A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010

2 Copyright © 2010 Fundación AVINA AVINA conta com mais de 15 anos de trajetória, 105 colaboradores em 12 países, 4.500 aliados em 16 países. Entre 1994 e 2009 AVINA investiu US$ 370 Milhões na América Latina, fortalecendo milhares de iniciativas de desenvolvimento econômico sustentável com perspectivas como os Negócios Inclusivos, a Economia Solidária, Comércio Justo, RSE e a Competitividade da MPE, entre outras iniciativas relacionadas. Inspirada por seu fundador Stephan Schmidheny, AVINA fortaleceu ou investiu capital semente em organizações que agora protagonizam a agenda dos Mercados Inclusivos como a Rede SEKN, FUNDES, Ashoka, WRI, Endeavor, INCAE, WBCSD, entre outros. Em 2009, AVINA investiu USD $2,9 milhões na estratégia de Mercados Inclusivos através de 20 iniciativas em 7 países e 8 iniciativas de alcance regional. Desde 2007 o volume é de 12,3 milhões. Presença de AVINA

3 Copyright © 2010 Fundación AVINA Negócios Inclusivos Os Negócios Inclusivos são iniciativas economicamente rentáveis e ambiental / socialmente responsáveis, que utilizam os mecanismos de mercado para melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda, ao permitir: sua participação na cadeia de valor como agentes que agregam valor a bens ou serviços, fornecedores de matéria prima, ou vendedores/distribuidores de bens ou serviços; e/ou seu acesso a serviços básicos essenciais de melhor qualidade ou a menor preço; e/ou seu acesso a produtos ou serviços que lhes permita entrar em um “círculo virtuoso” de oportunidades de fazer negócios ou melhorar sua situação sócio-econômica. Negócios Inclusivos Os Negócios Inclusivos são iniciativas economicamente rentáveis e ambiental / socialmente responsáveis, que utilizam os mecanismos de mercado para melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda, ao permitir: sua participação na cadeia de valor como agentes que agregam valor a bens ou serviços, fornecedores de matéria prima, ou vendedores/distribuidores de bens ou serviços; e/ou seu acesso a serviços básicos essenciais de melhor qualidade ou a menor preço; e/ou seu acesso a produtos ou serviços que lhes permita entrar em um “círculo virtuoso” de oportunidades de fazer negócios ou melhorar sua situação sócio-econômica.

4 Copyright © 2010 Fundación AVINA demonstrando Através de Negócios e Mercados Inclusivos, queremos melhorar a qualidade de vida de milhões de latinoamericanos demonstrando que é possível gerar riqueza com equidade de maneira acelerada, inovadora e sustentável

5 Copyright © 2010 Fundación AVINA Em aliança com alguns dos protagonistas de Mercados Inclusivos na América Latina, AVINA construiu e implementou sua estratégia de Mercados Inclusivos Aliados de Alcance Nacional Aliados de Alcance Regional COBONEI

6 Copyright © 2010 Fundación AVINA A Estratégia de promoção dos Mercados Inclusivos desenvolvida pela AVINA e seus aliados na América Latina, opera através de três linhas de ação: Desenvolvimento de Mercados Inclusivos: incidir em setores chave da economia e melhorar o entorno do negócios conformando redes e alianças de atores nacionais e regionais capazes de colaborar para o desenvolvimento de Mercados Inclusivos. Comunicação e Mobilização a “Mudança de Paradigma”: incidir na forma em que a indústria, os mercados e a sociedade se comportam difundindo casos e aprendizagens, fomentando a criação de centros de referência universitários, institucionalizando conhecimento em escolas de negócio y gerando conteúdos meios de comunicação de massa. Desenvolvimento de Negócios Inclusivos: gerar um efeito demonstrativo através do fortalecimento de modelos de negócio de alto potencial de duplo ou triplo resultado oferecendo serviços específicos para que prosperem em grande escala.

7 Copyright © 2010 Fundación AVINA Gás BAN e Fundación Pro-Vivienda Social Argentina Local: Moreno – noroeste de Buenos Aires Habitantes: 380.000 sendo 70% abaixo da linha da pobreza Problema: Depois da privatização das empresas prestadoras de serviços públicos - anos 90 – a expansão dos serviços a bairros populares foi limitada devido a baixa rentabilidade e alto risco. Atores: –FPVS – 10 anos de experiência em atuação nesta comunidade com apoio para infraestrutura e microcrédito ; –Ministerio Nacional de Desarrollo Social; –Gás Natural BAN – multinacional espanhola; –Banco Mundial – USD 250.000; –Organizações comunitárias – 40 ONGs Primeira ação: “Comunidad Organizada” fez uma consulta à população para determinar o potencial consumo e validar o interesse real de aderência ao projeto. De um total de 3000 lares, 83% se apresentaram como potenciais usuário do serviço de gás. E estariam dispostos a pagar um valor razoável pela instalação da tubulação externa. Investimento inicial: US$ 1.720.000 que permitia a criação de 70.000 metros de rede externa e 2.600 conexões internas, beneficiando a 20 mil pessoas em 4 anos.

8 Copyright © 2010 Fundación AVINA Gás BAN e Fundación Pro-Vivienda Social Argentina Um projeto que parecia inviável tanto para o sector público quanto para as empresas privadas teve resultados contundentes uma vez que se romperam vários paradigmas: –É impossível reunir y colocar em acordo comunidades numerosas, de baixa renda e de preparação profissional limitada; –Os setores de baixa renda não estariam dispostos a pagar pelos custos reais (sem subsídios) de um serviço público sob condiciones apropriadas; –As populações de baixa renda podem cumprir com cotas/prestações de maneira responsável (o número de inadimplência variou foi de 4%, similar a média da Gás BAM.

9 Copyright © 2010 Fundación AVINA Programa Investimento Reciclável São Paulo - Brasil Atores: Banco Real, Susano Papel e Celulose, Instituto Ecofuturo, AVINA, PANGEA, cooperativas de catadores. Ciclo fechado de produção/consumo/reciclagem Inclusão do catador Fundo: R$ 360 mil para estruturação de cooperativas e giro - retorno em 24 meses –Se soma a outras iniciativas governamentais, privadas ou sociais de apoio às cooperativas. Reciclato®. –Composto de 75% de aparas pré-consumo e 25% de aparas pós-consumo, parte das quais adquiridas diretamente de cooperativas de catadores de material reciclável, –Desafio: Escala – 10% dos 25% das aparas pré-consumo. –Envolve hoje 85 cooperativas, cerca de quatro mil cooperados e 14 mil beneficiados indiretamente.

10 Copyright © 2010 Fundación AVINA Investimento Social Rentável – Impact Investiment INVERSOR - Colombia O Fundo Inversor é um Fundo de Capital Privado que busca canalizar recursos de seus investidores para alavancar planos de crescimento, expansão ou consolidação de pequenas y medias empresas com um modelo de negócio que gera altos níveis de impacto social. Associa a este investimento um acompanhamento estratégico às empresas a fim de potencializar a criação de valor, o crescimento econômico e do impacto social gerado. O fundo tem a expectativa de levantar cerca de USD $20 milhões e realizar transações entre USD $125 mil e $1 milhão.

11 Copyright © 2010 Fundación AVINA

12 Atores:

13 Copyright © 2010 Fundación AVINA Estrutura:

14 Obrigado! paulo.rocha@avina.net


Carregar ppt "Mercados Inclusivos América Latina, Abril de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google