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Formação de Preços de Venda Fauzi T Jorge Mark-up e precificação Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços.

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1 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Mark-up e precificação Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda. São Paulo: Atlas, 2009.

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3 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge O mark-up A precificação, ou formação de preços de venda, pode, sim, ser realizada com base nos custos do produto ou serviço a ser comercializado, como faz o comerciante a que nos referimos no Prefácio. Ao multiplicar por 2 o custo do produto adquirido, o comerciante aplica um mark-up 2, ou seja, um “fator sobre o custo direto” igual a 2, daí resultando o preço de venda de tal produto. Se o preço de venda inclui todos os tributos, estamos nos referindo a um “mark-up bruto”. Para preço de venda líquido, utiliza-se a denominação “mark-up líquido”. Mas essa simples operação requer alguns cuidados especiais, como veremos a seguir.

4 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Para o bom entendimento do conceito de mark-up, é conveniente uma primeira informação sobre outras importantes denominações utilizadas na formação de preços de venda. São elas: a margem de contribuição, o lucro operacional e o lucro líquido, que serão utilizadas na composição de nosso Demonstrativo Gerencial de Resultado (DGR). O DGR é uma demonstração com algumas modificações em relação ao Modelo da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) instituído pela Lei no. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conhecida por “Lei das Sociedades por Ações”, que é apresentado no Quadro 1.5.

5 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Quadro 1.5 Modelo da Demonstração do Resultado do Exercício RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos Vendas de Mercadorias Prestação de Serviços (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA Devoluções de Vendas Abatimentos Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos Vendidos Custo das Mercadorias Custo dos Serviços Prestados = RESULTADO OPERACIONAL BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas com Vendas Despesas Administrativas

6 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Quadro 1.5 Modelo da Demonstração do Resultado do Exercício (continuação) (-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS Despesas Financeiras (-) Receitas Financeiras Variações Monetárias e Cambiais Passivas (-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas OUTRAS RECEITAS E DESPESAS Resultado da Equivalência Patrimonial Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante (-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante = RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO (-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro = LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES (-) Participações de Administradores, Empregados, Debêntures e Partes Beneficiárias (=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO.

7 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Dentre os regimes tributários, os mais adotados são os seguintes: 1. Lucro Presumido Regime de tributação colocado à opção das pessoas jurídicas que tenham perspectiva de faturamento de até R$ 72.000.000,00 no ano fiscal, base setembro de 2013, ou “que não estejam obrigadas à tributação pelo lucro real em função da atividade exercida ou da sua constituição societária ou natureza jurídica”.

8 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge 2. Lucro Real Regime de tributação disponibilizado para pessoas jurídicas em geral, que não optarem pelo regime de tributação baseada em lucro presumido ou outro regime. Os impostos serão recolhidos com base no lucro tributável, nas condições previstas na legislação específica. Nesse regime de tributação, o PIS e a COFINS são considerados não-cumulativos, tais como o ICMS e o IPI. Dessa maneira, esses impostos, incidentes nas aquisições de matéria-prima, partes, peças e componentes, constituirão “crédito” a ser compensado desses mesmos tributos incidentes sobre a venda. No entanto, as alíquotas do PIS e COFINS são diferenciadas: no regime lucro presumido, as alíquotas base setembro de 2009 são de 0,65% e 3%, respectivamente; já no regime lucro real, as alíquotas são de 1,65% e 7,6%.

9 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Quadro 1.6 Demonstração Gerencial do Resultado RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos Vendas de Mercadorias Prestação de Serviços (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA Devoluções de Vendas Abatimentos Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos Vendidos Custo das Mercadorias Custo dos Serviços Prestados = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

10 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Quadro 1.6 Demonstração Gerencial do Resultado (continuação) (-) DESPESAS ADMINISTRATIVAS (-) DESPESAS COMERCIAIS (-) DESPESAS FINANCEIRAS = LUCRO OPERACIONAL BRUTO (-) Impostos incidentes sobre a receita/lucro IRPJ CSLL = LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO (-) Remuneração sobre o Capital Operacional (=) LUCRO LÍQUIDO

11 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge A formação de preços de venda com base no custo do produto Os cálculos que serão a seguir efetuados foram estabelecidos com base no regime de tributação Lucro Presumido. Com pequenas variações nos percentuais do PIS e da COFINS, essa sistemática pode ser utilizada também para o regime Lucro Real. Adotaremos, nessa precificação, a seguinte fórmula: Custo do Produto --------------------------------------------------------- [(100 – Margem de Contribuição %)/100] PV = ----------------------------------------------------------------------------------------------------------* [1+(% IPI/100)] 1-{[(% ICMS+% PIS+% COFINS)/100]+{[(% IRPJ+% CSLL)/100]*[1+(% IPI/100)]}}

12 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Sejam, então, os seguintes elementos: Custo do Produto/Mercadoria  $ 250,00 Margem de Contribuição %  63,374 % ICMS  18 % IPI  10 % PIS  0,65 % COFINS  3 % IRPJ  1,2 % CSLL  1,08 Mãos à obra!!

13 Formação de Preços de Venda fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Preços e composto de marketing Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda. São Paulo: Atlas, 2009.


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