A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio"— Transcrição da apresentação:

1 Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
O caminho da escravidão para a liberdade Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio

2 O livro do Êxodo fala da libertação do povo de Israel por Moisés, o enviado de Deus.
O livro dos Números fala da travessia do deserto, até a entrada na terra prometida.

3 O SEGUNDO LIVRO DA BÍBLIA: o Êxodo (Ex)
LIBERTAÇÃO (1-13) - CAMINHADA (15-18) ALIANÇA (19-24) - LEIS (25-35)

4 O Livro do Êxodo começa por lembrar que Deus realizou a primeira parte de promessa, a de uma numerosa descendência (Ex 1,7). Agora começa o relato de como Deus vai realizar a segunda parte da promessa: a da terra. Os descendentes de Abraão eram escravos. O povo de Israel formou-se no Egipto, em terra estrangeira. Deus escolheu-o entre todos os povos e, por Moisés, “libertou-o” (Ex 1-13) para o conduzir, pelo deserto, até a terra prometida. …

5 14Deus disse a Moisés: «Eu sou aquele que sou
14Deus disse a Moisés: «Eu sou aquele que sou.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Eu sou’ enviou-me a vós!» (Ex 3,14) Vocação de Moisés

6 da escravidão para a liberdade de massa anónima a povo de Deus
O Êxodo é caminho da escravidão para a liberdade, uma liberdade que é dom de Deus e conquista do homem. Deus é «quem faz existir». Pela Sua intervenção poderosa uma massa de escravos torna-se um povo.

7 Um povo sacerdotal No monte Sinai fez Aliança com o povo de Israel. Aliança selada com o sangue dos animais, que foi renovada mais vezes … até a Nova e Eterna Aliança, selada com sangue de Jesus Cristo, na Cruz

8 O Êxodo É a Experiência fundamental do povo de Israel.
A Bíblia fala de 4 grandes acontecimentos: a criação, o êxodo, a monarquia davídica e Jesus Cristo. É a Experiência fundamental do povo de Israel. * Libertação da Escravidão (Ex 1-14) * Marcha pelo deserto (Ex 15-18) * Aliança de Deus com o Povo (Ex 19-24) * Bezerro de ouro e renovação da Aliança (Ex 32-34) «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. 8Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel» (Ex 3,7-8)

9 O trajecto do Êxodo Rua do Mar Mar dos Juncos 1300 a.C.

10 O 3º Livro da Torah: O Livro do Levítico
Chama-se Levítico porque contém as leis do culto (rituais dos sacrifícios) e as obrigações dos sacerdotes e dos levitas, para manter fidelidade a Aliança

11 O 4º livro da Toráh: O LIVRO DOS NÚMEROS
Chama-se assim porque começa com a contagem do Povo de Israel. Trata da travessia do deserto até à beira da Terra Prometida. É uma narração educativa. O Povo meditando nela apreende a enfrentar os desafios de Deus, vencer as tentações e animar-se a caminhar atraído pela esperança do futuro.

12 Deus conduz o povo, mas o povo tem que caminhar para conquistar a liberdade.

13 O Livro do Deuteronómio (Dt)
A palavra “Deuteronómio” significa “segunda lei”. Este livro foi encontrado no templo (2 Reis 22-23) no tempo do Rei Josias no V séc a.C. Começou a ser escrito no séc. VIII a.C, no tempo do Rei Ezequias, depois da queda de Samaria na mão da Assíria (721 aC). O tema central é a exortação a ser fieis à Aliança, como condição para possuir a terra.

14 A terra nunca será conquistada uma vez para sempre
A terra nunca será conquistada uma vez para sempre. Por isso, Israel deverá sempre considerar-se como estando para a entrar nela e, uma vez entrado, poderá perdê-la, se não for fiel a Aliança.

15 Duas palavras: "hoje" e "coração"
O Livro do Deuteronómio contém três discursos de Moisés, à beira da Terra Prometida: a Aliança de Deus é para nós, “hoje”, portanto é preciso aderir a Deus interiormente, com o “coração”.

16 O chamamento de Deus deu início a um povo.
Como uma arvore a crescer … O chamamento de Deus deu início a um povo. Este chamamento é dirigido a todos, também a nós, hoje. … foi descoberto primeiro por Abraão, depois por Moisés e pelo povo oprimido no Egipto, pelos profetas … … até nós, que somos o povo de Deus.

17 UM POVO QUE PENSA: OS LIVROS SAPIENCIAIS (KETUBIM)
Nos livros sapiênciais (Proverbios, Sabedoria, Cânticos dos Cânticos ….) são recolhidos os ensinamentos dos sábios. Trata-se de um conhecimento que se apreende vivendo; ensinam a viver com humildade, fazendo o bem e confiando em Deus.

18 UM POVO QUE REZA O LIVRO DOS SALMOS
O Livro dos Salmos é uma colecção de 150 poemas ou cânticos religiosos. Alguns são atribuídos a David e a Salomão. É a fé celebrada, cantada na liturgia do Templo: súplica, confiança, arrependimento, agradecimento e louvor. Alguns deles são chamados “Salmos reais” porque exaltam a função do rei; outros são chamados “didácticos” porque contêm um ensinamento.

19 Os Livros sapiências e os Salmos são uma «resposta» à Palavra de Deus
Os Livros sapiências e os Salmos são uma «resposta» à Palavra de Deus. Respondem às perguntas: como viver e como orar para ser fiéis a Deus?


Carregar ppt "Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google