Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEvelyn Basilio Alterado mais de 11 anos atrás
1
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
PLANO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA ELABORADO DE FORMA PARTICIPATIVA. CONJUNTO DE DECISÕES TOMADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR, EXPLICITADAS E ARTICULADAS NA DIREÇÃO DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO. MAPA DE ORIENTAÇÃO DAS AÇÕES DE TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR RUMO A UM PROJETO COMUM. UM PLANO NÃO SE FAZ NO VAZIO, MAS EM FUNÇÃO DE ALGO QUE SE DESEJA REALIZAR, OU SEJA, EM FUNÇÃO DE UM PROJETO.
2
PROJETO O PROJETO DA ESCOLA É UM PROJETO DE EDUCAÇÃO, UM PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ. ELE DEVE RESPONDER A DUAS QUESTÕES BÁSICAS: QUE TIPO DE FORMAÇÃO QUEREMOS/ PRETENDEMOS PARA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS? QUAL A EDUCAÇÃO NECESSÁRIA PARA CONCRETIZAR NOSSAS INTENÇÕES?
3
PROJETO EDUCATIVO E PDPI
UM PROJETO EDUCATIVO SE CONSTITUI DE UM CONJUNTO DE INTENÇÕES FORMATIVAS E DE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS QUE EXPRESSAM A UTOPIA FILOSÓFICA DE UM COLETIVO DE EDUCADORES. O PDPI É UM INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DE ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA DIREÇÃO DESSE PROJETO.
4
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO PDPI
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE UM PLANO PARA CONCRETIZÁ-LO VAI EXIGIR UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DINÂMICA EM QUE A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO SEJA UMA ATITUDE INCORPORADA AO AMBIENTE ESCOLAR. NÃO SE PLANEJA A FORMAÇÃO HUMANA À MARGEM DE UMA PERMANENTE REFLEXÃO FILOSÓFICA .
5
AÇÃO - REFLEXÃO - AÇÃO Pensar grande e agir no pequeno (Amyr Klink)
É PRECISO EXPLICITAR COMO SE PENSA A SOCIEDADE, SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, A ÉTICA, A EDUCAÇÃO E DEFINIR COMO SE GOSTARIA QUE FOSSE. É PRECISO IDENTIFICAR NOVAS FORMAS DE TRABALHAR E AS ESTRATÉGIAS PARA OPERACIONALIZÁ-LAS. Pensar grande e agir no pequeno (Amyr Klink)
6
PDPI Metodologia SITUACIONAL MARCO REFERENCIAL OPERATIVO DOUTRINAL
DIAGNÓSTICO NECESSIDADES PLANO DE AÇÃO SITUACIONAL OPERATIVO DOUTRINAL E. IDEAL E. REAL PROBLEMAS ENSINO/APRENDIZ. GESTÃO RELAÇÕES INTERP. OBJET. RESULT. AÇÕES E PROJ. PROD. MONITORAM. E AVALIAÇÃO
7
PREPARAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO
DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA PREPARAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO EQUIPE CENTRAL EQUIPES REGIONAIS EQUIPES LOCAIS
8
DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA
04 ETAPAS, ALTERNANDO-SE OS ENCONTROS DAS EQUIPES DE COORDENAÇÃO EQUIPE CENTRAL / EQUIPES REGIONAIS EQUIPES REGIONAIS / EQUIPES LOCAIS EQUIPES LOCAIS / COMUNIDADE ESCOLAR
9
Encontros na Escola Encontros Preparatórios
Equipes Central, Regional e Local Elaboração PDPI na Escola Coordenação Local Atividades Intermediárias Professores Direção/Esp. Alunos Pais/outros
10
Comunicação na Escola Circulação da Informação Murais E-mails
Comunidade escolar Boletins Circulares
11
DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA
ESTRATÉGIA DIDÁTICA SIMULAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE PLANEJAMENTO EM TODOS OS MOMENTOS E FASES DA METODOLOGIA; VIVÊNCIA PELA ESCOLA.
12
CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PDPI;
DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA MATERIAL DE APOIO CARTILHA DO PROJETO ESCOLAS-REFERÊNCIA; CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PDPI; COLETÂNEA DE TEXTOS PARA SUBSIDIAR OS ESTUDOS E DEBATES
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.