Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrian Brunelli Bardini Alterado mais de 9 anos atrás
2
Retoma Sujeito Vocativo Simples Composto Subentendido Indeterminado
Camões escreveu sonetos e redondilhas. Composto Sá de Miranda e Camões escreveram sonetos. Subentendido Estudamos o soneto na aula. (nós) Indeterminado Escreveram-se muitos sonetos em Itália. (alguém) Vocativo Pedro, tu já leste algum soneto?
3
Retoma Predicado Complemento direto Complemento indireto
Camões escreveu redondilhas e sonetos. Complemento direto Camões escreveu vilancetes os Complemento indireto Camões escreveu poemas à sua amada lhe Complemento oblíquo Camões partiu para a Índia verbo + preposição selecionada pelo verbo
4
Exercícios Distingue complemento direto (A), complemento indireto (B) e complemento oblíquo (C). Camões brindou-nos com um lindo poema. A professora influenciou-nos para ler Camões. Camões ofereceu-nos lindas poesias. Apetece-me sair. O pai gostaria de oferecer uma viagem à filha. Camões partiu para a Índia. D. Sebastião concedeu a Camões uma tença por serviços militares. Camões dedicou um poema a uma escrava.
5
Soluções A C B A B C A B C A B
6
Retoma Complemento agente da passiva Modificador
A poesia de Camões foi aplaudida por muitos. Modificador Felizmente, Camões salvou Os Lusíadas. Camões salvou a epopeia com dificuldade. Modificador do nome restritivo O soneto clássico é cultivado por vários poetas. As redondilhas que foram cultivadas por Camões têm influência da poesia palaciana. Modificador do nome apositivo Camões, grande poeta, escreveu Os Lusíadas. Camões, que foi um grande poeta, escreveu a nossa epopeia.
7
Exercícios Distingue modificador (A), modificador do nome restritivo (B) e modificador do nome apositivo (C) Na Índia, Camões viveu tempos difíceis. Camões, que foi o nosso grande poeta épico, escreveu Os Lusíadas, possivelmente, numa gruta em Macau. Felizmente, Camões salvou Os Lusíadas, a notável epopeia dos lusitanos. Os sonetos que foram escritos por Camões são hoje lidos pelas gerações jovens. Petrarca, poeta do renascimento italiano, influenciou a poesia camoniana.
8
Soluções A B C A A A C B A B C
9
Retoma - Predicativo do sujeito
Os verbos copulativos selecionam predicativo do sujeito: ser, estar, continuar, ficar, parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se O predicativo do sujeito é obrigatório na frase. *O Pedro é. O predicativo do sujeito relaciona-se com o sujeito. O Pedro é simpático A Maria é simpática.
10
Retoma - Predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito pode apresentar várias formas: Camões foi um grande poeta grupo nominal A obra de Camões continua atual grupo adjetival Os Lusíadas estão em minha casa grupo preposicional A biblioteca fica perto grupo adverbial Camões parece amar a pátria oração
11
Predicativo do complemento direto
Este complemento relaciona-se com o verbo e com o complemento direto: Camões considera a mulher um ideal. complemento direto predicativo do complemento direto
12
Predicativo do complemento direto
O predicativo do complemento direto é um complemento que ocorre obrigatoriamente com verbos transitivos-predicativos (considerar, achar, julgar,…) e opcionalmente com verbos de outras classes (eleger, nomear,…). O predicativo do complemento direto pode ser um grupo adjetival A professora considerou os poemas extraordinários. um grupo nominal O aluno achou o soneto uma maravilha. um grupo preposicional Todos o tinham por poeta excecional.
13
Predicativo do complemento direto
O predicativo do complemento direto é um complemento obrigatório dos grupos verbais que têm como núcleo verbos transitivos-predicativos e, por isso, não pode ser suprimido: *A professora considerou os poemas. *O aluno achou o soneto. *Todos o tinham.
14
Predicativo do complemento direto
Com verbos de outras classes, o predicativo do complemento direto é um constituinte opcional: O povo elegeu o deputado seu presidente. O povo elegeu o deputado. O Rei nomeou o cavaleiro seu representante. O Rei nomeou o cavaleiro.
15
Predicativo do complemento direto
A pronominalização do complemento direto permite distinguir o predicativo do complemento direto do modificador. Quando uma expressão é um modificador , tem de ser incluída na pronominalização: Camões escreveu um soneto lindo. *Camões escreveu-o lindo. ≠ Camões escreveu-o. Pelo contrário, o predicativo do complemento direto não pode ser incluído na pronominalização do complemento direto: Os convidados consideraram a declamação fraca. Os convidados consideraram-na fraca. ≠*Eles consideraram-na.
16
Exercícios Distingue predicativo do sujeito (A), predicativo do complemento direto (B) e complemento direto (C) As cantigas são poesias de mote e glosa. Considero a poesia camoniana de grande valor. Camões elegeu o soneto como género favorito. A poesia camoniana permanece atual. A justiça julgou Camões como réu. Camões tornou-se um símbolo de Portugal. A epopeia camoniana revelou-se um hino a Portugal. O Presidente declarou o dia 10 de junho Dia de Portugal e das Comunidades.
17
Soluções A C B
18
Complemento do nome É um complemento selecionado pelo nome.
Coloca-se à direita do nome. Pode ser constituído por um grupo preposicional O soneto de Camões é lindíssimo. um grupo oracional A hipótese de reprovar motivou-o. um grupo adjetival (raramente) A revolta estudantil degenerou em violência.
19
Complemento do nome Nomes que selecionam complemento do nome
nomes icónicos: o retrato de Camões nomes que designam parentesco ou amizade: o amigo de Camões nomes que indicam autoria: a obra de Camões nomes que derivam de verbos: a construção do soneto nomes que derivam de outros nomes: o artista de rua nomes que derivam de adjetivos: a beleza da amada nomes que regem preposições: a mania das grandezas nomes que localizam eventos: o castelo de Leiria nomes que estabelecem uma relação de parte-todo: a perna da mesa possuidor-agente-tema: o livro da Maria (o seu livro); o quadro do Douro de Júlio Resende (o agente é Júlio Resende; o tema é o Douro) fonte-origem: o vinho do Porto matéria: mesa de madeira; camisa de seda
20
Exercícios Distingue complemento do nome (A) e modificador do nome restritivo (B) O soneto petrarquista influenciou Camões. Os sonetos de Camões constituem a medida nova. A poesia camoniana apresenta marcas clássicas. Os sonetos de Petrarca influenciaram a poesia de Camões. As redondilhas da lírica tradicional de Camões têm influência da poesia palaciana. A ideia de Camões ser um poeta antiquado está errada. Não podemos aceitar o facto de Camões ser esquecido.
21
Soluções A A A B A B
22
Complemento do adjetivo
É um complemento selecionado pelo adjetivo. Coloca-se à direita do adjetivo. É muitas vezes opcional. Pode ser constituído por um grupo preposicional (oracional ou não) Camões estava interessado em regressar a Portugal. Camões estava interessado no regresso a Portugal.
23
Complemento do adjetivo
Observa as seguintes frases: Luís de Camões estava interessado em imortalizar o povo português. Vasco da Gama estava disponível para comandar a armada. Os grupos preposicionais sublinhados são selecionados pelos adjetivos.
24
Complemento do adjetivo
Observa as seguintes frases: O rei D. Manuel ficou contente com a descoberta. Vasco da Gama ficou contente por ter sido bem sucedido. Os grupos preposicionais sublinhados são selecionados pelos adjetivos.
25
Exercícios Distingue complemento do nome (A) de complemento do adjetivo (B) A ideia de uma total rutura entre a Idade Média e o Renascimento é errada. Os portugueses, pela localização geográfica estratégica, sempre estiveram interessados no mar. A Reforma luterana foi instaurada em 1536. Naquele tempo, o mar foi um polo de atração. Os portugueses devem estar orgulhosos do seu passado histórico. Camões não morreu cercado por amigos.
26
Soluções A B
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.