Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Técnicas Educativas e Processos Grupais
2
Grupo: Estratégia para práticas de Educação em Saúde;
Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
3
Práticas Educativas Reflexões sobre práticas educativas.
Repensando nossas práticas cotidianas; Saber Acadêmico e Saber Popular; Construção Coletiva do Conhecimento;
4
Como aprendemos?
5
Como aprendemos? Teorias Construtivistas: Piaget; Vygotsky Ausubel
Novak Gowin
6
Apredizagem Significativa
“...é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária, a um aspecto da estrutura cognitiva do aprendiz. “
7
Apredizagem Significativa
“Há um processo de interação no qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, servindo-se de ancoradouro, incorporando-o e assimilando-o; porém, ao mesmo tempo, modificando-se em função dessa ancoragem.”
8
Apredizagem Significativa
Subsunçor Nova Idéia
9
Apredizagem Significativa
Novak – um evento educativo implica uma ação para trocar significados e sentimentos entre professor e aluno, com objetivo de promover a aprendizagem significativa de um novo conceito. Experiência afetiva é positiva quando o aprendiz ganha em compreensão; A experiência afetiva é negativa quando o aprendiz sente que não está compreendendo;
10
Aprendizagem Significativa
Aplicações para Práticas Educativas em Saúde: É importante estar estimulado para trabalhar Medo da violência Banho de realidade, entrar na realidade do local para compreender melhor a dinâmica Muitas coisas irritam como a invasão na sala por exemplo Depois que pude me expressar mais e me mostrei mais para o paciente a relação Melhorou O significado que é pra mim é para o paciente também, fica no mesmo patamar “Perder tempo com o paciente”...quando comecei a entender como os pacientes pesavam, ficou mais fácil para explicar “Ensinar” Precisamos aprender a falar de outra forma o que é pressão alta, cárie...para o paciente entender Realidade da unidade muito analfabetismo – mudanças: sentar em roda, trocar idéias, Produzir o conhecimento a partir do que eles tinham, do que eles traziam, tentativa de fazer aliança com a comunidade (pastores) “Falar a lingua deles”
11
Se colocar de uma maneira igual
Valorização do conhecimento que o outro tem Trocar conhecimento também entre os profissionais Para os trabalhos em grupo é necessário estar afetado, para fazer sentido é preciso gostar Todo mundo busca afeto e atenção, é importante tratar o paciente como gostaríamos de ser tratados “ dar e receber” Dar mais atenção e compreender o que o paciente fala, fazer dinâmica
12
Algumas dicas Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa;
Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Criticidade; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Estética e ética; Corporeificação das palavras pelo exemplo; Risco, aceitação do novo e rejeição de formas de discriminação; Respeito à autonomia do educando;
13
Algumas dicas Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância;
Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Bom senso; Humildade e tolerância; Alegria e esperança; Convicção de a mudança é possível; Curiosidade; Comprometimento; Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo;
14
Algumas dicas Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar;
Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire – Paz e Terra, 1996. Ensinar exige: Liberdade e autoridade; Saber escutar; Disponibilidade para o diálogo; Querer bem aos educandos;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.