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Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade.

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Apresentação em tema: "Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade."— Transcrição da apresentação:

1 Fabiana Wanderley e-Mail: fwsmoreira@gmail.com Cognição e Afetividade

2 Primórdios da Discussão ¤ Cícero: As quatro paixões (libido, medo, alegria e tristeza) ¤ Comte: Usou a filosofia iluminista para a ordenação da sociedade. Propunha que através do homem racional poder-se-ia ordenar o caos social. A razão deve se sobrepor e o homem racional deve controlar as paixões. RESGATE DA DICOTOMIA RAZÃO X AFETIVIDADE. ¤ Descartes: Penso, logo... ¤ O erro de Descartes: expulsão da afetividade do universo do ser humano. Cognição e Afetividade.. Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

3 Concepções sobre Cognição e Afetividade ¤ 1a Concepção: ¤ Os problemas da aprendizagem repousam na cognição ¤ 2a Concepção: ¤ Os problemas da aprendizagem repousam nas emoções. ¤ 3a Concepção: ¤ Relação entre Cognição x Afetividade ¤ 4a Concepção: ¤ Cognição-Afetividade só pode ser concebida indissociavelmente. (Leandro Lajonquière) Cognição e Afetividade... Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

4 A Afetividade segundo os Cognitivistas ¤ Em Piaget: A afetividade acelera ou retarda a aprendizagem, mas não obtém um modificação nas estruturas lógico-formais( não é capaz de modificar os esquemas mentais). O sujeito de Piaget é um sujeito lógico, da lógica-formal. Ë um sujeito epistêmico. Na abordagem piagetiana, o organismo é impelido a conhecer o mundo e os objetos físicos, em virtude de uma necessidade de natureza intelectual. Cognição e Afetividade... Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

5 A Afetividade segundo a Psicologia Cognitiva ¤ Em Vygotsky: ¤ Propõe uma abordagem unificadora do ser humano, na qual os aspectos afetivos, sócio-culturais e intelectuais estão inter- relacionados. ¤ A obra desse autor é marcada pela tentativa de superação das dicotomias tão presentes na Psicologia: externo e interno; individual e social; afetivo e cognitivo. O problema de Vygotsky é psicológico e não epistemológico, pois o seu interesse é a constituição do sujeito a partir das internalizações dos elementos culturais. Ele estuda a constituição da subjetividade a partir da internalização de formas culturais, numa dimensão dialética, através da qual o afetivo e o intelectual não se separam. Cognição e Afetividade.. Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

6 A Afetividade segundo a Psicologia Cognitiva ¤ Em Wallon: ¤ Compartilha os princípios filosóficos de base marxista da teoria de Vygotsky. Busca compreender o psiquismo humano, investigando a gênese dos processos psíquicos em crianças nos vários campos de sua atividade e nos momentos de sua evolução psíquica. ¤ Propõe uma psicogênese da pessoa completa, considerando o desenvolvimento dos domínios afetivo, cognitivo e motor. ¤ A dimensão afetiva ocupa um lugar central tanto na construção da pessoa, quanto do conhecimento. A afetividade que é caracterizada pelas manifestações fisiológicas da emoção do primeiro ano de vida (impulsivo-emocional), constitui o ponto de partida do psiquismo. Cognição e Afetividade... Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

7 Cognição segundo a Psicanálise ¤ Freud, Alicia Fernandez e Leandro Lajonquière: ¤ Defendem a necessidade de uma articulação entre cognição e afetividade. (Sujeito Epistemofílico). A possibilidade de aprender relaciona-se com o desejo inconsciente de conhecer. ¤ Sujeito Desejo (Freud): Propõe a relação entre Psicanálise e Educação. Para Freud o ato de conhecer (a origem do conhecimento) não diz respeito apenas às funções cognitivas e afetivas da consciência, e sim a uma “trama de afetos” de ordem inconsciente. ¤ O desejo de saber e a necessidade de compreender estão dentro da criança e prolonga-se durante a vida através das inúmeras perguntas que surgirão posteriormente. (Anny Cordié). Cognição e Afetividade.. Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

8 O Desejo de Saber: implic.sócio-educacionais ¤ Sintoma: Aprendizagem ¤ Constituição da Subjetividade O desejo do sujeito se constituir. ¤ ERRO: indicador de uma estrutura cognitiva. Mostra a imbricação entre o momento da constituição da subjetividade da criança. Erro sintomático e Fracasso escolar: surge na dinâmica da sala de aula. Maria Helena Patto: Estudos sobre como o fracasso escolar desenvolve-se no interior das relações cotidianas do universo escolar. ¤ Professores não são analistas de sala de aula: o inconsciente não pode ser “lido” fora do enquadramento. Há um sujeito do desejo na aprendizagem e há sempre e sempre o desejo pelo conhecimento. Cognição e Afetividade Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com

9 Considerações Finais Reinvenção A vida só é possível reinventada. Anda o sol pelas campinas e passeia a mão dourada pelas águas, pelas folhas... Ah! tudo bolhas que vem de fundas piscinas de ilusionismo... - mais nada. Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada. Vem a lua, vem, retira as algemas dos meus braços. Projeto-me por espaços cheios da tua Figura. Tudo mentira! Mentira da lua, na noite escura. Não te encontro, não te alcanço... Só - no tempo equilibrada, desprendo-me do balanço que além do tempo me leva. Só - na treva, fico: recebida e dada. Porque a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada. Cecília Meireles Fabiana Wanderley e-Mail:fwsmoreira@gmail.com Cognição e Afetividade

10 Fabiana Wanderley e-Mail: fwsmoreira@gmail.com Cognição e Afetividade


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