A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinzas Seguir....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinzas Seguir...."— Transcrição da apresentação:

1 Cinzas Seguir...

2 Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo litúrgico da QUARESMA.
A Bíblia usa com frequência o período de 40 dias para criar um ambiente adequado para algo que vai acontecer. - O Povo caminha 40 anos no deserto, antes de entrar na Terra Prometida. Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos Mandamentos e de solidariedade no deserto...

3 + A Liturgia aponta-nos o espírito que deve animar este tempo:
- Elias caminha 40 dias até o Monte sagrado de Horeb; - O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; - Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei... - Jesus: 40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública... - Quaresma é um tempo forte de conversão, de renovação e de preparação para a PÁSCOA. + A Liturgia aponta-nos o espírito que deve animar este tempo:

4 Na 1ª Leitura, Na 2ª Leitura,
o profeta Joel convoca o povo de Israel em assembléia e Exorta-o à conversão: "Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes". (Jl 2,12-18) A causa da situação difícil que o povo estava a viver era o esquecimento de Deus e o descuido da Aliança. Na 2ª Leitura, São Paulo fala aos Coríntios e hoje a nós: "Reconciliai-vos com Deus... Eis agora o tempo favorável." 2Cor 5,20-6,2)

5 - A Oração leva-nos a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus...
No Evangelho Jesus apresenta três práticas religiosas dos judeus que devem ser realizadas com autenticidade... São os três Caminhos Quaresmais apontados pela Igreja: - A Oração leva-nos a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus... - O Jejum leva-nos a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior. - A Esmola leva-nos a doar-nos aos irmãos, no serviço fraterno, na solidariedade e na partilha.

6 Que as CINZAS, que hoje recebemos com devoção na fronte, sejam um sinal externo da nossa adesão sincera e ardorosa em defesa da Vida que recebemos de Deus...


Carregar ppt "Cinzas Seguir...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google