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Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.

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1 Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014

2 Sugestões de atividades DIGESTÃO

3 Atividades sobreDIGESTÃO  Indicação de algumas atividades sobre o tema, ou relacionadas:  Catalisadores (sobre o papel das enzimas nas reações)  Indicadores  Permeabilidade de membranas (uso de modelo)  Digestão do amido pela saliva  Digestão e temperatura  A importância da mastigação  Digestão de proteínas no estômago  Digestão pelo suco pancreático  O papel da bile  As funções do tubo digestivo  Como as células usam os nutrientes

4 Exercício  Leiam a atividade “Permeabilidade de Membranas”.  O conceito trabalhado nessa atividade pode ajudar a construir a ideia de digestão como uma transformação química? Justifique sua resposta.  A realização experimental dessa atividade pode envolver alguma dificuldade em termos de tempo e materiais disponíveis. É possível atingir objetivos semelhantes sem a manipulação de materiais? Proponha uma alternativa de roteiro. 40 minutos

5 Onde digerimos o que comemos?

6 Em alguns casos…

7 Será que ocorre digestão no intestino?  Pancreatina/suco pancreático/duodeno  Alimentos  Proteína  Gordura  Carboidrato  Controle experimental 12 pancreatina água clara de ovo, toucinho, macarrão

8 Previsões  O que observaremos se houver digestão de  Proteínas?  Gorduras?  Carboidratos?  E se não houver digestão? 12

9 Modelos de ensino Bastos e col., 2004

10 Consensos entre as idéias construtivistas  O indivíduo não é uma folha em branco.  Os elementos mentais incluem funções psíquicas (forma) e concepções ou conhecimentos prévios (conteúdo).  A aprendizagem pressupõe atividade mental.  A ação (intelectual) pressupõe interesse (pergunta ou problema).  Informações provenientes do meio físico e social não possuem significado intrínseco. Indivíduos diferentes geram construções mentais diferentes.

11  Esse fenômeno é responsável pelas “distorções da aprendizagem” ou pelos “erros” que se identificam nas situações escolares.  Os significados construídos pelo indivíduo evoluem com o tempo.  Aprendizagem de conteúdos complexos requer etapas sucessivas de construção e reconstrução de significados.

12 Com inspiração em concepções construtivistas, alguns modelos são propostos para o ensino de ciências  ensino por mudança conceitual

13  ensino por investigação

14  ensino baseado na noção de perfil conceitual

15 Ensino por mudança conceitual  Identificar idéias prévias dos alunos  Propor conflitos cognitivos  Introduzir novas idéias capazes de esclarecer o conflito cognitivo  Proporcionar aos alunos oportunidades de aplicar as novas idéias em situações diferentes

16 Ensino por pesquisa  propor situações-problema abertas  propor o estudo qualitativo das situações problema e a formulação de primeiras hipóteses explicativas  tratar cientificamente o problema a ser investigado

17 O que implica:  validação e reformulação das primeiras hipóteses explicativas  elaboração e realização de experimentos  análise dos resultados experimentais à luz das hipóteses explicativas  trabalhar com as informações obtidas, formulando novas hipóteses, sínteses e novos problemas a serem investigados

18 Ensino baseado na noção de perfil conceitual  estratégias de estudo análogas às da ciência (observação e discussão de fenômenos, elaboração de modelos explicativos, debates, verificação de coerência entre modelos explicativos e dados observáveis)  escolha do melhor modelo

19 Pontos comuns entre os modelos de ensino de inspiração construtivista  abordagem interpretativa  valorização de estratégias de ensino com processos similares à atividade científica  consideração das concepções dos alunos que dificultam a construção de concepções válidas do ponto de vista científico

20 Continuação:  participação ativa do aluno  Recurso a dados de natureza observacional como elementos de apoio para o debate de ideias  julgamento comparativo de concepções ou hipóteses quanto ao seu potencial de explicação da realidade observável


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