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PublicouDiego Brás Santarém Alterado mais de 8 anos atrás
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Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva
A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostsky Marilda Gonçalves Dias Facci Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva
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Quem foram? Elkonin
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Mediação por instrumentos entre Suj x Obj
O que eles têm em comum? Abordagem histórico-cultural ou sócio-histórica do desenvolvimento; Base marxista mudanças históricas sociais produzem mudança na consciência e comportamento humano Visão historicizadora do psiquismo humano; Mediação por instrumentos entre Suj x Obj Funções Psicológicas Atividade Social
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Abordagem histórico-cultural
Natureza das funções psicológicas superiores Estágios de desenvolvimento possuem certa seqüência no tempo, mas não são imutáveis;
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Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Vygostski Primeira infância Comunicação emocional direta Situação social do bebê: Total incapacidade biológica e obrigação de comunicação máxima com os adultos Atividade objetal manipulatória atividade objetal-instrumental; Linguagem: formação da consciência e diferenciação do “eu” Quanto à Linguagem Auxilia a criança na compreensão da ação dos objetos Fundamental para o pensamento evoluir em função dos domínios dos meios sociais.
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Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Leontiev Segunda Infância Jogo Brincadeira – esforça-se para agir como um adulto Atividade de estudo Escola - impressão de estar realizando atividades verdadeiramente importantes No período pré-escolar o mundo da criança divide-se em dois círculos: pais ou pelas pessoas que convivem com elas e o outro grupo é formado pelos demais membros da sociedade. Na escola a relação com os professores faz parte de um pequeno e íntimo círculo de seus contatos.
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Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Vygostski Adolescência Comunicação íntima pessoal Importante avanço no desenvolvimento intelectual – formação de conceitos Atividade profissional/de estudo Mudança na posição que o jovem ocupa com relação ao adulto – algumas relações de igualdade A etapa final do desenvolvimento acontece quando o indivíduo se torna trabalhador, ocupando um novo lugar na sociedade.
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Sociedade Determina o conteúdo e a motivação na vida da criança.
Todas as atividades dominantes aparecem como elementos da cultura humana.
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As atividades dominantes podem ser divididas em dois grupos:
Sistema criança-adulto social: orientação predominante na atividade humana e assimilação de objetivos, motivos e normas das relações entre as pessoas. Sistema criança-objeto social: assimilação de procedimentos de ação com os objetos.
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Após os períodos em que tem lugar o desenvolvimento preponderante na esfera motivacional e de necessidades, seguem períodos com preponderância de formação de possibilidades operacionais técnicas.
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Como ocorre a passagem de uma etapa de desenvolvimento à seguinte?
Percepção da criança de que sua situação atual pode ser potencializada e se esforça para modificá-la. Ela torna-se consciente das relações sociais estabelecidas, e essa conscientização a leva a uma mudança na motivação de sua atividade.
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De acordo com Elkonin (1987), as atividades da criança são variadas e “(...) seu surgimento e conversão em atividade principal não eliminam as existentes anteriormente, senão que só mudam seu lugar no sistema geral de relações da criança com a realidade, as quais se tornam mais ricas”.
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As crises entre as etapas:
Crises pós-natal: primeiro ano (2 meses a 1 ano). Crise de 1 ano: infância precoce (1- 3). Crise de 3 anos: idade pré-escolar (3-7). Crise dos 7 anos: idade escolar (8-12). Crise dos 13 anos: puberdade (14-18). Crise dos 17 anos.
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(...) a essência de toda crise reside na reestruturação da vivência anterior, reestruturação que reside na mudança do momento essencial que determina a relação da criança com o meio, isto é, na mudança de suas necessidades e motivos que são os motores de seu comportamento (Vygotski, 1996).
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Características dos períodos de crise:
Os limites entre o começo e o final da crise e as idades contíguas são totalmente indefinidas. Um grande número de crianças que vivem essa fase são difíceis de educar, pode haver conflitos entre elas e outras pessoas, porém há variação entre as crianças. Negativismo.
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Surge, então, uma nova atividade principal, dando início a um novo estágio do desenvolvimento.
As atividades principais anteriores não deixam de existir apenas ficam em segundo plano.
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Análise da evolução do desenvolvimento infantil (Vigotsky, 1996):
1) Estudar a dinâmica da idade para esclarecer como a situação social influencia nas novas estruturas da consciência da criança nos diversos períodos evolutivos. 2) Estudar a origem ou gênese das novas formações centrais de determinada idade.
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3) Estudar as conseqüências advindas dessas novas estruturas de idades, pois a nova estrutura da consciência adquirida significa que a criança percebe distintas maneiras em sua vida interior, assim como o mecanismo interno de suas funções psíquicas.
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4) Observar, além das transformações internas, a mudança de comportamento na relação com outras pessoas, pois essa reestruturação da situação social de desenvolvimento constitui o conteúdo principal das idades críticas.
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Lei fundamental da dinâmica das idades para Vigotsky:
(...) as forças que movem o desenvolvimento da criança em uma ou outra idade acabam por negar e destruir a própria base de desenvolvimento de toda idade, determinando, com a necessidade interna, o fim da situação social do desenvolvimento, o fim da etapa dada de desenvolvimento no passo seguinte, ou ao período superior de idade.
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Referências BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited ], pp DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited ], pp FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo, Xamã, 2006. Site Planeta Educação: Desenvolvimento infantil e ensino: a análise históricocultural de vigotski, leontiev e elkonin Pasqualini, Juliana Campregher – UNESP GT-20: Psicologia da Educação Agência Financiadora: FAPESP
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