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OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM.

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Apresentação em tema: "OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM

2 Desenvolvimento da Disciplina
1º Histórico da Armazenagem no Brasil e no mundo 2º Processos operacionais de movimentação e armazenagem de mercadorias 3º Layout de Armazéns

3 4º Sistemas de armazenagem e Embalagem
5º Definição das melhores formas de movimentação de materiais dentro da empresa 6º Estruturas de armazenagem adequadas ao espaço físico da empresa e da mercadoria

4 7º Ferramentas e equipamentos de armazenagem
8º Recebimento e expedição de mercadorias 9º Inventario e Acuracidade dos estoques

5 OPERADOR DE ARMAZENAGEM
Principal função: Administração do espaço e do tempo.

6 Conceito: A mais conhecida aplicação da Armazenagem é atender e servir como reservatório ou proteção contra incertezas.

7 HISTORICO DA ARMAZENAGEM

8 A ARMAZENAGEM AINDA E NECESSARIO ? (Sim ou Não) Justifique ?

9 Como Sugestão Podemos disser:
A armazenagem ainda é o caminho mais eficiente para consolidar as linhas de fornecedores e dividir o volume para servir a lojas de varejo.

10 Considerados obsoletos no ambiente do JIT, os armazéns ainda representam parte da resposta para os difíceis problemas de abastecimento. “ Saber quando e como utiliza-los é o desafio”.

11 Processos Operacionais de Movimentação e Armazenagem
de Mercadorias

12 O que é Processo ?

13 Processo: Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente externo ou interno. Processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos. Processo produtivo: Qualquer processo que entra em contato físico com o produto ou serviço que será fornecido a um cliente externo, até o ponto em que o produto é embalado (por exemplo, a manufatura de computadores, preparação de alimento para consumo em massa, refinação de petróleo, conversão de minério de ferro em aço). Processo empresarial: Geram serviço e/ou dão apoio aos processos produtivos (por exemplo, processos de atendimento de pedido, de mudança de engenharia, de folha de pagamento, planejamento de processo de manufatura). Um processo empresarial consiste num grupo de tarefas interligadas logicamente, que fazem uso dos recursos da organização, para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização.

14 Características básicas do processo
Os processos possuem características básicas que suportam a implantação de seu gerenciamento: Fluxo de Valor: transformação de entradas e saídas, com a utilização de recursos da empresa, com a esperada agregação de valor. Eficácia: grau com que as expectativas do cliente são atendidas. Ser eficaz é fazer o que o cliente quer. Eficiência: grau de aproveitamento dos recursos para gerar uma saída. Ser eficiente é fazer o que o cliente quer da melhor forma para a empresa (otimizando o processo).

15 Tempo de ciclo: tempo necessário para transformar uma entrada numa saída. Deseja-se que o tempo de ciclo seja o menor possível. Custo: recursos despendidos no processo. O conhecimento destas características é importante para: Identificar as áreas com oportunidades de melhoria; Fornecer o conjunto de dados para a tomada de decisão; Fornecer a base para definir metas de aperfeiçoamento e avaliar resultados.

16 O que é uma Operação dentro de um Processo ?

17 Das Operações dentro de um
O que é a Movimentação Das Operações dentro de um Processo ?

18 “O que nós vemos influencia como sentimos e o que entendemos”.
Layout de Armazéns “O que nós vemos influencia como sentimos e o que entendemos”.

19 Conceito: O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável

20 No entanto, numa grande indústria, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo

21 Como definir o melhor Layout
é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Pois, os custos relativos ao planejamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso.

22 Princípios do Layout de um
Armazém 9º Pontos Importante

23 Cross Docking O que é cross docking ? Como implantar o cross docking ?
O que fazer para torna-lo bem sucedido ?

24 Cross-Docking É uma operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes. “Chegou e já Sai”

25 Mudanças no Processo/Sistema
IMPLANTAÇÃO Equipes de pessoal Mudanças no Processo/Sistema

26 Confiança na Qualidade e disponibilidade do produto
Torna-lo Bem Sucedido Parceria com outros membros da cadeia de suprimentos (Expedição e recebimento) Confiança na Qualidade e disponibilidade do produto

27 O que é um Sistema ?

28 Sistemas de armazenagem
São conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as materias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadeiras e porta-palétes.

29 Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área disponível, entre outros parâmetros

30 Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se ás características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a selectividades do produto e a quantidade de itens a armazenar.

31 Sistemas de Armazenagem
A organização de um depósito ou qualquer área destinada à armazenagem atualmente é um dos principais fatores para um melhor aproveitamento de espaço e suporte logístico.

32 Em geral conseguimos visualizar a administração de um empresa pelo seu depósito, um depósito limpo, bem organizado pode ser considerado um verdadeiro cartão de visitas de uma empresa.

33 O uso de prateleiras, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas, os chamados porta-pallets tornou-se item ideal para a organização e dependendo do caso ganho de espaço de um depósito, pois o ganho não pode ser visto somente pelo lado da quantidade dos produtos armazenados num depósito, mas também em termos de diminuição de tempo de localização de produtos, diminuição de itens avariados pelo mau armazenamento, possibilidade de endereçamento dos produtos entre outros fatores.

34 Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado a armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento anti-econômico.

35 Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de “verticalização  de cargas” tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem.

36 Desenvolvimento do Sistema de Embalagem
Um novo sistema de embalagem pode surgir pela necessidade de lançamento de produtos, de melhoria da qualidade ou redução de custo de produtos já comercializados.

37 Para iniciarmos o desenvolvimento de um sistema de embalagem é necessário que ocorra uma integração entre as áreas de Marketing, que objetiva diferenciar produtos para aumentar as vendas, e Técnica, que busca embalagens eficientes no desempenho de suas funções na cadeia logística, disponíveis no mercado na quantidade, no custo e no prazo de fornecimento.

38 Portanto, na escolha da embalagem devemos buscar um equilíbrio entre as necessidades de Marketing e da Cadeia Logística, considerando aspectos importantes como: 1) Imagem, que reflita o nível de qualidade do produto. 2) Embalagem primária, que atenda às necessidades do consumidor.

39 3) Proteção, que garanta a qualidade do produto até a sua utilização.
4) Custo de embalagem, que não cause dificuldades na comercialização do produto. 5) Informação, através da impressão na embalagem, devemos atender as exigências legais, tributárias e de cuidados no manuseio, transporte e armazenagem do produto empacotado.


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