A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP). PROF. THIAGO SILVA 1º MOMENTO TAQUARA /2015

2 A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM
INTIMAMENTE RELACIONADA AO CUIDAR Sociedades primitivas Nômades Mágicos sacerdotais (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

3 Modelos para demais escolas que foram fundadas posteriormente
Enfermagem Moderna Sai dos campos de guerra Introduzida nos Hospitais Nível de complexidade Técnico cientifica Medicina cresce Local onde se encontra a sala cirúrgica mais antiga mesmo antes da moderna anestesia e antissepsia Modelos para demais escolas que foram fundadas posteriormente 1º Hospital escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

4 (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

5 A área médica que se caracterizava como a profissão mais importante.
Século XIX A área médica que se caracterizava como a profissão mais importante. Enfermagem tinha o médico como o único profissional qualificado para ensinar. O profissional médico deliberava as funções para enfermagem. Evolução cirúrgica: Controle da dor. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

6 Evolução cirúrgica: Controle da dor
Surgiu também dos agentes como: Beladona, o álcool, o haxixe (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

7 VISÃO HOLÍSTICA ; BASES HUMANÍSTICAS PARA O PROCESSO DA CURA.
Controle de Infecção Hospitalar: Surgiu como medida de prevenção, mas não havia conhecimento de microorganismo patogênico e propagadores de infecção cirúrgica. Descobertas tecnológicas para evolução cirúrgica: Uso de máscaras, avental, luvas de borracha, a sistematização da lavagens das mãos, descoberta do raio-x, todos essenciais ao desenvolvimento da evolução cirúrgica. A evolução da enfermagem moderna participou da evolução do tratamento cirúrgico . VISÃO HOLÍSTICA ; BASES HUMANÍSTICAS PARA O PROCESSO DA CURA. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

8 ABANDONA A POSTURA DE CARITATIVA INTUITO DE ORGANIZAR
ENFERMAGEM PRÁTICA BASEADA EM CONHECIMENTO CIENTIFICO ABANDONA A POSTURA DE CARITATIVA DESTACARAM-SE ALGUNS MODELOS DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA INTUITO DE ORGANIZAR FOCO NO CLIENTE CIRURGICO (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

9 Enfermagem cientifica foi marcada por Wanda Aguiar Horta
O ano de 1979 Enfermagem cientifica foi marcada por Wanda Aguiar Horta Iniciando a SAE, como um importante instrumento para o paciente cirúrgico Atuação do enfermeiro Perioperatório Implementação do SAE, foi identificadas necessidades do cliente cirúrgico. Criando-se a SAEP Objetivo: de promover uma assistência humanística e holística Desenvolvida pelo enfermeiro com conhecimentos técnicos científicos Centro cirúrgico sendo um setor que necessita de profissionais qualificados. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

10 Enfermagem atual no centro cirúrgico
Enfermagem cirúrgica Área instrumental Solicitações médica Ações básicas para o ato anestésico. Cliente (Paciente) 2º Plano Enfermagem atual no centro cirúrgico Enfermeiro responsável tanto pelas questões administrativas , promover recursos humanos, materiais e assistir o paciente como um todo. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

11 O PROFISSIONAL ENFERMEIRO COMO INTEGRANTE DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, ELE TRABALHO COM DIVERSOS INTERESSES : DO CLIENTE; DOS FAMILIARES; DA INSTITUIÇÃO. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

12 Voltado para alcance da qualidade global.
ENFERMEIRO Voltado para alcance da qualidade global. Preocupados em oferecer aos clientes cirúrgicos uma assistência especializada Personalizada Humanizada Visando prevenir complicações no ato anestésico cirúrgico Garantir a segurança Contribuir para diminuir o stress do cliente contribuindo ao máximo para o seu bem-estar. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

13 DISCUSSÃO Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados. Florence Nightingale

14 Enfermagem Perioperatória
O CONCEITO DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA, SALIENTA A IMPORTÂNCIA DE DISPENSAR UM ATENDIMENTO CONTINUO AO CLIENTE CIRÚRGICO E A PARTICIPAÇÃO DO ENFERMEIRO DE CENTRO CIRÚRGICO EM CADA FASE DA ASSISTÊNCIA DO CLIENTE ASSEGURA A EVOLUÇÃO TRANQUILA DO TRATAMENTO. Pré-operatório Pós - operatório Trans-operatório (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

15 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA
A assistência de enfermagem perioperatória é fundamental para o paciente, abrangendo um referencial teórico relacionado à assistência holística, sistematizada, continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada. Cada fase começa e termina em um ponto particular na sequência de eventos e a cada uma compreende uma ampla gama de atividades que a enfermagem realiza. Madeira, M. Z. A.; et al (2011)

16 Período Pré-Operatório
Inicia-se no momento em que o cliente é avisado da necessidade do procedimento. As condições de enfermagem objetivam: Condições físicas e psicológicas adequadas até o momento em que é recebido no Centro Cirúrgico. Este período é composto por um conjunto de ações que visam à identificação de possíveis distúrbios no cliente reduzindo desta maneira os riscos cirúrgicos. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

17 Período Pré-Operatório
É DE RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO DE CENTRO CIRÚRGICO O PREPARO ADEQUADO DO CLIENTE, DE ACORDO COM O TIPO E PORTE CIRÚRGICO. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

18 ETAPAS DA AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIO
Entrevista Realizada pelo ENFERMEIRO Objetivando Educar paciente Explicando as rotinas Procedimentos Como será sua chegada no centro cirúrgico O que será feito (Procedimento) Como será sua recuperação após o procedimento Esclarecer dúvidas: Cliente e família (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

19 ALGUMAS ORIENTAÇÕES DO INDIVÍDUO QUANTO UMA SÉRIE DE FATORES COMO:
Jejum; Retirada de prótese dentárias; Adornos; Esmalte interfere (SPO2); Higiene oral e corporal; Esvaziamento intestinal, vesical previamente; Desconforto pela dor, pelo posicionamento cirúrgico e permanência em leito; Prevenção de complicações respiratórias, cardiovasculares e úlceras por pressão. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

20 Centro cirúrgico é um dos setores que mais aterrorizam os clientes devido ao medo do desconhecido, o ato anestésico em não acordar mais, a dor, medo da morte, por sua alta complexidade. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)

21 É POSSÍVEL PRÉ-ORIENTAR O CLIENTE ANTES DA INTERNAÇÃO, MANTENDO CONTATO VIA TELEFÔNICO NA VÉSPERA, PASSANDO INFORMAÇÕES E COLHENDO DADOS IMPORTANTES COMO A ORIENTAÇÃO DO JEJUM, EXAMES LABORATORIAIS E DE IMAGEM. Visita pré-operatória podemos utilizar de materiais didáticos em forma de manual com fotos ilustrativas do centro cirúrgico, materiais , equipamentos e a unidade de recuperação anestésica, visando humanizar atendimento. A FORMULAÇÃO DOS (DE) E AS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM (PE) SÃO IMPORTANTES PARA O PREPARO ADEQUADO DO CLIENTO NO POI, E O PANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES NO TRASOPERATÓRIO. (MALAGUTTI; BONFIM; 2011)


Carregar ppt "CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google