A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos

2 Segundo a Wikipédia, Tecno é "técnica, arte, ofício" e Logia, Estudo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia Portanto, Tecnologia é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

3 Nossas FERRAMENTAS

4 CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais.

5 Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

6 A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.

7

8 A elaboração do mapa conceitual contempla todos os conceitos que aparecem na questão de investigação e nas duvidas e certezas; Um conceito é em geral um substantivo - um termo que representa uma ideia ou mesmo um objeto;

9 Por exemplo, o termo \“ambiente online\", que aparece nas dúvidas, pode ser considerada um conceito, \“Pbworks\" também; Colocar todos os conceitos num papel e começar ver as relações entre eles (setas); As setas são em geral caracterizadas por um verbo. Por exemplo, entre o conceito \“ambiente online\" e o conceito \“Pbworks\“, podemos colocar uma relação descrita com o verbo \“escolher\";

10 Levantar as questões do grupo Agrupar questões parecidas Formar grupos Inserir tabela: dúvidas temporárias e certezas provisórias (REGISTRO ONLINE OU NO PAPEL) Pesquisa (QUALQUER PORTADOR DE INFORMAÇÃO) Síntese Relato da Experiência (APRENDIZAGENS)

11

12 A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na ideia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas ideias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:

13 As entradas para a aprendizagem são importantes; Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados; Novas ideias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno; Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.

14 Mapas conceituais podem ser utilizados como: Estratégia de estudo Estratégia de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar Pesquisas educacionais

15 Fazer anotações Resolver problemas Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios Preparar-se para avaliações Identificar a integração dos tópicos

16 Tornar claro os conceitos difíceis, organizando-os numa ordem sistemática Reforçar nos alunos a compreensão e aprendizagem Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos ou que estão faltando Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino/aprendizagem e o alcance dos objetivos alcançados pelos alunos

17 Para Saber Mais http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ http://tecnologiaeducacao.pbworks.com/f/A+constr+de+Conhec imentos+por+Mapas+Conceituais.pdf http://tecnologiaeducacao.pbworks.com/f/A+constr+de+Conhec imentos+por+Mapas+Conceituais.pdf http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.htm#ixzz26pes DPc7 http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.htm#ixzz26pes DPc7 Para Baixar o Programa http://cmap.ihmc.us/download/ Para Aprender a usar o Cmap Tools http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/tutoriais/trilha- antiga/mapas_conceituais/paginas/breve_introducao.htm http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/tutoriais/trilha- antiga/mapas_conceituais/paginas/breve_introducao.htm Último acesso em: 18/09/2012.


Carregar ppt "Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google