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DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 1 de 33 TERCEIRO TEMPO.

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1 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 1 de 33 TERCEIRO TEMPO

2 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 2 de 33 31. Procedimento para Inspeção de Conformidade de Ensaios de Vibração: 31.1 efetuam-se inspeções dimensionais e visuais: 31.1.1 das montagens; 31.1.2 dos instrumentos de aquisição e registro de dados; 31.1.3 dos equipamentos para aplicação de carregamentos; e 31.1.4 dos equipamentos para aplicação das excitações;

3 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 3 de 33 31.2 em linhas gerais deve-se verificar: 31.2.1 a identificação do CDP e a sua conformidade com os desenhos de projeto; 31.2.2 a identificação e a localização dos equipamentos de excitação, em conformidade com a proposta de ensaio; 31.2.3 a identificação e localização dos sensores de aquisição de dados, em conformidade com a proposta de ensaio; e 31.2.4 a integridade das ligações e das fiações dos equipamentos de excitação e dos sensores de aquisição de dados;

4 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 4 de 33 31.2.5 a aferição dos dimensionamentos dos “sandows” utilizados na suspensão da aeronave; 31.2.6 a aferição e o funcionamento correto dos manômetros utilizados para a aplicação de pressão, no caso de suspensão da aeronave através dos trens de pouso ou de bolsas de borracha infladas; 31.2.7 as pressões aplicadas nas calibrações e durante a execução dos ensaios, em conformidade com a Proposta de Ensaio; e 31.2.8 o posicionamento correto dos CDP, em conformidade com a Proposta de Ensaio.

5 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 5 de 33 32. Critérios empíricos para determinação da possibilidade de ocorrência de fenômenos aeroelásticos. Para a aplicação destes critérios é necessário, antes, obter- se os Coeficientes de Influência da estrutura a ser analisada. Os Coeficientes de Influência poderão ser obtidos com os componentes ensaiados em montagens em separado e devem ser avaliados: 32.1 o funcionamento e o posicionamento correto dos medidores de deflexão da estrutura e dos recalques; 32.2 o dimensionamento e o posicionamento das talas utilizadas para aplicar os esforços de flexão ou torcionais nos CDP;

6 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 6 de 33 32.3 a calibração das massas (lingotes ou sacos de chumbo) utilizados para a aplicação dos carregamentos; 32.4 a aferição dos dimensionamentos das vigas utilizadas nas montagens; 32.5 o funcionamento correto dos conjuntos polias/cabos utilizados para a transmissão dos carregamentos; 32.6 a adequação das montagens e dos cuidados aplicáveis durante a execução dos ensaios para a determinação experimental dos Eixos do CG e dos Momentos de Inércia do CDP.

7 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 7 de 33 33. Procedimento para Inspeção de Conformidade de Ensaios de Impacto: 33.1 as inspeções do CDP, do DGA, da Instrumentação e das Montagens, bem como, a avaliação da aferição dos equipamentos do LEI utilizado para a execução do ensaio são efetuadas visualmente; 33.2 como se trata de um ensaio que, pouco antes e no momento de sua execução, exige a atenção das autoridades certificadoras em vários setores ao mesmo tempo, costuma- se dividir as tarefas entre os Inspetores de Conformidade e o Engenheiro Testemunha do Ensaio;

8 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 8 de 33 33.3 em linhas gerais deve-se verificar: 33.3.1 a identificação e a conformidade do CDP com relação aos desenhos de projeto; 33.3.2 a identificação e a conformidade do DGA com relação aos desenhos de projeto; 33.3.3 a identificação e a localização dos SG com relação à proposta de ensaio;

9 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 9 de 33 33.3.4 a integridade da fiação e das ligações das fiações dos SG; 33.3.5 a validade das datas nas fichas de registro de aferição dos manômetros e balanças; 33.3.6 o funcionamento correto dos manômetros e balanças; 33.3.7 a localização correta no CDP do ponto de impacto; 33.3.8 a linha de visada da boca do canhão com a localização do alvo no CDP;

10 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 10 de 33 33.3.9 a existência de meios de proteção pessoal para as pessoas envolvidas com a execução dos ensaios. Nota 1: especial cuidado deve ser tomado com relação ao dióxido de carbono (CO 2 ) utilizado no resfriamento de pára- brisas e janelas. Nota 2: as partículas de (CO 2 ) em suspensão no ar antes e após o disparo podem atingir os olhos dos operadores e causar cegueira; 33.3.10 o procedimento correto de sacrifício da ave que servirá de projétil para a execução do ensaio; 33.3.11 o ajuste da massa da ave;

11 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 11 de 33 33.3.12 o empacotamento correto da ave; 33.3.13 o procedimento correto para o disparo do canhão; 33.3.14 as precisões das pressões aplicadas para se atingir a velocidade requerida; 33.3.15 o registro dos dados de temperatura, umidade e pressão ambientes, na hora do disparo; 33.3.16 o registro dos dados dos tiros de calibração efetuados recentemente e as suas condições de temperatura, umidade e pressão ambiente;

12 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 12 de 33 33.3.17 posicionamento correto dos termopares colados no CDP no caso de ensaios de pára-brisas e janelas, com o CDP refrigerado ou aquecido; 33.3.18 a representação dos termopares no “laptop” utilizado para controlar as temperaturas no ponto de impacto e próximas ao mesmo; 33.3.19 o aquecimento ou resfriamento do ponto de impacto e também dos demais pontos de controle no “laptop”; Nota: o disparo só poderá ser efetuado quando houver concordância, com relação à temperatura atingida, entre o engenheiro da CAvC ou RCE e o engenheiro do solicitante da certificação, responsável pelo ensaio.

13 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 13 de 33 33.3.20 o processo de refrigeração e aquecimento do CDP cuidando para que haja intercomunicação constante entre os operadores responsáveis por estas tarefas e o engenheiro do solicitante da certificação, responsável pelo ensaio; Nota: devem existir aparelhos de comunicação eletrônica disponíveis. 33.3.21 a instalação correta dos acelerômetros nos casos em que for necessário avaliar a aceleração imposta pelo impacto à estrutura do CDP; e 33.3.22 as datas de aferição dos acelerômetros e equipamento usado para o registro das acelerações.

14 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 14 de 33 33.4 após o disparo os inspetores da CAvC ou inspetores RCF devem inspecionar detalhadamente o CDP, mesmo que não tenha ocorrido penetração: 33.4.1 devem ser descritas todas as avarias externas e internas ao CDP e o seus graus de gravidade; e 33.4.2 os inspetores da CAvC ou inspetores RCF não devem discutir as avarias, limitando-se a efetuar o seus registros, da melhor forma possível, inclusive com auxílio de desenhos ou croquis. Nota: as avarias estruturais, decorrentes do impacto, serão discutidas, posteriormente, entre a Engenharia da empresa e os engenheiros da CAvC (EES).

15 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 15 de 33 34. Procedimento de Inspeção de Conformidade do Ensaio de Queda de TP quando usando o método da Massa Reduzida: 34.1 Deve-se avaliar: 34.1.1 as condições de engraxamento das pistas das colunas de deslizamento dos carros; 34.1.2 a precisão do fundo de escala dos instrumentos de medida com a precisão requerida; 34.1.3 o posicionamento das células de carga e dos LVDT, no CDP, com a localização prevista; 34.1.4 as medidas de segurança do CDP;

16 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 16 de 33 34.1.5 as condições de segurança dos operadores; 34.1.6 as condições de sigilo do ensaio; 34.1.7 as fiações quanto à integridade e atritos; 34.1.8 a pressão de nitrogênio do amortecedor; 34.1.9 a pressão de calibração dos pneus; 34.1.10 o PN das rodas usadas no ensaio; 34.1.11 se for o caso, a pressão do atuador de retração; 34.1.12 a montagem dos DGA e do CDP;

17 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 17 de 33 34.1.13 o PN do protótipo do TP usado no ensaio de queda; 34.1.14 a validade das Etiquetas de Calibração: a. dos transdutores de deslocamento (LVDT); b. das células de carga; c. dos registradores de cargas; d. dos tacômetros; e. dos transdutores de pressão; f. dos acelerômetros;

18 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 18 de 33 g. dos registradores de velocidade; h. dos registradores de aceleração; i. das escalas para medidas de distâncias ; e j. das massas dos pesos mortos das placas de aço ou dos lingotes de chumbo. 34.1.15 a pesagem do TP completo; 34.1.16 a pesagem do TP completo com dispositivos de ensaios adicionais;

19 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 19 de 33 34.1.17 a pesagem do carro de queda com dispositivos de ensaios adicionais para fixação do TP; 34.1.18 a determinação do peso total do conjunto do carro de queda e do TP, estando o TP instalado no carro por meio de dispositivos de fixação; 34.1.19 a determinação da precisão da deformação “d n ” do ensaio, em função do “d n-1 ”, causado pela adição de uma ou mais placas a um determinado We usado anteriormente. Nota: quando o “d n ” obtido for aproximadamente igual ao “d n-1 ”, o ensaio poderá ser executado.

20 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 20 de 33 34.2 Deve-se registrar: 34.2.1 o valor da deformação de ensaio: d n = dp + da; 34.2.2 o valor da massa para execução do ensaio de queda do TP (We) onde: dp = deformação do pneu; da = deformação do amortecedor; d n = deformação total; We = massa reduzida; e 34.2.3 a temperatura e a umidade do ar quando da execução de cada queda

21 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 21 de 33 34.3 Inspeção visual do CDP. Os inspetores da CAvC ou inspetores RCF devem efetuar a inspeção visual do CDP antes e após execução de cada queda.

22 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 22 de 33 35. Cronograma do programa de ensaios: 35.1 o solicitante deve apresentar, com a antecedência prevista, um programa contendo o cronograma dos ensaios de certificação que detalhe claramente as datas para início e término de todas as tarefas pertinentes, tais como: 35.1.1 fabricação do CDP; 35.1.2 fabricação e montagem dos DGA;

23 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 23 de 33 35.1.3 instalação da instrumentação; 35.1.4 instalações de medidores de deformação ou deflexão; 35.1.5 execuções das calibrações e ensaios preliminares; 35.1.6 inspeção de conformidade; 35.1.7 execução do ensaio; e 35.1.8 inspeção do CDP.

24 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 24 de 33 36. Conformidade e Testemunho dos Ensaios de Aquisição dos Níveis de Pressão do Som. 36.1 Na inspeção de Conformidade os Inspetores da CAvC-GI ou RCF devem verificar: 36.1.1 a identificação e a conformidade, pelos seus PN, das partes da aeronave envolvidas no ensaio, tais como: a. motores; b. APU; c. asas, flaps, ailerons, carenagens e pilones; d. estabilizador vertical e leme de direção; e. estabilizador horizontal e profundor; e f. fuselagem com todas as suas seções: central I, central II, central III e cone de cauda.

25 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 25 de 33 36.1.2 a identificação (PN) do desenho de instalação dos sensores de aquisição de dados, conforme a Proposta de Ensaio Aprovada, e a conformidade de suas localizações; Nota 1: os sensores para aquisição de dados são, usualmente, instalados na fuselagem, nas asas e nos estabilizadores. 36.1.3 a identificação (PN) das fontes de ruído, tais como: a. para ensaio em vôo: motores e válvula “on-off” das “bleeds (packs)” do sistema de ar condicionado: funcionando; e b. para ensaio no solo: motores, válvulas “on-off” das “bleeds (packs)” do sistema de ar condicionado, bombas de combustível e APU: funcionando;

26 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 26 de 33 36.1.4 a integridade das fiações dos sensores de aquisição de dados e equipamentos para registro de dados; 36.1.5 a validade das calibrações e aferições dos: a. sensores para aquisição de dados; e b. equipamentos para registro dos dados obtidos; 36.1.6 a existência de meios de proteção auditiva para os participantes do ensaio; 36.1.7 as condições de sigilo do ensaio;

27 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 27 de 33 36.2 Nos Testemunhos de Ensaio os RCE devem certificar-se que: 36.2.1 serão efetuadas as medidas dos níveis de ruído ambiental, imediatamente antes e depois da execução dos ensaios de aquisição de dados; 36.2.2 durante a execução dos ensaios os níveis de pressão do som medidos estão, pelo menos,10 dB acima do nível de ruído ambiental; 36.2.3 a aquisição de dados seja efetuada, no solo, com as válvulas “on-off” das bleeds (“packs”) do sistema de ar condicionado funcionando e com os motores e APU funcionando no seus perfis de ruído mais intenso;

28 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 28 de 33 36.2.4 a aquisição de dados seja efetuada, em vôo, com as válvula “on-off” das bleeds (“packs”) do sistema de ar condicionado funcionando e com os motores nos seus perfis de ruído mais intenso; 36.2.5 foram registrados os dados de temperatura, umidade e pressão ambientes no início e na conclusão do ensaio; 36.2.6 os ensaios em vôo serão efetuados em dia claro e sem nuvens para evitar a contaminação dos hidrofones com vapores de água; 36.2.7 existem meios de proteção auditiva para todos os participantes do ensaio;

29 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 29 de 33 36.2.8 serão registrados, juntamente com os níveis de pressão do som, os seguintes parâmetros : a. Data do ensaio; b. Horário de execução do ensaio; c. Tempo de duração de cada fase do ensaio (h, m e s); d. PN e número de série dos motores; e. Modelo da aeronave e número de série; f. Parâmetros N1; g. Parâmetros N2; h. Altitude pressão; i. Temperatura do ar estático; j. Velocidade V 1 e V 2 ; e k. Mach M 1 e M 2.

30 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 30 de 33 36.2.9 a aquisição dos níveis de pressão do som, no solo, será efetuada nas seguintes condições: a. pontos de aquisição de dados: todos; b. motores: funcionando na potência total; c. APU: funcionando; e d. com as válvulas “on-off” das bleeds (“packs”) do sistema de ar condicionado funcionando

31 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 31 de 33 36.2.10 a aquisição dos níveis de pressão do som, em vôo, será efetuada nas seguintes condições: a. pontos de aquisição de dados: todos; b. motores: regime de decolagem, de subida, de TLF, de descida, requerida para GS = -3º e reverso total; c. peso: qualquer; d. altitude: várias altitudes como aplicável em vôo, inclusive no solo; e. velocidades: várias velocidades como aplicável em vôo; f. tempo de estabilização: como aplicável em vôo; g. trem de pouso: como aplicável em operação; e h. flapes: como aplicável em operação.

32 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 32 de 33 37. Laboratórios para execução de ensaios estruturais: 37.1 os ensaios estruturais podem ser executados em laboratórios do próprio solicitante ou contratados, desde que apresentem condições técnicas satisfatórias quanto: 37.1.1 à qualidade dos equipamentos e da mão de obra especializada; e 37.1.2 à sua adequação para a execução dos ensaios propostos.

33 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC TREINAMENTO RCE – COMPLEMENTAR – ENSAIOS ESTRUTURAIS - 2004 33 de 33 FIM


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