A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola"— Transcrição da apresentação:

1 JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Meio ambiente e sustentabilidade: Agenda 21

2 Agenda 21 Global Manual para orientar nações e
comunidades para o desenvolvimento sustentável Plano de intenções não impositivo Depende da conscientização da sociedade e da vontade política de suas lideranças Objetiva modificar o atual modelo de desenvolvimento  equilíbrio ambiental e a justiça social. Aspectos econômicos, sociais, ambientais, político-institucionais e outros.

3 Agenda 21 Global 04 seções  40 capítulos e ações conexas  guias para construção das Agendas 21 Nacionais e Regionais. Social e Econômica: relações entre meio ambiente e pobreza, saúde, comércio, dívida externa, consumo e população. Conservação e Gestão dos Recursos: gerenciar os recursos físicos para garantir o desenvolvimento sustentável.

4 Agenda 21 Global Fortalecimento dos Grupos Principais:
apoio a grupos sociais organizados e minoritários que colaboram para a sustentabilidade. Meios de Implementação: financiamentos e papel das organizações governamentais e não-governamentais, da ciência e da tecnologia e procedimentos de cooperação.

5 Agenda 21 Brasileira Objetivos
A economia da poupança na sociedade do conhecimento Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas. Retomada do planejamento estratégico, infra-estrutura e integração regional. Energia renovável e a biomassa. Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável.

6 Agenda 21 Brasileira Objetivos Inclusão social para uma sociedade
Solidária Educação permanente para o trabalho  e a vida. Promoção da saúde e democratização do SUS. Inclusão social e distribuição de renda. Universalização do saneamento ambiental 

7 Agenda 21 Brasileira Objetivos Estratégia para a sustentabilidade
urbana e rural  Gestão do espaço urbano  Desenvolvimento sustentável do Brasil  rural.  Promoção da agricultura sustentável. Promoção da Agenda 21 Local e o desenvolvimento integrado e sustentável. Implantação do transporte de massa e a mobilidade sustentável.

8 Agenda 21 Brasileira Objetivos Recursos naturais estratégicos:
água, biodiversidade e florestas  Preservar a quantidade e  a qualidade da água nas  bacias hidrográficas Política florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade.

9 Agenda 21 Brasileira Objetivos
Governança e ética para a promoção da sustentabilidade  Descentralização e o pacto federativo: parcerias, consórcios e o poder local. Modernização do Estado: gestão ambiental e instrumentos  econômicos.   Relações internacionais e governança global para o DS. Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação. Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade.  

10 Agenda 21 Brasileira 2003: fase de implementação
Elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, PPA Ações estratégicas do Programa Agenda 21 Implementar a Agenda 21 Brasileira. Elaborar e implementar as Agendas 21 Locais. Formação continuada em Agenda 21.

11 Agenda 21 Local . Instrumento de planejamento de políticas
públicas  gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável local Processo amplo e participativo com a sociedade civil e o governo: . Consulta e debate sobre problemas ambientais locais; Identificação e implementação de soluções para esses problemas.

12 Agenda 21 Local Etapas da Agenda 21 Local: Sensibilização Capacitação
Elaboração – definição de temas, elaboração de diagnósticos, formulação de propostas e definição de meios de implementação; Implantação

13 Agenda 21 na Escola Formando COM-VIDA: Comissão de Meio Ambiente
e Qualidade de Vida na Escola Estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade  criação de conselhos jovens e Agendas 21 nas escolas Oficina do Futuro: construindo projetos coletivos Técnica que ajuda a conduzir os passos de preparação da Agenda 21 na Escola e de qualquer outro projeto coletivo.


Carregar ppt "JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google