A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/17 Objetivos são projeções concretas de situações futuras desejadas, associadas a descrições precisas quantitativas, estabelecidas para um período de tempo pré-determinado. Suas características compreendem: Os objetivos devem ter prazo definido, considerando os diversos stakeholders envolvidos; Os objetivos devem ser claramente comunicados a toda a organização, alinhados à missão e aos valores ; Os objetivos devem ser detalhados em diversos níveis; Devem pressupor flexibilidade para o seu alcance e mesmo modificação Uma definição precisa de objetivos:

3 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/17 Exemplos de níveis de objetivos: Objetivos gerais  Aumentar o faturamento, de R$ 25 milhões em 2010 para R$ 30 milhões em 2011;  Aumentar o lucro líquido, de R$ 200 mil em maio, para R$ 250 mil em junho de 2011;  Aumentar a percepção da qualidade do produto X, de 57% de boa para 80% de ótima, entre janeiro e julho de 2011;

4 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/17 Exemplos de níveis de objetivos: Operações/Produção  Aumentar a produção, de 300 mil peças em maio para 350 mil peças em junho de 2011;  Reduzir as perdas de matéria-prima de 9% no primeiro semestre para 6% no segundo semestre de 2011; Finanças  Liquidar o passivo bancário até 30/6/2011  Reduzir a inadimplência, de R$ 18 mil para menos de R$ 3 mil até 30/6/2011;

5 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/17 Vantagens das organizações administradas por Objetivos Firmar base para as estratégias Os objetivos servem de base para a formulação das estratégias que norteiam as ações da empresa. Prover indicadores e controles Objetivos claros pressupõem a existência de um bom sistema de indicadores de gestão. Propiciar o aprendizado A análise dos motivos que possibilitaram o alcance ou o desvio dos objetivos leva ao aprendizado e à melhoria do planejamento e implementação. Concentrar esforços Bons objetivos ajudam a organização a concentrar esforços nos resultados, a concentrar energia nos fins e propósitos.

6 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/17 Estratégia de Estabilidade Tipologia de Estratégias Organizacionais Estratégia de Redução Estratégia de Concentração Estratégia de Crescimento

7 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/17 Tipologia de Estratégias Organizacionai s Estratégia de Concentração Estratégia de concentração é aquela em que a empresa se concentra em uma única linha de negócios. Envolve conhecimento especializado e eficiente em determinado setor. Exemplos: McDonald’s e Holiday Inn Estratégia de concentração é aquela em que a empresa se concentra em uma única linha de negócios. Envolve conhecimento especializado e eficiente em determinado setor. Exemplos: McDonald’s e Holiday Inn

8 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/17 Tipologia de Estratégias Organizacionai s Estratégia de Estabilidade A estratégia de estabilidade costuma ser muito utilizada em organizações de grande porte e que dominam seu mercado. Qualquer movimento de expansão costuma ser dispendioso demais e não traz resultados consideráveis em termos de lucratividade. Assim, é melhor manter o status quo.

9 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/17 Tipologia de Estratégias Organizacionai s Estratégia de Crescimento A estratégia de crescimento implica crescimento de lucro, das vendas ou da participação no mercado. Crescimento pode ser obtido mediante crescimento interno integração vertical integração horizontal diversificação fusões e aquisições A estratégia de crescimento implica crescimento de lucro, das vendas ou da participação no mercado. Crescimento pode ser obtido mediante crescimento interno integração vertical integração horizontal diversificação fusões e aquisições

10 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/17 Crescimento interno horizontal Crescimento interno vertical Aluguel de fitas e Venda de CDs e fitas Cia. de aviação e Cia. de comida de bordo Vantagens preservação da cultura aumento da eficiência melhoria da qualidade melhoria da imagem da empresa Desvantagens aumento de custos operacionais necessidade de coordenação Crescimento interno horizontal ou vertical

11 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/17 Tipologia de Estratégias Organizacionai s Estratégia de Redução A estratégia de redução de despesas é usada quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência. Essa estratégia se consolida mediante três formas: reviravolta (turnaround) desinvestimento liquidação A estratégia de redução de despesas é usada quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência. Essa estratégia se consolida mediante três formas: reviravolta (turnaround) desinvestimento liquidação

12 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/17 Estratégia no nível de negócios É um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações, cujo objetivo é gerar valor para o cliente e alcançar uma vantagem competitiva através da exploração das competências essenciais em mercados de produtos específicos e individuais. Segmentação de mercado É um processo através do qual pessoas de necessidades semelhantes são agrupadas em grupos separados e identificáveis.

13 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/17 Base para a segmentação de clientes Mercados de Consumidores  Fatores demográficos (idade, renda, sexo etc)  Fatores socioeconômicos (classe social, estágio no ciclo de vida familiar)  Fatores geográficos (diferenças culturais, regionais e nacionais)  Fatores psicológicos (estilo de vida, traços da personalidade)  Padrões de consumo(usuários inveterados, moderados e ocasionais)  Fatores perceptivos (segmentação do benefício, mapeamento perceptivo)

14 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/17 Base para a segmentação de clientes Mercados Industriais  Segmentos de uso final  Segmentos de produtos (com base nas diferenças tecnológicas ou economia da produção)  Segmentos geográficos (definidos pelas fronteiras entre os países ou pelas diferenças regionais entre estes)  Segmentos de fator comum de compra (através dos segmentos do mercado de produto e dos segmentos geográficos)  Segmentos relacionados com o porte dos clientes

15 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/17 Alcance Competitivo Vantagem Competitiva CustoSingularidade Alvo mais amplo Alvo mais restrito Liderança em custos focada Liderança em custos focada Diferenciação focada Diferenciação focada

16 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/17 Estratégia de liderança em custos é um conjunto integrado de ações destinadas a produzir ou fornecer bens ou serviços ao menor custo. Estratégia de diferenciação é um conjunto integrado de ações destinadas a produzir ou fornecer bens ou serviços que, na percepção do cliente, apresentem importantes diferenças para ele.

17 Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 17/17 Aula 8 Objetivos e Estratégias Funcionais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.


Carregar ppt "Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google