A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Repensando a Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Repensando a Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Repensando a Logística
Unidade 04 Grupo 19T - subgrupo 1 Adelaide Amorim Daniel Oliveira

2 Perguntas - Respostas Questão 1
A globalização e o aumento exponencial do conhecimento e da tecnologia da informação tem vindo a anular progressivamente as fronteiras mundiais em todos os segmentos da sociedade. No segmento económico, as empresas baseadas em logística tradicional vem se obrigadas a reformular as suas actividades e decisões no sentido de alavancar uma maior satisfação junto dos clientes cada vez mais informados. - Diante de tal constatação, que fatores estruturais deveriam ser repensados como modelo de Cadeia Logística ? Resposta 1 Face as exigências de mercado, passa por entender a necessidade do novo conceito de Logística como área responsável desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto acabado na casa do cliente. Basicamente, Logística é a integração das áreas e processos da empresa com o fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes na satisfação do cliente. A Logística pode atuar em diversas áreas, entre as quais a área de suprimentos, produção e distribuição.

3 Perguntas - Respostas Questão 2
A Logistica tem se transformado em uma função em pleno desenvolvimento de seu potencial, no sentido da: - Integração e coordenação das atividades ao longo da cadeia logística; - Coordenção com outras funções da empresa e com outros fatores externos. Muito embora a tendência seja a de entender o conceito de logística como uma ação integradora, a maioria das empresas ainda dispensa um enfoque funcional e fragmentado na execução das atividades Que consequência esse enfoque fragmentado trás paras as empresas? Resposta 2 falta de foco no cliente; níveis de serviço abaixo do desejado; custos logísticos elevados; excesso de capital oparacional empregado em estoques; ciclos longos de produção e pouca flexibilidade.

4 Perguntas - Respostas Questão 3
O modelo de produção, em que a gestão se baseava no “culto da quantidade” tem vindo a direcionar-se para um modelo com foco no “culto do serviço ao cliente”. Embora o controle de estoque seja um item fundamental no processo logístico, pois este pode absorver até 40% dos custos, há igualmente outros fatores de pressão que concorrem para essa mudança.. Quais são os fatores de pressão da mudança do papel da logística tradicional? Resposta 3 Os fatores de pressão determinantes para o investimento na cadeia logística integrada são: ciclos de vida dos produtos mais curtos, demandas por parcerias, novos canais para os consumidores, competição externa, papel mais restrito dos distribuidores e clientes mais fortes e melhor informados.

5 fatores competitivos Versus Objetivos de desempenho
Perguntas - Respostas Questão 4 As empresas precisam estar atentas aos diferentes fatores competitivos e objetivos de desempenho, uma vez que se complementam e causam diversos efeitos, tantos internos quanto externos. Que fatores competitivos e objectivos de desempenho são esses? Resposta 4 fatores competitivos Versus Objetivos de desempenho Se os consumidores valorizam estes X então a vaporação precisará ser excelentes nestes; Preço baixo X custos; Qualidade alta X qualidade; Entrega rápida X rapidez; Entrega confiável X confiabilidade; Produtos e serviços inovadores X flexibilidade (produto/serviço) Ampla gama de produtos e serviço X Mix ou composto de produtos Quantidade ou prazo de entrega dos produtos e serviços X flexibilidade (volume ou/entrega)

6 Perguntas - Respostas Questão 5
O desempenho do supply chain associa-se mojoritariamente aos fatores: A capacidade de resposta às demandas dos clientes; a qualidade de produtos e serviços; a velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; na efetividade dos custos de produção e entrega e uso de capital. Descreva resumidamente como se apresenta a Cadeia de Logística Integrada? Resposta 5 Há o envolvimento de toda a firma na criação de um plano estratégico de logística que integre os fornecedores e clientes de modo alinhar os processos chaves do negócio. Com isso as mercadorias e os produtos fluem dos fornecedores aos consumidores finais e a informação faz o caminho inverso, partindo dos clientes finais até as fontes fornecedoras.

7 Perguntas - Respostas Questão 6
Cite alguns resultados se observa como exemplo em empresas globais que buscam integrar sua cadeia logística? Resposta 6 Empresas encontram tempo de resposta mais rápido entre o pedido até a entrega do produto, maior disponibilidade do produto ao consumidor, redução de estoque, aumento do volume dos produtos comercializados, redução do tempo médio de viagem da mercadoria, racionalizar a base de fornecedores garantindo a redução do lead time de fornecimento .


Carregar ppt "Repensando a Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google