A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade União de Goyazes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade União de Goyazes"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade União de Goyazes
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACADEMICAS: IRIS ALVES JOSEANE FERNANDA LETICIA ALBUQUERQUE MARISTELA SILVA PROF°:BÁRBARA SOUZA ROCHA.

2 Faculdade União de Goyazes Estrutura Organizacional

3 Estrutura Organizacional Introdução

4 O processo de organização consiste, em dividir tarefas entre blocos de trabalho: os departamentos.
A escolha das tarefas baseia-se nos critérios de departamentalização que a forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho e organização.

5 Critérios de departamentalização
Funcional; Territorial ou geográfico; Produto; Cliente; Áreas do conhecimento; Projetos – funcional / autônomo e estrutura matricial; Processos; Unidade de negócios;

6 Organização Funcional:

7 E o modo mais simples de departamentização, pode ser usado pelas organizações de grande ou pequeno porte. Apartir dessa estrutura pode evoluir para outras formas de organização. A responsabilidade da função organizacional é: operações/ marketing/finanças/ recursos humanos e etc.

8 Organização Administração Fabricar Contratar Pessoas Vender Distribuir
Produção Pagar e Receber Recursos Humanos Marketing Logística Pagar e Receber

9 O TRABALHO É ORGANIZADO DE ACORDO COM AS OPERAÇÕES PRINCIPAIS DOS DEPARTAMENTOS

10 Aplicação do modelo funcional
O modelo funcional e apropriado para organizações que: Estão no começo de sua vida São de pequenos portes Manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço

11 O modelo funcional também e usado por grandes empresas que apresentam as seguintes condições:
Venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais. Execução de operações em uma mesma área geográfica. Ambiente externo estável(consumo, fornecimento e concorrência relativamente constantes) Pequena diversificação tecnológica ou de produtos.

12 Características da organização funcional
Em todos os casos, organizações simples ou complexas, a estrutura funcional irá apresentar varias características: A pequena confusão em relação as responsabilidades.As tarefas são nitidamente distintas umas das outras e muito bem definidas

13 Organização territorial
E usado o critério geográfico de departamentalização, cada unidade de trabalho que corresponde a um território. Pode ser utilizado quando a organização opera numa área grande, ou em locais diferentes.

14 Aplicações do modelo territorial
Cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta(ou unidade territorial de negócios.) Ex:As grandes corporações multinacionais, para as quais cada pais é, normalmente, uma divisão.

15 Características do modelo territorial
Muitas características do modelo funcional repetem-se no modelo territorial.

16 Organização por produto
Cada unidade de trabalho, conseqüentemente, responsabilidade e autoridade sobre um grupo de operações ou sobre a totalidade das operações relativas a um produto ou serviço.

17 Características da organização por produto
A organização por produto e capaz de atender as necessidades especificas de planejamento, fabricação e distribuição dos diferentes produtos e serviços. A preocupação com o produto e necessidades de planejamento pode estimular o aprimoramento continuo e a inovação.

18 Organização por cliente
Os usuários tradicionais do critério da departamentalização por clientes: Lojas de departamentos Agencias de propaganda Bancos (credito industrial, credito rural, credito ao consumidor.)

19 Aplicação da organização por cliente
É utilizada em qualquer nível e área funcional da estrutura, sempre que houver diferenças marcantes entre os clientes, que justifique algum tipo de tratamento.

20 Características da organização por cliente
A principal característica é o aprimoramento da competência dos funcionários na entendimento das necessidades do cliente e da forma de atende-lô.

21 Organizações por áreas do conhecimento
Promove a concentração de pessoas como as mesmas competências e que normalmente têm interesses similares de estudo e ensino. Por isso, facilita o desenvolvimento da competência técnica e a acumulação de conhecimentos.

22 Aplicações do modelo das áreas do conhecimento
Escolas Hospitais Institutos de pesquisa Empresas de consultoria

23

24 Há três tipos de organizações de projetos
Projetos funcionais Projetos autônomos Estruturas matriciais

25 São aqueles realizados dentro de uma única área funcional
Projetos funcionais São aqueles realizados dentro de uma única área funcional

26 Projetos autônomos É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, em regime de dedicação exclusiva, o modelo do projeto é recomendado.

27 Estrutura matricial É quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a outros projetos.

28 Organização por processos

29 Consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente não com departamentos isolados um dos outros.

30 Unidades de negócios

31 As unidades de negócios tornam-se necessárias quando a organização:
Passam a atuar em diversos territórios; Atende a mercados diferentes uns dos outros, cada um dos quais necessidades muito particulares; Trabalha com linhas de produtos e serviços muito diferentes umas das outras.

32


Carregar ppt "Faculdade União de Goyazes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google