Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPatrícia Vieira Gomes Alterado mais de 8 anos atrás
1
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014
2
Sugestões de atividades DIGESTÃO
3
Atividades sobreDIGESTÃO Indicação de algumas atividades sobre o tema, ou relacionadas: Catalisadores (sobre o papel das enzimas nas reações) Indicadores Permeabilidade de membranas (uso de modelo) Digestão do amido pela saliva Digestão e temperatura A importância da mastigação Digestão de proteínas no estômago Digestão pelo suco pancreático O papel da bile As funções do tubo digestivo Como as células usam os nutrientes
4
Exercício Leiam a atividade “Permeabilidade de Membranas”. O conceito trabalhado nessa atividade pode ajudar a construir a ideia de digestão como uma transformação química? Justifique sua resposta. A realização experimental dessa atividade pode envolver alguma dificuldade em termos de tempo e materiais disponíveis. É possível atingir objetivos semelhantes sem a manipulação de materiais? Proponha uma alternativa de roteiro. 40 minutos
5
Onde digerimos o que comemos?
6
Em alguns casos…
7
Será que ocorre digestão no intestino? Pancreatina/suco pancreático/duodeno Alimentos Proteína Gordura Carboidrato Controle experimental 12 pancreatina água clara de ovo, toucinho, macarrão
8
Previsões O que observaremos se houver digestão de Proteínas? Gorduras? Carboidratos? E se não houver digestão? 12
9
Modelos de ensino Bastos e col., 2004
10
Consensos entre as idéias construtivistas O indivíduo não é uma folha em branco. Os elementos mentais incluem funções psíquicas (forma) e concepções ou conhecimentos prévios (conteúdo). A aprendizagem pressupõe atividade mental. A ação (intelectual) pressupõe interesse (pergunta ou problema). Informações provenientes do meio físico e social não possuem significado intrínseco. Indivíduos diferentes geram construções mentais diferentes.
11
Esse fenômeno é responsável pelas “distorções da aprendizagem” ou pelos “erros” que se identificam nas situações escolares. Os significados construídos pelo indivíduo evoluem com o tempo. Aprendizagem de conteúdos complexos requer etapas sucessivas de construção e reconstrução de significados.
12
Com inspiração em concepções construtivistas, alguns modelos são propostos para o ensino de ciências ensino por mudança conceitual
13
ensino por investigação
14
ensino baseado na noção de perfil conceitual
15
Ensino por mudança conceitual Identificar idéias prévias dos alunos Propor conflitos cognitivos Introduzir novas idéias capazes de esclarecer o conflito cognitivo Proporcionar aos alunos oportunidades de aplicar as novas idéias em situações diferentes
16
Ensino por pesquisa propor situações-problema abertas propor o estudo qualitativo das situações problema e a formulação de primeiras hipóteses explicativas tratar cientificamente o problema a ser investigado
17
O que implica: validação e reformulação das primeiras hipóteses explicativas elaboração e realização de experimentos análise dos resultados experimentais à luz das hipóteses explicativas trabalhar com as informações obtidas, formulando novas hipóteses, sínteses e novos problemas a serem investigados
18
Ensino baseado na noção de perfil conceitual estratégias de estudo análogas às da ciência (observação e discussão de fenômenos, elaboração de modelos explicativos, debates, verificação de coerência entre modelos explicativos e dados observáveis) escolha do melhor modelo
19
Pontos comuns entre os modelos de ensino de inspiração construtivista abordagem interpretativa valorização de estratégias de ensino com processos similares à atividade científica consideração das concepções dos alunos que dificultam a construção de concepções válidas do ponto de vista científico
20
Continuação: participação ativa do aluno Recurso a dados de natureza observacional como elementos de apoio para o debate de ideias julgamento comparativo de concepções ou hipóteses quanto ao seu potencial de explicação da realidade observável
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.