A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE ECONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Prof. Antonio Elder

2 1 - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder)
Microeconomia (AULA 4) 1 - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder) A) Divisão Básica do Estudo Econômico: Macroeconomia Microeconomia B) Os Temas da Microeconomia (Noções) Trata do comportamento das unidades individuais Unidades: consumidores, famílias, empresas etc. Explicação: a microeconomia explica como e porque essas unidades tomam decisões econômicas. PROF. ANTONIO ELDER

3 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA MICROECONOMIA (Prof. Antonio Elder)
Exemplos: A microeconomia esclarece como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e renda; A microeconomia explica como são determinados os preços dos bens; A microeconomia analisa a interação entre cada empresa e os consumidores, revelando como os mercados operam e se desenvolvem; A microeconomia estuda, através do comportamento dos consumidores e das empresas, a formação de preços em um determinado mercado.

4 Formação de Preços (Prof. Antonio Elder)
O objetivo de uma teoria (neste caso, o da teoria microeconômica) é o de prever e explicar. Para entender a Microeconomia, é importante entender também sobre mercado, preço, funções e equilíbrio. Preço: Um preço de um determinado bem e/ou serviço é a sua relação de troca pelo dinheiro, ou seja, é a quantidade de reais (R$) necessários para ser transacionada uma unidade da mercadoria (bem e/ou serviço).

5 Mercado e Funções (Prof. Antonio Elder)
Mercado: é o local ou contexto no qual compradores e vendedores tendem a comprar e a vender produtos; no caso da microeconomia, tem-se um mercado para cada bem e/ou serviço no sistema econômico (Ex: Vídeo “Ó Pai, ó”: retrato simples de um mercado em microeconomia >> endereço: Funções: De acordo com o contexto de mercados específicos, apresentam-se funções que demonstram relações entre compradores e vendedores, ou seja, uma função mostra a relação entre duas ou mais variáveis, tais como as relações demanda e preço e oferta e preço.

6 Equilíbrio e Cálculos (Prof. Antonio Elder)
Equilíbrio: O equilíbrio, de acordo com o que veremos nestas aulas, resulta do balanceamento das forças do mercado. Exemplos: 1) (Conforme o desenvolvimento do cálculo, marque a alternativa correta) Os valores do preço e da quantidade de equilíbrio são respectivamente: Qx = 88 – 12Px (função demanda) Qx = Px (função oferta) a) ( ) Px = 4,00; Qx = b) ( ) Px = 10,00; Qx = 100 c) ( ) Px = 3,00; Qx = d) ( ) Px = 5,00; Qx = 100

7 VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA (Prof. Antonio Elder)
PREÇO DO PRODUTO X (Px) RENDA DOS CONSUMIDORES DEMANDA DOS CONSUMIDORES PREÇO DE OUTROS PRODUTOS PREFERÊNCIAS

8 VARIÁVEIS QUE AFETAM A OFERTA (Prof. Antonio Elder)
PREÇO DO PRODUTO X (Px) CUSTOS PARA PRODUZIR E VENDER OFERTA DOS VENDEDORES (OU PRODUTORES) MUDANÇAS NA TECNOLOGIA NÚMERO DE EMPRESAS NO MERCADO

9 Análises Análise Normativa e Questões Positivas (Prof. Antonio Elder)
A microeconomia trata de questões positivas relacionadas à explicação e à previsão dos fenômenos. Porém, a microeconomia também é importante devido à análise normativa, na qual perguntamos quais são as melhores escolhas (para os consumidores e para as empresas). Freqüentemente, as análises normativas devem ser combinadas com juízos individuais de valor, pelo fato de que poderão estar envolvidos aspectos de equidade e justiça, bem como de eficiência econômica.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE ECONOMIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google