A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo II - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo II - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo II - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Fundamentos de Microeconomia Análise da Demanda de Mercado Análise da Oferta de Mercado O Equilíbrio de Mercado Exercícios

2 Fundamentos de Microeconomia
Microeconomia (Teoria de Preços) – estuda o comportamento das famílias e (Consumidores) das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados específicos) nos quais operam. - Preocupa-se mais com uma análise parcial.

3 dos fatores de produção
Fundamentos de Microeconomia Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados: mercado de bens e serviços preços dos bens e serviços mercado dos serviços dos fatores de produção salários, juros, aluguéis e lucros Remuneração

4 Fundamentos de Microeconomia
Bens e Serviços: de modo geral, pode-se dizer que bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Os bens são classificados em: Os Bens Econômicos são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. Tais bens apresentam como característica básica o fato de terem um preço. Quanto à natureza, os Bens Econômicos são classificados em dois grupos: Bens Materiais e Bens Imateriais ou Serviços. Quanto ao destino, os Bens Materiais classificam-se em Bens de Consumo e Bens de Capital.

5 Fundamentos de Microeconomia
Bens de Consumo são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser de uso não-durável ou seja. que desaparecem uma vez utilizados (alimentos, cigarros, gasolina etc.) ou de uso duráveis que tem como característica o fato de que podem ser usados por muito tempo (móveis, eletrodomésticos etc.). Bens de Capital (ou Bens de Produção), por sua vez, são aqueles que permitem produzir outros bens. São exemplos de Bens de Capital as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios etc. Tanto os Bens de Consumo quanto os Bens de Capital são classificados como Bens Finais, uma vez que já passaram por todos processos de transformação possíveis, significando que estão acabados.

6 Fundamentos de Microeconomia
Os bens ainda podem ser classificados ainda em Bens Privados e Bens Públicos. Os Bens Privados são os produzidos e possuídos privadamente. Como exemplo temos os automóveis, aparelhos de televisão etc. Os Bens Públicos referem-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público: educação, justiça, segurança, transporte, etc.

7 Fundamentos de Microeconomia
Recursos Produtivos: os Recursos Produtivos (também denominados fatores de produção) são elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de mercadorias as quais, por sua vez, serão utilizadas para satisfazer necessidades. Os Recursos Produtivos podem ser classificados em quatro grandes grupos: Terra, Trabalho, Capital e Capacidade Empresarial.

8 Fundamentos de Microeconomia
Terra (ou Recursos Naturais): é o nome dado pelos economistas para designar os recursos naturais existentes, ou dádivas da natureza, tais como florestas, recursos minerais, recursos hídricos etc. Compreende não só o solo utilizado para fins agrícolas, mas também o solo utilizado na construção de estradas, casas etc. Trabalho: é o nome dado a todo esforço humano, físico ou mental, despendido na produção de bens e serviços. Capital (ou Bens de Capital): pode ser definido como o conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam à satisfação das necessidades através do consumo, mas que são utilizados no processo de produção de outros bens. O capital inclui todos os edifícios, todos os tipos de equipamentos e todos os estoques de materiais dos produtores, incluindo bens parcial ou completamente acabados, e que podem ser utilizados na produção de bens.

9 Fundamentos de Microeconomia
Ceteris Paribus Expressão latina traduzida como “ outras coisas sendo iguais ”, é usada para lembrar que todas as variáveis, que não aquela que está sendo estudada, são mantidas constantes. - “tudo o mais constante”.

10 Fundamentos de Microeconomia
Ceteris Paribus Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes - O mercado em estudo não afeta e não é afetado pelos demais. - Verifica o efeito de variáveis isoladas, independente- mente dos efeitos de outras variáveis. Ex.: Preço sobre a procura de determinado bem Independente Outras variáveis: renda do consumidor, gostos, preferências, etc.

11 Análise da Demanda de Mercado
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço.

12 Análise da Demanda de Mercado
Valor de Utilidade: é o valor que atribuímos a determinada coisa (objeto, situação, sentimento, comportamento, esforço, informação, etc) conforme a utilidade que tem para nós em um determinado ponto de espaço e tempo. Por exemplo, um copo de água tem valor de utilidade diferente para uma pessoa que está morrendo de sede no deserto e para outra que se encolhe de frio numa região gelada (a pessoa pode ser até a mesma, só que em locais e tempos diferentes).

13 Análise da Demanda de Mercado
Valor de Utilidade pode ser medido em termos de benefícios. Por exemplo, um plano de saúde, pago por uma empresa, representa, para ela, o desembolso de algumas dezenas de reais, enquanto que, para o empregado, significa segurança para si e sua família. - Portanto, as pessoas vivem num constante avaliar, pesar e ponderar o conjunto de benefícios que recebe, medidos a partir dos Valores de Utilidade

14 Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.
Análise da Demanda de Mercado Fundamentos da Teoria da Demanda Em Economia o conceito de utilidade significa satisfação Baseia-se na teoria do Valor Utilidade. Dada uma Renda Ao demandar um bem ou serviço Consumidor Dados os preços de mercado Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.

15 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade Dentro do Conceito Mercadológico Utilidade se constitui no valor que o consumidor percebe através do uso de um produto. Utilidade econômica Essa habilidade de um bem ou serviço para satisfazer as necessidades ou desejos do cliente, se manifesta de várias formas distintas Utilidade de forma: é o valor conferido a um produto em virtude do fato de que os materiais e componentes que nele se incluem, foram combinados de tal forma a se ter aquele produto final específico. Utilidade de tempo: é o valor conferido a um produto em virtude do fato de que está disponível no momento em que é requerido.

16 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade de localização: é o valor conferido a um produto em virtude do fato que ele está no lugar onde é demandado. Também denominado de Valor de Transvecção. Utilidade de informação: consiste no valor que é conferido a um produto em virtude do fato que ele pode prover o usuário com informações úteis. Utilidade de posse: é o valor conferido a um produto em virtude do fato de que o comprador tem o direito legal de possuí-lo e usá-lo livremente. Utilidade de imagem: é o valor atribuído a um produto em virtude do fato de que traz satisfação para o usuário na criação de prestígio e estima.

17 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

18 Análise da Demanda de Mercado
Utilidade Marginal significa a utilidade adicional, ou seja, a utilidade proporcionada pelo consumo de uma unidade adicional. Supondo que temos sede, que já bebemos dois copos de água, mas que resolvemos beber ainda um terceiro; a utilidade adicional proporcionada por este copo de água designa-se como utilidade marginal. Existe uma utilidade marginal para o primeiro copo de água, outra para o segundo, outra para o terceiro, e assim sucessivamente

19 Análise da Demanda de Mercado
A Lei da Utilidade Marginal diz-nos que a utilidade marginal diminui à medida que consumimos unidades adicionais de um bem. Note-se que a utilidade total, que é a soma das utilidades marginais, cresce à medida que consumimos unidades adicionais, mas esse crescimento é cada vez mais atenuado.

20 Análise da Demanda de Mercado
Na figura encontra-se representada a evolução da utilidade marginal (UMa) correspondente ao consumo de várias unidades de um bem.

21 Análise da Demanda de Mercado
É a utilidade marginal que influencia a procura. Assim, o preço, influenciado pela procura, tenderá a situar-se ao nível da última unidade consumida. No gráfico seguinte, onde foi incluída a linha do preço (P), podemos definir duas zonas. A zona mais escura, abaixo da linha P, representa o valor que pagamos pelo consumo de uma determinada quantidade, ou seja: P x Q. A zona mais clara, acima da linha P, representa a utilidade que usufruímos ao consumir um bem económico, mas pela qual não pagamos. Esta "utilidade não paga" é designada como excedente do consumidor.

22 Análise da Demanda de Mercado
Ex: Utilidade Marginal Paradoxo da Água e do Diamante Por que a água, sendo mais necessária, é tão barata, e o diamante supérfluo, tem preço tão elevado ? Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundância) Água Grande Utilidade Marginal (escasso) Diamante

23 Análise da Demanda de Mercado
Variáveis que afetam a Demanda Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

24 Análise da Demanda de Mercado
Variáveis que afetam a Demanda qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi = quantidade procurada (demandada) do bem i pi = preço do bem i ps = preço dos bens substitutos ou concorrentes pc = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese ceteris paribus

25 Análise da Oferta de Mercado
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam vender, em função dos preços, em um determinado período. Considera-se que os produtores são racionais, já que estão produzindo com o lucro máximo, dentro da restrição de custos de produção.

26 Análise da Oferta de Mercado
Variáveis que afetam a Oferta de um bem ou serviço qoi = f( pi , pfp , pn , T, M) qoi = quantidade ofertada do bem i pi = preço do bem i Pfp = preço dos fatores e insumos de produção m (matéria- prima, mão-de-obra, etc.) pn = preço de outros n bens, substitutos na produção T = tecnologia M = objetivos e metas de empresário

27 Análise da Oferta de Mercado
Função Geral da Oferta Tudo o mais constante (ceteris paribus), se o preço do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para pro- duzir mais, os custos serão maiores, e o preço do bem deve ser aumentado. qoi > 0 pi Como os empresários reagem, quando se altera o preço do bem ou serviço, ceteris paribus. Aumentando a qtd. ofertada

28 Análise da Oferta de Mercado
Função Geral da Oferta Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros O

29 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e preço do fator (Insumo) de produção (Pfp) qoi = f(Pfp ) Supondo pi , pn , T, M constantes Preço do Fator de produção (Pfp). Se o preço do fator mão-de-obra aumenta, diminui a oferta do bem, ceteris paribus, (haverá um deslocamento). O mesmo vale para os demais fatores de produção, como terra, matérias- primas, etc. qoi < 0 Pfp

30 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva a) Aumento do preço do fator de produção, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” a) b) b) Redução do preço do fator de produção, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem.

31 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e preço de outros bens, substitutos na produção (Pn) qoi = f(Pn ) Supondo pi , pfp , T, M constantes Preço de outro bem substituto na produção (Pn). Ex.: Se o preço do bem substituto aumenta, e dado o preço do bem (ceteris paribus), os produtores diminuirão a pro- dução do bem, para produzir mais do bem substituto. qoi < 0 Pn

32 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva a) Aumento do preço do bem substituto, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” a) b) b) Redução do preço do bem substituto, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem.

33 Relação entre a oferta de um bem
Análise da Oferta de Mercado Relação entre a oferta de um bem e tecnologia (T) qoi = f(T) Supondo pi , pfp , pn , M constantes qoi Tecnologia (T). Um aumento na tecnologia, ceteris paribus, aumenta a oferta do bem. > 0 T

34 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” b) a) a) Aumento da tecnologia, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem. b) Redução da tecnologia, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem.

35 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e os objetivos e metas do empresário (M) qoi = f(M) Supondo pi , pfp , pn , T constantes Objetivos e Metas dos empresários. Poderá haver interesse do empresário de aumentar ou reduzir a produção. qoi > < = 0 M

36 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço A Oferta de Mercado é igual ao somatório das ofertas das firmas individuais, que produzem um dado bem ou serviço. n Omercado = qfirmas individuais j = 0 j = 1,2,...,n firmas. A cada preço, a oferta de mercado é a soma das ofertas das firmas individuais.

37 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida pela Firma A O Preço do Bem (R$) Quantidade oferecida pela Firma B O 80 60 40 20

38 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida pelo mercado O

39 Variações na quantidade ofertada
Análise da Oferta de Mercado Variações na quantidade ofertada Movimento ao longo da curva de oferta Preço Variações na oferta Desloca a curva de oferta Preços dos Insumos Preços dos Bens Subst. Tecnologia Objetivo do empresário Número de Vendedores

40 O Equilíbrio de Mercado (Oferta e Demanda)
de um Bem ou Serviço Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. Oferta Demanda Equilíbrio O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda. O equilíbrio se encontra onde as curvas de oferta e de demanda se cruzam. Ao preço de equilí- brio, a quantidade oferecida é igual a quantidade demandada (quantidade de equilíbrio).

41 O Equilíbrio de Mercado (Oferta e Demanda)
de um Bem ou Serviço Lei da Oferta e da Demanda O preço de qualquer bem se ajusta de forma a equilibrar a oferta e a demanda desse bem (Mecanismo de Preço). Demanda Não há excesso de oferta, nem excesso de demanda (qte que os consumidores querem comprar = qte que os produtores desejam vender).

42 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Oferta Situação em que a quantidade oferecida (Ex.: 15 unidades) é maior que a quantidade demandada (Ex.: 5 unidades). Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Oferta Excesso do Bem Fornecedores reduzem preços Mercado atinge o Equilíbrio

43 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Demanda Situação em que a quantidade demandada (Ex.: 15 unidades) é maior que a quantidade oferecida (Ex.: 5 unidades). Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Demanda Escassez do Bem Fornecedores aumentam preços Mercado atinge o Equilíbrio

44 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Oferta / Demanda / O Equilíbrio Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Oferta Equilíbrio Excesso de Demanda

45 O Equilíbrio de Mercado
Como um aumento na Demanda afeta o Equilíbrio. Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura (ceteris paribus). Preço do Livro 80 60 40 20 Quantidade de livros O D2 D1 1- O “hábito” aumenta a demanda A oferta permanece inalterada, pois este determinante não afeta direta- mente as livrarias. 2 - A curva de demanda se desloca para a direita. 3 - O preço e a qtd são aumentados (novo ponto de equilíbrio).

46 O Equilíbrio de Mercado
Como um redução na Oferta afeta o Equilíbrio. Ex: Um terremoto destrói várias editoras. Preço do Livro 80 60 40 20 Quantidade de livros O’ D O 1- O terremoto afeta a curva de oferta. A curva de demanda perma- nece inalterada, pois o terremoto não muda diretamente a quantidade demandada pelos compradores. 2- A curva de oferta se desloca para a esquerda (a qualquer preço a qtd ofertada é menor). 3- O preço aumenta e a qtd diminui (novo ponto de equilíbrio).

47 O Equilíbrio de Mercado
Uma Mudança simultânea na Oferta e na Demanda Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura e ao mesmo tempo, um terremoto destruindo várias editoras. Preço do Livro 80 65 40 20 Quantidade de livros O1 D2 D1 O2 1o 1o Caso 1- Ambas as curvas se deslocam. 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a esquerda. 3- Há dois resultados possíveis dependendo da extensão dos deslo- camentos das curvas. (a) A qtd e o preço aumentam.

48 O Equilíbrio de Mercado
Uma Mudança simultânea na Oferta e na Demanda Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura e ao mesmo tempo, um terremoto destruindo várias editoras. Preço do Livro 80 65 40 20 Quantidade de livros O1 D2 D1 O2 1o 2o Caso 1- Ambas as curvas se deslocam. 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a esquerda. 3- Há dois resultados possíveis dependendo da extensão dos deslo- camentos das curvas. (b) A qtd diminui e o preço aumenta.

49 O Equilíbrio de Mercado
Exercícios sobre Equilíbrio de Mercado 1 – Dados D = 22 – 3p (função demanda) S = p (função oferta) a) Determinar o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade. b) Se o preço for R$ 4,00, existe excesso de oferta ou de demanda ? Qual é a magnitude desse excesso ?

50 O Equilíbrio de Mercado
Exercícios sobre Equilíbrio de Mercado 2 – Dados: qdx = 2 – 0,2.px + 0,03.R qox = ,1.px e supondo a renda R = 100 pede-se: Preço e quantidade de equilíbrio do bem x. b) Supondo um aumento de 20% da renda, determinar o novo preço e a quantidade de equilíbrio do bem x.

51 O Equilíbrio de Mercado
Exercícios sobre Equilíbrio de Mercado 3 – Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: Qo = P Qd = 300 – 8.P Onde Qo, Qd e P são respectivamente, quantidade ofertada, quantidade demandada e o preço do produto. Qual será a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio ?


Carregar ppt "Capítulo II - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google