A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 34 A digestão humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 34 A digestão humana."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 34 A digestão humana

2 1. Digestão humana Extracelular – interior do tubo digestório;
Processos físicos (mecânicos) – mastigação, deglutição e movimentos peristálticos; Processo químico – enzimas secretadas por glândulas anexas.

3 O aparelho digestório é formado por:
boca; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado(duodeno, jejuno e íleo); intestino grosso (ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon sigmóide e reto); ânus; Anexos: glândulas salivares, vesícula biliar, fígado e pâncreas.

4 Mastigação e deglutição ocorrem na boca.
A faringe e a parte anterior do esôfago apresenta músculos estriados(voluntários), e a parte posterior do esôfago possuem musculatura liso(involuntária).

5 Estômago e intestino possuem musculatura lisa (involuntária).
O alimento é impelido ao longo do tubo digestório, pelos movimentos peristálticos.

6 Esfíncter é uma estrutura, geralmente um músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício. O corpo humano tem três esfíncteres importantes: o esfíncter cárdico( esôfago e estômago), o esfíncter anal(reto) e o esfíncter pilórico(estômago e duodeno). Existem pelo menos 42 esfíncteres no corpo humano, alguns dos quais em tamanho microscópico.

7 2. Digestão na boca Digestão química- boca –enzimas da saliva;
Saliva- glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais; Principal enzima – ptialina – amilase salivar; Menores quantidades – maltase e catalase; Saliva: pH 6,4 e 7,5= favorável a ação da ptialina; (Neutro/levemente alcalino)

8 Saliva + amido= eritrodextrina/ acrodextrina= maltose
A ptialina > polissacarídeos (amido e glicogênio), e a maltase >maltose em glicose. A maltose é um dissacarídeo e a glicose um monossacarídeo. A quebra de uma molécula de maltose forma duas moléculas de glicose.

9 A secreção de saliva é estimulada por vários fatores:
a presença de alimentos na boca, estímulos olfativos, por exemplo o cheiro dos alimentos. Estas mensagens são transmitidas às glândulas salivares via sistema parassimpático e simpático( sistema nervoso autônomo).

10 3. A Digestão no estômago O estômago produz o suco gástrico(pH 1 a 3);
Suco gástrico: um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco(protege parede do estômago) e várias enzimas, como a pepsina, a renina e a lípase. A pepsina( pH=2), na presença de ácido clorídrico, quebra as moléculas de proteínas em moléculas menores. A renina coagula o leite; A lípase age sobre alguns tipos de gordura. A mucosa gástrica produz também o fator intrínseco, necessário à absorção da vitamina B12.

11 O pepsinogênio(enzima inativa)dá origem a um enzima, a pepsina, com funções na digestão. No terço inferior do estômago, as células da mucosa segregam gastrina ( células G ). A gastrina é uma hormônio que estimula as células parietais do corpo do estômago a produzir ácido clorídrico. O ácido clorídrico: pH do estômago ótimo para ativar as enzimas da digestão e servir de barreira às bactérias; Facilita a absorção de ferro; Inicia digestão protéica; Ativa pepsinogênio para formar pepsina.

12 4. Digestão no intestino Secreções pancreáticas
O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas. O suco pancreático possui enzimas que digerem as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Seu pH é de 7,8 a 8,2. A tripsina e a quimotripsina digerem proteínas grandes e parcialmente digeridas. A amilase pancreática digere os carboidratos, hidrolisando o amido, glicogênio e outros polissacarídeos, formando dissacarídeos. A lípase pancreática hidrolisa gorduras neutras em glicerol e ácidos graxos. As ribonucleases degradam os ácidos ribonucléicos e as desoxirribonucleases degradam os ácidos desoxirribonucléicos. Toda secreção destas enzimas é estimulada pelo mecanismo nervoso e hormonal.

13 Secreção da bile A bile é secretada pelo fígado e não possui enzimas digestivas. A sua importância na digestão consiste na presença dos sais biliares, que emulsionam as gorduras para serem digeridas pelas lípases, e ajudam a solubilizar os produtos desta digestão, facilitando a absorção pela mucosa; O fígado secreta bile de forma contínua, mas ela fica armazenada na vesícula biliar até ser solicitada para a digestão; Reaproveitada.

14 Secreções do intestino delgado( entérico)
produzidas pelas criptas de Lieberkiihn que se localizam por toda a superfície do intestino delgado; As principais enzimas deste suco são: enteroquinase, erepsina, lipase, amilase, maltase, lacta se e sucrase; Seu pH é de 6,6 a 7,5; - A enteroquinase ativa o tripsinogênio e hidrolisa peptídeos a aminoácidos. - A erepsina é um grupo de peptidases que hidrolisa peptídeos a aminoácidos. - A maltase tem a função de hidrolisar a maltose à glicose. - A lactase quebra a lactose em glicose e galactose, - A sucrase hidrolisa a sacarose em glicose e frutose. - As glândulas de Brunner estão localizadas no duodeno e secretam um muco que protege as paredes dos órgãos contra o suco gástrico. Quando há uma irritação no intestino, como uma infecção, a mucosa secreta muita água e eletrólitos para tentar diminuir a irritação e expulsa rapidamente as fezes, tendo como resultado a diarréia

15 5. Absorção dos alimentos
A absorção dos nutrientes ocorre principalmente no intestino delgado(jejuno=glicose, aminoácidos...). A superfície interna, ou mucosa, dessas regiões, apresenta as chamadas vilosidades; um traçado que aumenta a superfície de absorção intestinal. As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. No intestino grosso e estômago também há absorção de água. No intestino grosso existem bactérias que produzem vitaminas K, B 12...) e gases.


Carregar ppt "Aula 34 A digestão humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google