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PublicouRui Bennert Almada Alterado mais de 8 anos atrás
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Profa. Giovana Deliberali Maimone
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"Documentos audiovisuais, como filmes e programas de rádio e televisão, proporcionam registros importantes dos séculos 20 e 21, ajudando a manter a memória comum de toda a humanidade". ( Irina Bokova – diretora geral da UNESCO )
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A chefe da Unesco afirmou que "grandes mudanças" transformaram a maneira pela qual a informação é gerada, acessada e gerenciada. Ela defendeu que os profissionais da área de preservação recebam "todo o apoio necessário para salvaguardar o patrimônio audiovisual da humanidade".
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Irina Bokova afirmou ainda que é preciso "agir agora para assegurar que as futuras gerações possam desfrutar do patrimônio audiovisual da humanidade" e que é "essencial compartilhar esse patrimônio, que contém lições, informações e conhecimento". Ela pediu a todos os governos que fortaleçam "as políticas nacionais, a fim de preservar e dar acesso ao patrimônio audiovisual em todas as suas formas, além de apoiar atividades profissionais para a identificação e a preservação de coleções de valor permanente".
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à medida que uma quantidade crescente de material audiovisual emerge na forma digital – incluindo e-mails, blogs, redes sociais e sites eletrônicos – todo o patrimônio audiovisual entra em perigo. Milhões de filmes, discos e fitas de áudio e vídeo correm o risco de virarem pó, desvanecendo gradualmente e desaparecendo.
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A UNESCO e a FIAF consideram que: As imagens em movimento são novas formas de expressão, particularmente características da sociedade atual, e nas quais se refletem uma parte importante e cada vez maior da cultura contemporânea”.
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Instâncias da Unesco que abordam a preservação do patrimônio audiovisual: Recomendação sobre a Salvaguarda e Conservação das Imagens em Movimento (1980); O Fundo Unesco/FIAF para preservação do patrimônio fílmico (1995); o Programa Memória do Mundo, que incentiva o registro público do patrimônio documental mundial; ICCROM, um centro de treinamento profissional.
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As imagens em movimento são bastante vulneráveis e seu desaparecimento constitui um empobrecimento irreversível do patrimônio cultural mundial. Atividades como: o restauro de filmes; mapeamento de filmografias nacionais; compra de equipamentos; treinamento de especialistas; intercâmbio, pesquisa e ensino.
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O Registro da Memória do Mundo, um registro público que identifica o patrimônio documental, foi criado em 1995 e é uma das ações mais importantes e também de maior visibilidade do Programa. Existem registros internacionais, regionais e nacionais, sendo que todos eles incluem somente “materiais de importância mundial”. O Brasil, até o início de 2009, tem um único item inscrito, a coleção de fotografias do imperador Pedro II.
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“A partir da percepção que os arquivos audiovisuais do século 20 estavam desaparecendo e que o treinamento profissional era uma demanda premente”, tenta-se formar um grupo internacional de profissionais especializados para disseminar as técnicas de conservação de imagens em movimento.
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O alcance de uma Recomendação da Unesco é limitado, uma vez que as normas sugeridas não precisam ser ratificadas pelos Estados e não há, portanto, consequências para o seu descumprimento.
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UNESCO – http://en.unesco.org/ IFLA - http://www.ifla.org/ IASA - http://www.iasa-web.org/ FIAF - http://www.fiafnet.org/ SEAPAVAA (Southeast Asia-Pacific Audiovisual Archive Association) - http://www.seapavaa.com/ Arquivo Nacional (Brasil) - http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm? tpl=home FUNARTE - http://www.funarte.gov.br/
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