A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Econômico Local e Regional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Econômico Local e Regional"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação Empreender, Joinville

2 Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99)
De que estamos falando? Desenvolvimento Econômico Local e Regional Criação de renda e emprego através de fortalecimento de agricultura, indústria, comércio e serviços através de criação de uma vantagem competitiva no nível do município e da microregião

3 Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada criação de uma vantagem competitiva regionalizada fortalecer ainda mais pontos fortes, Alavancar potenciais existentes especialização e colaboração entre empresas e com instituições de suporte integração ativa em cadeias internacionais

4 Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos O triângulo da promoção de empresas O triângulo de fatores alvos O triângulo de política locacional O triângulo de desenvolvimento sustentável

5 O triângulo da promoção de empresas
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) O triângulo da promoção de empresas atração de fornecedores, empresas complementares, produtores de bens de capital, empresas de serviços promoção de terceirização, spin-off, suporte na sucessão empresarial fortalecer empresas locais promoção de novos empreen- dimentos atrair novas empresas novas oportunidades na indústria, comércio e serviços

6 Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99)
O triângulo de fatores alvos de uma política de competitividade regionalizada fatores de localização estáticos/objetivos relevantes para empresas relevantes para empreendores e funcionários fatores dinâmicos/subjetivos

7 Fatores Estáticos/ Objetivos
localização geográfica infra-estrutura de transporte infra-estrutura de comunicação mão-de-obra (qualidade, quantidade) disponibilidade de terrenos impostos / incentivos aspectos do meio ambiente

8 Fatores Dinâmicos/Subjetivos, relevantes para empresas
cultura empresarial e econômica da região imagem / percepção da região atuação do governo / atendimento às empresas presença de empresas do ramo instituições de treinamento e formação instituições de pesquisa, tecnologia, exames e certificação ambiente inovador da região desempenho de associações e sindicatos patronais

9 Fatores Subjetivos, relevantes para empreendores e funcionários
qualidade da habitação e do bairro qualidade ambiental qualidade de escolas qualidade de infra-estrutura social e de saúde oferta de lazer

10

11 O triângulo de sinergias entre atividades de competitividade regionalizada
promoção econômica: * preparação e reciclagem de terrenos * distritos e condomínios de alta qualidade * fortalecer a imagem e fatores não tangíveis promoção de emprego: * programas de emprego e renda c/ formação * casas populares planejamento urbano e regional: * criar espacos estruturados * criar um perfil específico * aumentar a qualidade urbana e do meio ambiente

12 O triângulo do desenvolvimento sustentável
Ecológico Econômico Social

13 Evolução da política de competitividade regionalizada: o padrão internacional
definição de uma estratégia regional ligação entre promoção econômica e outras atividades integração c/ Agenda 21 suporte p/ novos empreendimentos incubadoras tecnológicas suporte p/ empresas em crise sucessão empresarial atração de empresas agência de desenvol- vimento marketing imagem apoio p/ empresas disponibilização de terrenos

14 Atores de uma política de competitividade regionalizada
* secretarias municipais estaduais * autarquias * banco de desenvolvimento * estatais (infra- estrutura) * entidades de suporte públicas * associações * sindicatos patronais e de trabalhadores * grandes empresas * incorporadoras * empresas de infra- estrutura * entidades de suporte priv. PPP Agências de desenvolvimento setor público setor privado

15 Conceitos de análise do ambiente local, 1: Michael Porter
Empresas chaves Concorrência local Demanda sofisticada Instituições de suporte Entidades de classe Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

16 Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Nível meta Padrões da organização política e econômica orientadas ao desenvolvimento Capacidade p/ formulação de visões e estratégias Memória coletiva Coesão social Disposição a mudar e aprender Status social de empreendores Estrutura competitiva da economia Nível macro Ambiente econômica, político e legal estável Polítical cambial Política monetária Política orçamentária Política fiscal Nível meso Políticas específicas p/ criação de uma vantagem competitiva Política anti-trust Política de comercio exterior Proteção ao consumidor Promoção das exportações Política regional Política de infra estrutura Promoção econômica Política industrial Política ambiental Política de educação Política tecnológica Nível micro Atividades dentro de empresas para criar uma vantagem competitiva Cooperação formal e informal, alianças, aprendi- zagem conjunto

17 Conceitos de análise do ambiente local, 2: Competitividade sistêmica
Nível meta Nível macro Nivel meso micro Internacional Nacional Regional Local Concorrência entre sistemas econômicos Modelo nacional de desenvol- vimento Identidade e espírito regional União entre atores locais Mercado financeiro internacional Política macro- econômica Disponibilidade de recursos p/ investimentos ensino Protocolo de Montréal Promoção de exportações Apoio p/ pes- quisa e exten- são tecnológica PMEs e novos empreendim. Cadeias internacionais de produtos Grandes empresas Redes de fornecedores Micro e pequenas


Carregar ppt "Desenvolvimento Econômico Local e Regional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google