A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 2009 -BIOLOGIA www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 2009 -BIOLOGIA www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA

2 NUTRIÇÃO É o conjunto de processos pelos quais o organismo incorpora e utiliza os nutrientes. Compreende as seguintes funções: digestão, respiração, excreção e circulação. Pode ser classificada como autótrofa ou heterótrofa.

3 DIGESTÃO É o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Pode ser extra ou intracelular.

4 Sistema Digestório Humano

5 1.O esôfago é um longo tubo muscular que leva o alimento da boca para o estômago.
2.O abdômen contém todos os órgãos digestivos. 3.O estômago, situado na parte superior do abdômen, normalmente retém um pouco mais de 1500 ml de uma única refeição. Aqui, o alimento é misturado a um ácido produzido para auxiliar na digestão. No estômago, o ácido e outros sucos digestivos são adicionados ao alimento ingerido, para facilitar a fragmentação das proteínas complexas, gorduras e carboidratos em unidades pequenas e mais absorvíveis. 4.Uma válvula (cardia) na entrada para o estômago, vinda do esôfago, permite que o alimento entre, enquanto evita o "refluxo" para o esôfago do alimento misturado ao ácido, causando danos e dor. 5.O piloro é um pequeno músculo arredondado, localizado na saída do estômago e entrada para o duodeno (a primeira seção do intestino delgado). Ele fecha a saída do estômago, enquanto o alimento está sendo digerido e transformado em uma forma menor e mais facilmente absorvível. Quando o alimento é apropriadamente digerido, o piloro se abre e permite que o conteúdo do estômago passe para o duodeno.

6 6.O intestino delgado tem um comprimento de aproximadamente de 4,5 a 6 metros, onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes do alimento. O intestino delgado é composto de três seções: duodeno, jejuno e íleo. 7.O duodeno é a primeira seção do intestino delgado, onde o alimento é misturado à bile produzida pelo fígado e outros sucos pancreáticos. É onde a maior parte de ferro e cálcio é absorvida. 8.O jejuno é a parte do meio do intestino delgado, que se estende do duodeno até o íleo e é responsável pela digestão. 9.O último segmento do intestino, o íleo, é onde a absorção das vitaminas A, D, E e K solúveis em gordura e outros nutrientes são absorvidos. 10.Uma outra válvula separa os intestinos delgado e grosso, para evitar que o conteúdo do cólon misturado a bactérias retorne ao intestino delgado. 11.No intestino grosso, o excesso de líquidos é absorvido, formando uma evacuação firme. O cólon pode absorver proteínas, quando necessário.

7 Fisiologia do Sistema Digestório
Processo químico e mecânico que transforma o alimento( macromoléculas) em nutrientes

8 Trajetória do Alimento:
Boca (bolo alimentar) Esôfago Estômago (quimo) Duodeno Jejuno (quilo) Intestino Grosso Reto Ânus

9 Tipos de Digestão: Mecânica (COMPRENDE A MASTIGAÇÃO E DEGLUTAÇÃO)
- boca,dentes e língua Química (ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DE ENZIMAS DIGESTÓRIAS) - saliva,suco gástrico e suco pancreático

10 Suco Gástrico age no estômago
Saliva : age na boca Transforma amido em maltose,um dissacarídeo Suco Gástrico age no estômago HCl - ação bacteriana, desmineralização - forma a pepsina Pepsina - fragmenta as proteínas - é ácida Renina - coagula o leite para a digestão - produzida por lactantes e crianças

11 Fígado Maior glândula do corpo
Converte glicose em glicogênio com auxílio da insulina do pâncreas Armazena gordura Produz a bile para emulsionar gordura( quebra) no duodeno

12 Intestino Intestino Delgado:
- local onde ocorre a absorção dos nutrientes Intestino Grosso: - absorção da água e formação do bolo fecal( nutrientes não absorvidos)

13 Funções da saliva Com 99% de água em sua composição, a saliva tem importante papel na saúde. “Ela lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos em uma massa fácil de ser digerida”, .

14 Suco gástrico O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco e várias enzimas, como a pepsina, a renina e a lipase. A pepsina, na presença de ácido clorídrico, quebra as moléculas de proteínas em moléculas menores. A renina coagula o leite, E a lipase age sobre alguns tipos de gordura. A mucosa gástrica produz também o fator intrínseco, necessário à absorção da vitamina B12.

15 Obrigado !!! www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/
È só fazer os exercícios! Gauchada!!!


Carregar ppt "FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 2009 -BIOLOGIA www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google