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Logística Embalagens e Distribuição Física

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Apresentação em tema: "Logística Embalagens e Distribuição Física"— Transcrição da apresentação:

1 Logística Embalagens e Distribuição Física
Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Embalagem Dentro do processo logístico, a embalagem tornou-se fundamental para o sucesso das operações. O custo da embalagem tem um impacto direto dentro do sistema logístico; A integração da logística tende a diminuir os custos com embalagens. Dentro de um ciclo global pode-se ajustar as embalagens de acordo com as etapas desse sistema integrado.

3 Funções das Embalagens
Preservar a qualidade Proteger o produto Função de marketing Auxiliar o consumo (info técnicas) Otimizar a movimentação Melhorar o controle e a armazenagem

4 Dicas de Embalagens Resistência. As embalagens de cartão devem ser suficientemente fortes para agüentarem o empilhamento. Peso. O peso ideal da caixa de cartão (carregada) para ser paletizada é de 1,5 Kg. Volume. É difícil manusear caixas muito pequenas ou muito grandes. Altura. Por questões de estabilidade, a altura não deve ser superior às medidas de comprimento e largura.

5 Palete Palete: Plataforma de apoio e acondicionamento de carga, com dimensões padronizadas com apoio para garfo de empilhadeira ou outro equipamento, podendo ser de plástico, madeira ou metal. - Tipos de Paletes:

6 Embalagens que Não devem ser Paletizadas
Muito fracas; Muito pesadas; Demasiadamente cheias; Volumes com formas não usuais; Mal identificados; Materiais que possam ser movimentados sem palete.

7 Reciclagem e Reuso de Embalagens
A reciclagem além de um compromisso com o meio ambiente também deverá atender a legislações ambientais cada vez mais rigorosas. A embalagem reciclável é boa mas a reutilizável é melhor ainda. (Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo de pára-choques, painéis, etc.

8 Finalidade da Embalagem- Classificação
Embalagem de consumo; Embalagem de transporte; Embalagem industrial.

9 Distribuição Física Distribuição Física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento dos produtos finais. Os processos operacionais permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto de entrega.

10 Distribuição- Marketing
A visão Marketing e de vendas foca a cadeia de suprimento nos aspectos da comercialização dos produtos. A maior parte dos produtos comercializados no varejo chega aos consumidores através de intermediários: fabricante - produz o produto, atacadista ou distribuidor- compra em grande quantidade varejista – revende para o cliente final

11 Canal de Distribuição Canal de distribuição normalmente envolver os seguintes setores: Departamento de vendas do fabricante. Atacadista. Varejo. Serviço pós-venda.

12 Paralelo entre Canal de Distribuição e Distribuição Física
(Fonte: Novais, 2004)

13 Natureza da Distribuição Física
A distribuição física preocupa-se com produtos acabados ou semi- acabados, ou seja, com mercadorias para vender e que não planeja executar processamentos posteriores. A Logística é responsável desde a produção até a entrega ao cliente.

14 Mercados para se Planejar
Usuários Finais: Compram em pequena quantidade e usam o produto para satisfazer suas necessidades e que também criam produtos, que é o caso dos consumidores industriais. Intermediários: Compram em Grande Quantidade, mas não consomem o produto, irão revender.

15 Configurações para a Distribuição
Entrega direta a partir de estoque de fábrica. Quando clientes compram quantidades que lotam um veículo, as entregas podem ser feitas dos estoque de fabricas ou da linha de produção. Este método de entrega incorre no menor custo total de transporte.

16 Configurações para a Distribuição
Entrega feita utilizando um sistema de depósito. Quando clientes não desejarem comprar em quantidade suficientes para gerar entregas com carga completa. Há redução de custos de distribuição e melhoras no nível de serviço.

17 Configurações para a Distribuição
Entrega direta a partir de vendedores ou linha de produção. Clientes que compram quantidades suficientes para lotar um veículo, as entregas podem ser feitas diretamente a partir dos vendedores, dos estoque de fabricas ou da linha de produção. Este método de entrega incorre no menor custo total de transporte.

18 Perguntas e Cuidados na Distribuição
Qual serviço de transporte deve ser utilizado para movimentar os produtos a partir da fábrica? Quais procedimentos de controle devem ser empregados para os itens de inventário?

19 Perguntas e Cuidados na Distribuição
Onde devem localizar-se os depósitos, quais dimensões devem ter e quantos armazéns são necessários? Quais arranjos para comunicação de pedidos devem existir? E quais comunicações pós-pedido são necessárias? Qual nível de serviço deve ser providenciado para cada produto e cliente?

20 Obrigado Até a próxima aula


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