esposos. Tudo isso, numa linguagem atual, viva, que proporcione aos noivos um encontro pessoal com Cristo e a vivência de uma Fé profunda. Destaque-se também o significado extraordinariamente enriquecedor de pertencer à comunidade eclesial e esclareçam-se os noivos sobre o sentido e a riqueza litúrgica do sacramento que se preparam para celebrar. Assim, poderão tomar parte ativa e frutuosa na celebração. A preparação imediata à celebração do sacramento do Matrimônio por meio de uma pedagogia litúrgico-catequética oferecerá aos noivos o significado e o conteúdo para as adequadas e conscientes respostar ao chamado exame de pré-nupcial exigido pelo Direito Canônico. A CELEBRAÇÃO DO MATRIMONIO. Deve-se expressar de maneira clara, na celebração litúrgica do sacramento do Matrimônio, a natureza do pacto conjugal entre batizados. A relevância do sacramento seja demonstrada na preparação dos leitores, dos cantos e da homilia, afim de que tudo contribua para dar um sentido profundamente religioso, comunitário e festivo a um acontecimento marcante na vidas dos participante. A liturgia da Palavra deve situar o matrimônio na história da salvação e expressar claramente que os noivos simbolizar o mistério da união e do amor pessoal, fecundo, total e exclusivo entre Cristo e a igreja.

6


Carregar ppt "PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google