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Pierre Bourdieu - O poder simbólico

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Apresentação em tema: "Pierre Bourdieu - O poder simbólico"— Transcrição da apresentação:

1 Pierre Bourdieu - O poder simbólico

2 O capital simbolico A interação, a relação é o visível – por trás das interações existem relações objetivas que as determinam e as encobre. Poderes sociais fundamentais: capital econômico, capital cultural e Capital simbólico: forma que se revestem as diferentes formas de capital quando percebidos e reconhecidos como legítimos.

3 O espaço social Os agentes estão distribuídos no espaço social de acordo com o volume global de capital e de acordo com o peso relativo das diferentes espécies de capital. As distâncias sociais estão inscritas nos corpos, linguagem e tempo( o que a visão subjetivista ignora).

4 Habitus Habitus – estruturas mentais através das quais se apreende, se aprecia, se avalia o mundo social, e são produto do mundo social. Os habitus produzem práticas(comportamentos) e representações simbólicas. É um sistema que exprime a posição social em que foi construído através da experiência. As representações variam de acordo com a posição e interesses relacionados com o habitus. Gostos e preconceitos são habitus.

5 A distinção O mundo social apresenta-se objetivamente como um sistema simbólico que é organizado segundo as diferenças, que funcionam como signos distintivos positivos e negativos. As disposições adquiridas numa posição levam a manutenção dessa posição – “ sentido do lugar”, o que leva a pessoas “ modestas” se manterem “ modestas, ou a pessoas a “ manterem as distâncias” – processos de timidez e arrogância. Entretanto os objetos do mundo social sempre comportam uma parcela de indeterminação, fluidez e elasticidade semântica.  Esse elemento da incerteza leva a pluralidade de visões – base para as lutas simbólicas pelo poder de produzir e impor a visão legítima de mundo

6 A distinção Formas de luta simbólica:
Formas de luta simbólica: -         Do lado objetivo – através de ações de representação individual ou coletiva para mostrar e fazer valer determinadas realidades. -         Tornar manifesto um grupo, seu número, sua força, sua coesão, faze-lo existir visualmente. -         No nível individual – manipular a imagem de si e da posição no espaço social. -         Do lado subjetivo – mudar as categorias de apreciação do mundo social, as classificações, em última essência as palavras, os nomes que constroem a realidade – alvo da luta política= luta pela imposição de um princípio de visão legítimo pelo exercício legítimo do efeito da teoria. Exs. Insultos, fofocas, calúnias, boatos ( tentativas mágicas de categorização). Categorização em grego significa acusação política.

7 O poder simbólico A legitimação da ordem social não é uma ação deliberada da propaganda, ou uma imposição simbólica. Os agentes aplicam à estrutura objetiva do mundo social, uma estrutura de percepção que é proveniente desse mundo social e por isso são percebidos como evidentes. Os títulos escolares são títulos de propriedade simbólica, é um capital universalmente reconhecido como válido em qualquer mercado; liberta seus detentores da luta simbólica de todos contra todos. Os detentores de um sólido capital simbólico, tem a condição de impor a escala de valores mais favorável a seus produtos porque detém o monopólio das instituições ( como a escola) que estabelece e garante os postos.

8 O poder simbólico O capital simbólico pode ser oficialmente sancionado e garantido além de instituído juridicamente pelo efeito da nominação oficial – que é uma das manifestações mais típicas de violência simbólica legítima – monopólio do estado. A verdade do mundo social está na luta entre agentes que estão equipados de modo desigual para alcançar uma visão absoluta. A legalização do capital simbólico confere a uma idéia, um valor absoluto universal livrando-a da relatividade que é inerente a qualquer ponto de vista. Entretanto a autoridade burocrática nunca detém um poder absoluto, mesmo quando alia a autoridade da ciência – existem conflitos entre os poderes simbólicos que visam impor suas visões, o que implica na necessidade de construir grupos.

9 Mudança Para mudar o mundo é preciso mudar as visões de mundo e as operações práticas pelas quais os grupos são produzidos e reproduzidos. A forma do poder simbólico é por excelência o poder de fazer grupos. Como: deve estar fundado num capital simbólico – autoridade adquirida em lutas anteriores. O capital simbólico é um crédito, é o poder atribuído àquele requisito suficiente para impor o reconhecimento.

10 Mudança O poder simbólico é o poder de fazer coisas com palavras.
A eficácia simbólica depende do grau em que a visão proposta está alicerçada na realidade – nas afinidades objetivas entre as pessoas que se quer reunir. Quanto mais adequada for a teoria mais poderoso o efeito de mudança. É somente na medida que é verdadeira, isto é, adequada as coisas, que a descrição faz as coisas. O poder simbólico é o poder de fazer coisas com palavras.   O poder simbólico é um poder de consagração e revelação das coisas que já existem.


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