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PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

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1 PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

2 PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO  Começou a adesão dos professores ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que este ano vai oferecer formação continuada aos educadores de todas as disciplinas.  Estão envolvidos o Ministério da Educação, que propôs a ação e vai assegurar as bolsas de estudos e as pesquisas;  as Secretarias de Educação, responsáveis pelo ensino médio no país;  Universidades públicas federais e estaduais, responsáveis pelos conteúdos.

3 Organização Coordenador Geral da IES Coordenador Adjunto da IES Supervisor Formador da IES Formador Regional Orientador de Estudo Professores e Pedagogos

4 Pacto Nacional pelo Ensino Médio OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Resolução/CD/FNDE nº 51, de 11 de dezembro de 2013  Podem participar todos os professores da rede pública estadual do Ensino Médio  Bolsa de estudo para o professor do Ensino Médio (R$ 200,00), para os professores:  Cadastrados no Educacenso como professores do ensino médio;  Efetivo exercício da docência em 2014;

5 CONSTITUIÇÃO DE TURMAS  Cada turma deverá ter um mínimo de 5 (cinco) e um máximo de 35 (trinta e cinco) professores e coordenadores pedagógicos;  Cada turma de professores deverá ter um orientador de estudo, responsável por formar os cursistas.  Nas escolas com menos de cinco professores ou coordenadores pedagógicos, estes deverão ser incorporados às turmas de outras escolas.

6 ORIENTADOR DE ESTUDO  Responsável para ministrar a formação, escolhido em processo público nas escolas.  Ser professor do Ensino Médio ou Coordenador Pedagógico.  Ser formado em Pedagogia ou Licenciatura.  Atuar há, no mínimo. Dois anos no Ensino Médio.  Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e encontros com o formador regional e ao trabalho de formação na escola

7 MATERIAL DA FORMAÇÃO  Utilização da produção do Ensino Médio Inovador;  Traz como referência básica as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio;  São textos reflexivos e provocativos, próprios para atividades coletivas e individuais;  Tem como lócus de debate a escola;  Será disponibilizado digitalmente para serem incorporados aos tablets;

8 COMPOSIÇÃO DO MATERIAL Material dar 1ª etapa de formação Caderno 1 - Ensino Médio e formação humana integral Caderno 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio Caderno 3 - O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral Caderno 4 - Organização e gestão democrática da escola Caderno 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Caderno 6 - Avaliação no Ensino Médio

9 COMPOSIÇÃO DO MATERIAL 2ª etapa de formação Segunda etapa - estudo aprofundado das áreas de conhecimento e suas articulações com os princípios e propostas das DCNEM e dos Direitos a Aprendizagem e Desenvolvimento: 1. Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia); 2. Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia); 3. Linguagens (L. Portuguesa; Artes; Ed. Física; L. Estrangeira Moderna); 4. Matemática

10 NRE – GUARAPUAVA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO José Amilton da Silva Carraro amiltoncarraro@gmail.com 3621-7634


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