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CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1

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Apresentação em tema: "CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1

2 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Definição

3 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Definição
É a combinação de Instituições pelas quais busca-se disponibilizar e facilitar o acesso dos produtos ou serviços aos seus respectivos consumidores.

4 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Paralelo entre Canais de Distribuição e Distribuição Física

5 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Funções
CADEIA DE SUPRIMENTOS Gerar a Demanda Atender a Demanda Serviços de pós-venda Troca de informações CONSUMIDOR

6 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Fatores
Ter uma linha de produtos que atenda de forma plena o seu mercado consumidor; Montar uma estrutura que seja suficiente para realizar a comercialização e pós-venda dos mesmos e; Seus próprios produtos terão que gerar um volume de venda que seja suficiente para gerir o negócio de comercialização.

7 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Tipos mais usuais
O fabricante abastece diretamente as lojas de varejo; O fabricante abastece seus próprios depósitos e estes, as lojas de varejo; O fabricante abastece os centros de distribuição do varejista que, por sua vez, abastece as lojas de varejo;

8 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Tipos mais usuais
O fabricante abastece os depósitos do atacadista ou do distribuidor, que na sequencia abastece as lojas de varejo; O fabricante transfere seus estoques de produtos acabado para um operador logístico, que por meio do seu centro de distribuição faz o abastecimento das lojas de varejo;

9 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Tipos mais usuais
O fabricante transfere seus estoques de produto acabado para um operador logístico, que por meio do seu centro de distribuição faz o abastecimento dos atacadistas e distribuidores e estes, por sua vez, abastecem as lojas de varejo.

10 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Tipos mais usuais
O fabricante entrega o produto diretamente no domicílio do consumidor final, utilizando o correio ou serviço de courrier (no caso de vendas a distância: internet, telefone, catálogos etc.).

11 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Verticais
São aqueles em que as responsabilidades sobre a comercialização e a operação das mercadorias vão passando de um componente para outro na Cadeia de Abastecimento, selecionando de forma unitária as responsabilidades sobre cada fase da comercialização. Exemplo: A indústria fabrica o produto, o atacadista exclusivo estoca e vende aos varejos que comercializa junto ao consumidor final.

12 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Verticais - características
Responsabilidade pela comercialização: a preocupação principal neste modelo é a de repassar as responsabilidades da comercialização das mercadorias aos componentes seguintes no processo da cadeia de abastecimento;

13 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Verticais - características
Instrumentos de análise de funcionalidade: a análise predominante é a de que este modelo atende ao consumidor final da forma padrão e aos mercados consumidores de forma ampla, mas não de forma dedicada, com serviços dedicados.

14 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Verticais - características
Comunicação com o cliente final ou com o usuário: não existem itens importantes nas boas práticas de comercialização atuais, como por exemplo: o pós-venda, ações de comunicação com o cliente (SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente) etc. Prof. Ms Marcos Maia

15 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Verticais - características
Canal único – pequeno varejo Canal único – tipo “Avon” Canal único típico do grande varejo

16 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - Definição
Esse modelo de canal, divide as atividades de comercialização ao longo do Canal de Distribuição entre os agentes que nela atuam. Prof. Ms Marcos Maia

17 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - características
Fabricante produz a mercadoria; Setor de vendas do fabricante vende o produto; O Distribuidor Externo realiza a distribuição física; As Unidades de Serviços (internas e externas) realizam os serviços de pós-venda e; O consumidor final adquire a mercadoria.

18 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - características
O Fabricante divide as atividades de comercialização entre três agentes distintos, visando melhorar o atendimento ao mesmo, onde cada agente foca em uma atividade-fim, conforme segue:

19 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - características
Fabricante - na produção e venda Distribuidor Externo - na Distribuição física (não se preocupou com aspectos comerciais) As Unidades de Serviço - com o atendimento de pós-venda (assistência técnica, pesquisas de satisfação etc.)

20 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - características
Prof. Ms Marcos Maia

21 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canal Híbrido - atuações

22 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Múltiplos - definição
Esse modelo de Canal visa sobretudo, utilizar diversos elementos na cadeia para fazer com que o mesmo consumidor final possa escolher a melhor opção para a sua aquisição.

23 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Múltiplos – características
O fabricante produz a mercadoria e vende no atracado, no varejo e disponibiliza ao Setor de Vendas Diretas (internet, catálogos etc. O atacado revende esta mercadoria aos grandes consumidores O varejo dirige suas vendas aos pequenos consumidores

24 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Múltiplos - características
O setor de vendas diretas dirige-se ao consumidor final, bem como os serviços de pós-venda; O consumidor escolhe o canal mais adequado ponderando preço, condições de pagamento, financiamentos ou atendimento mais adequados aos seus anseios.

25 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Múltiplos - atuação

26 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Canais Múltiplos - conclusões
Neste modelo o fabricante se aproxima mais fortemente dos seus clientes, oferecendo maior amplitude de opções para aquisição. É desenvolvido uma dinâmica muito maior do que os demais, visto que é preciso, constantemente, criar mecanismos que disponibilizem os produtos de uma forma mais adequada aos anseios e condições de aquisição pelos consumidores finais.


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