Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCauê Serafin Alterado mais de 10 anos atrás
1
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726
2
GLOBALIZAÇÃO As empresas estão obrigadas a :
Aumento da competitividade; Acesso a tecnologias variadas; Mercado mais exigente e informado. As empresas estão obrigadas a : Mudar suas decisões e atividades; A oferecer produtos e serviços com menor preço e melhor qualidade; Obter total satisfação dos clientes.
3
LOGÍSTICA DA EMPRESA Tem se transformado em uma função em pleno desenvolvimento do potencial,no sentido da: Integração e coordenação das atividades ao longo da cadeia logística; Coordenação com outras funções da empresa e com outros fatores externos. A falta de enfoque funcional e segmentado e a produção separada traz conseqüências como: Falta de foco no cliente; Níveis baixo de serviços; Custos elevados de logística Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade
4
LOGÍSTICA DA EMPRESA Culto da quantidade transformou-se em Culto do serviço ao cliente; Dilema: manter ou não estoque? Logística integrada: Promove o fluxo contínuo da entrada de matéria-prima, de fabricação e da saída do produto até o ponto de distribuição. A tendência é diminuir os níveis de estoque de matéria prima e produto acabado: Diminuindo os custo de manutenção e conseqüentemente os preços finais pagos pelo consumidor
5
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Cadeia logística tradicional
6
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Fatores de pressão da mudança do papel da logística
7
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Competição externa Efeitos internos e externos dos objetivos de desempenho
8
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Ciclo de vida do produto: O ciclo de vida desses diminui rapidamente,ou seja, sempre sofrem uma nova versão; Esse novo produto torna a empresa mais competitiva. Clientes mais exigentes e mais bem informados O cliente pesquisa preço,características,qualidade,garantia, nível de serviço, etc.
9
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Demanda por parcerias: Processo desenvolvido em cadeia; Um agente depende do perfeito funcionamento do outro; Compromisso de longo prazo. A relação é simbiótica; Nessas parcerias as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar elos com clientes e fornecedores. Papel mais restrito dos distribuidores: As empresas precisam depender menos dos consumidores e redefinir a atuação dos distribuidores.
10
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO
Racionalização da base de fornecedores A empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa,na busca de qualidade,preço,tempo de entrega exato,etc. First tier Second tier Exemplo de sistema modular de fornecimento
11
SUPPLY CHAIN É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos , desde os fornecedores até o cliente final. Seu desempenho depende de 4 fatores: Capacidade de respostas às demandas dos clientes; Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital
12
PARA ALCANÇAR VANTAGENS ESTRATÉGICAS
Integração da cadeia logística
13
AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN:
Custos e produtividade das empresas líderes
14
AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN:
Qualidade dos serviços das empresas líderes
15
RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (ECR)
Como pode um segmento agregar valor ao consumidor,enquanto mantém lucrativos seus negócios? A resposta é: O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares,varejo,atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e dar maior valor ao consumidor. Estratégias do ECR
16
AS FERRAMENTAS QUE DÃO SUPORTE AO ECR
Ferramentas de suporte das estratégias
17
ESTRATÉGIAS DO ECR Introdução eficiente do produto:
Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; Preparação do teste; Implementação do teste; Avaliação; Decisão. Sortimento eficiente da loja: Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor, com objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto,que atinja a satisfação do consumidor e melhore o negócio.
18
ESTRATÉGIAS DO ECR Promoção eficiente: Simples; Fácil compreensão;
Inicio e final determinado; Curta duração; Sustentar as vendas. Reposição eficiente: Recebimento eletrônico na loja; Sistema de inventário perpétuo; Leitura por código de barra, no ponto-de-venda; Pedido emitido por computador;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.