A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Aracati Disciplina: Arquitetura de Computadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Aracati Disciplina: Arquitetura de Computadores."— Transcrição da apresentação:

1 Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Aracati Disciplina: Arquitetura de Computadores

2 PROGRAMA 1.Modelo Von Neumann 2.Funcionamento de um computador. 3.Circuitos Combinacionais e Sequenciais. 4.Representação de dados. 5.Arquitetura clássica de um computador. 6.Memória e seus mecanismos de gerenciamento; 7.Evolução das Arquiteturas: x86, x64, etc. 8.Arquiteturas com processadores modernos. 9.Arquiteturas RISC, CISC, Pipeline. 10.Arquiteturas Paralelas e não Convencionais.

3 Modelo de Von Neumann Aula 1

4 1.1 Alan Turing

5

6 1.2 Modelo de Von Neumann

7 Modelo de Von Neumann CARACTERÍSTICA PRINCIPAL CPU MEM INOUT Conceito de Programa Armazenado

8 Modelo de Von Neumann CARACTERÍSTICA PRINCIPAL CPU MEM INOUT Conceito de Programa Armazenado

9 Modelo de Von Neumann Conceito de Programa Armazenado BUSCA / DECODIFICA / EXECUTA

10 Modelo de Von Neumann

11

12 Réception d’un message – hardware

13 Funcionamento do Computador Aula 2

14

15

16

17

18

19

20 Construa a tabela verdade e o circuito lógico das seguintes aplicações: Uma máquina tem três torneiras: café, chá e água. Ela deve fornecer qualquer dos líquidos, menos café misturado com chá. Considere um conversor binário para decimal, sendo a saída constituída por uma lâmpada de 7 segmentos.

21

22 1.2 Sistemas Centralizados

23 Modelo de Von Neumann RESTRIÇÕES DO MODELO CPU MEM INOUT Memória Linear e Uniforme Processamento Seqüencial e Centralizado Linguagem de Baixo Nível

24 Modelo de Von Neumann COMO EVOLUIU O MODELO DE VON NEUMANN ? CPU MEM INOUT

25 Centro de Processamento de Dados Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Sistemas Centralizados MAINFRAME, UMA MÁQUINA VON NEUMANN !

26 Centro de Processamento de Dados Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Sistemas Centralizados Multiprogramação ou Multiprocessamento ? Evolução em Software

27 Centro de Processamento de Dados Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Sistemas Centralizado em Batch

28 Centro de Processamento de Dados Departamento Pessoal Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Departamento Comercial Processamento Batch

29 Multiprogramação Processamento em Batch Tempo (CPU) Processos P1 P2 P3

30 Sistemas Centralizados on Line

31 Centro de Processamento de Dados Departamento Pessoal Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Departamento Comercial Processamento On-Line

32 Multiprogramação Processamento On-line T (CPU) Processos Time sharing P1 P2 P3

33 Centro de Processamento de Dados Departamento Financeiro Diretoria Sala de Reuniões Sistemas Centralizados Evolução em Hardware Multiprocessamento

34 1.3 Sistemas Distribuídos UM SISTEMA CENTRALIZADO E SEUS TERMINAIS PODEM SER CONSIDERADOS UMA REDE DE COMPUTADORES ?

35 Sistemas Centralizados

36 UM SISTEMA CENTRALIZADO E SEUS TERMINAIS PODEM SER CONSIDERADOS UMA REDE DE COMPUTADORES ?

37 Surgem os Microcomputadores

38 Surgem as Redes de Computadores Sistema de Comunicação

39 Redes de Longa Distância (WAN)

40 Rede Local (LAN) Topologia em barra

41 Rede Local (LAN) Topologia em Estrela

42 42 Processos em comunicação Processo: programa que executa num hospedeiro processos no mesmo hospedeiro se comunicam usando comunicação entre processos definida pelo sistema operacional (SO) processos em hospedeiros distintos se comunicam trocando mensagens através da rede

43 43 Arquiteturas das aplicações Cliente-servidor Peer-to-peer (P2P) Híbrido de cliente-servidor e P2P

44 44 Processos em comunicação Processo cliente: processo que inicia a comunicação Processo servidor: processo que espera para ser contatado r Aplicações com arquiteturas P2P possuem processos clientes e processos servidores

45 45 Arquitetura cliente-servidor Servidor: r Sempre ligado r Endereço permanente Cliente: r Comunica-se com o servidor r Pode estar conectado intermitentemente r Pode ter endereços dinâmicos r Não se comunica diretamente com outros clientes

46 2a: Camada de Aplicação46 Arquitetura P2P pura Não há servidor sempre ligado Sistemas finais arbitrários se comunicam diretamente Pares estão conectados intermitentemente e mudam endereços Exemplo: Gnutella Altamente escalável Porém, difícil de gerenciar

47 Internet das Coisas


Carregar ppt "Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Aracati Disciplina: Arquitetura de Computadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google