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AULA 3
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Cadeia Logística : . Logística de Suprimentos . Logística de Produção . Logística de Distribuição.
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LOGÍSTICA CIRCUNSCRITA À EMPRESA
OPERAÇÃO FORNECEDOR CLIENTE LOGÍSTICA INBOUND Suprimento Físico OUTBOUND Distribuição Física LOGÍSTICA REVERSA OPERAÇÕES LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO No âmbito da empresa, as atividades logísticas estão distribuídas entre quatro diferentes segmentos: Logística de Inbound ou de suprimento físico Logística de produção Logística de outbound ou distribuição física Logística reversa (preocupação recente das empresas e dos governos) Caso Weril
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Logística de Suprimentos
Estratégia de suprimento de produtos em que os colaboradores da cadeia de abastecimento trabalham conjuntamente para: Eliminar custos em excesso. Eliminar investimentos em capital de giro. Aumentar a disponibilidade e qualidade dos produtos no ponto de venda.
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Logística de Produção A administração eficiente deste processo é
Planejamento e Programação da Produção . Capacidades (máquinas, mão-de-obra, etc.). Processos de Fabricação (gerando recursos para realizar os processo de fabricação). Movimentação e Armazenagem de Materiais ** Recebimento, Armazenagem, Expedição ** Layout e Fluxo de Material ** Embalagem ** Veículos Industriais ** Equipamentos de Movimentação ** Equipamentos de Estocagem A administração eficiente deste processo é Missão da Logística da Produção.
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EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO
Até anos 1980 Produção para estoques Production out’’ Push system’’ Grandes lotes Baixo mix Dos anos 1980 aos anos 1990 Produção para mercado Forte adoção do sistema Kanban. Pull system’’. Pequenos lotes. Mix elevado
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EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO
Anos 1990 à 2000 Adoção de sistemas de gerenciamento integrado. Forte adoção de sistemas de Informação ERP/MRP. Terceirização. Masserati Século XXI Customização em massa Postponement Lote unitário
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Armazenagem de Materiais
Movimentação e Armazenagem de Materiais
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MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS :
MOVIMENTO: Peças, materiais e produtos acabados devem ser movimentados de um lugar para outro. LUGAR: O material é de pouco significado em qualquer atividade,a não ser que esteja no local próprio para o uso. TEMPO:Cada passo ou processo numa empresa requer que os materiais estejam, disponíveis no momento que são necessários. QUANTIDADE: A demanda varia no mercado e entre operações em qualquer processo de produção. ESPAÇO : Espaço para guarda dos materiais usados ou não. É um dos mais importantes elementos em qualquer empresa, pois ele custa dinheiro.
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Layout - Fluxo
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EMBALAGEM
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Embalagem da Mercadoria EMBALAGEM DE TRANSPORTE
DEVEMOS PENSAR EM EMBALAGEM QUE RESISTA COM SEGURANÇA E DURABILIDADE LONGAS DISTÂNCIAS
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O que é Embalagem? Genericamente podemos definir como sendo o elemento que protege o que vende, além de vender o que protege, sendo assim uma integração de arte e ciência, exigindo conhecimentos diversos (design, logistica, materiais, cadeia de Fornecedores , etc..)
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UNITIZAÇÃO DE CARGAS É uma carga constituída de materiais (embalados ou não) arranjados e acondicionados de modo a possibilitar a movimentação e armazenagem por meios mecanizados como uma única unidade. Fonte : IMAM
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FCL – “Full container loaded” (Carga cheia)
Carga Geral FCL – “Full container loaded” (Carga cheia)
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LCL – “Less than a container loaded” (Carga fracionada)
Carga Geral LCL – “Less than a container loaded” (Carga fracionada)
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Carga a Granel: Sólida, Liquida, Gasosa
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Carga Perecível
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Carga Perigosa
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Carga de Dimensões ou Pesos Especiais
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Avarias Embalagem danificada pode prejudicar os negócios entre países, pois os custos dos danos às embalagens geralmente são do importador, diminuindo seu lucro e podendo até diminuir sua confiança no exportador. Correto Empilhamento Incorreto
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VEÍCULOS INDUSTRIAIS
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TRANSPORTADORES INDUSTRIAIS
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SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
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GONDOLAS (SUPERMERCADO) ESTRUTURA PORTA PALETES
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Logística de Distribuição
Planejamento dos Recursos de Distribuição Armazenagem de Produtos Acabados Transporte Sistema de Informações Sistema de Controle de Estoque Crossdocking Sistema de Picking
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Gestão Eficiente da Cadeia Logística
Os 2 momentos da verdade: 1. Meu produto está na gôndola ? Não = perdi Sim = continuo no jogo 2. Meu produto está no carrinho de compra ? Sim = GANHEI ! “...Enfim, é necessário a manutenção De ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS...” “O Serviço ao Cliente é um componente vital do gerenciamento da logística” 30
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Canal de Distribuição:
Podemos definir como sendo o caminho percorrido pelo produto desde o fornecedor até o consumidor final.a fim de realizar as tarefas planejadas por marketing. L O J A S F R N E C D U M I
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CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
M A R K E T I N G CANAL L O G Í S T I C A DISTRIBUIÇÃO FISICA FABRICANTE DEPOSITO DA FABRICA TRANSPORTE ATACADISTA DEPOSITO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE VAREJISTA DEPOSITO VAREJISTA CONSUMIDOR FINAL
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CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:
OBJETIVO E FUNÇÕES DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: Garantir a rápida disponibilidade dos produtos nos segmentos do mercado identificados como prioritários. Identificados o tipo de varejo adequado ao produto, definir o melhor sistema de distribuição para o produto. Aumentar ao maximo o potencial de vendas do produto, buscando entre os fabricantes e varejista parcerias permitindo a exposição dos produtos da forma mais adequada. Garantir o nível de serviço contratado pelos parceiros da Cadeia de Suprimentos.
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Expectativas do Cliente Relação à Integração de Canais
com Relação à Integração de Canais Possibilidade de encomendar um produto on-line e retirá-lo em um ponto-de-venda com localização conveniente. Possibilidade de devolver um produto encomendado on-line em uma loja próxima. Direito de receber descontos com base no total de compras realizadas on-line e off-line.
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Como um Distribuidor aumenta a eficiência?
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Funções dos Membros do Canal
Reunir informações. Desenvolver e disseminar mensagens persuasivas. Entrar em acordo sobre preços e outras condições. Formalizar os pedidos com os fabricantes. Levantar os recursos para financiar estoques. Assumir riscos. Fornecer condições para a armazenagem. Fornecer condições para o pagamento das faturas dos compradores. Supervisionar a transferência real de propriedade
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Níveis de Produção de Serviços
Tamanho do lote Tempo de espera Conveniência espacial Variedade do produto Apoio de serviço
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Identificação de Opções de Canal
Tipos de intermediário Número de intermediários Direitos e responsabilidades
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