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Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.

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1 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas FEBRATEL Novembro 2006

2 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Objetivos da Pesquisa  Conhecer o posicionamento das empresas do setor de serviços de Telecomunicações sobre a situação do uso da terceirização.

3 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Questões - Chaves  Quais serviços as empresas pesquisadas utilizam de forma terceirizada?  Quais os fatores agregadores de valor ao setor de serviços de Telecomunicações na sua decisão de terceirizar serviços?  Que problemas a forma de regulamentação tem trazido?  Qual a percepção das empresas sobre o papel das entidades associativas como a FEBRATEL e os sindicatos patronais do setor nos seus processos de decisão sobre terceirização de serviços?

4 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Metodologia da Pesquisa  Questionário disponibilizado via link através de e-mail;  Solicitação às empresas do setor para participação na pesquisa feita pela FEBRATEL através de questionários enviados diretamente as empresas;  Participaram da pesquisa 14 Empresas

5 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Participantes na cadeia de valor do setor  Telefonia Fixa  Telefonia Móvel Celular  TV por Assinatura (cabo)  Planejamento, projetos, instalação e manutenção de serviços de telecomunicações  Rádio Difusão  Satélites  TV aberta  Longa distância  Transmissão ou armazenamento de dados

6 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Perfil dos respondentes Cargo ocupante na empresa Perfil dos respondentesFreqüênciaPercentual (%) Diretor / Gerente / Coordenador de RH537% Presidente / Diretor Geral428% Diretor / Gerente Adm. Financeiro / Ger. Adm.321% Diretor / gerente de Operações17% Supervisor / Analista de RH17% Total14100%

7 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Perfil das empresas participantes Quantidade de empregados

8 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Perfil das empresas participantes Valor do faturamento bruto anual

9 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Perfil das empresas participantes Atividades nas quais atuam Atividades do SetorFreqüênciaPercentual (%) Planejamento, projetos, instalação e manutenção de serviços de telecomunicações 1025% Telefonia Móvel Celular920% Telefonia Fixa818% Transmissão ou armazenamento de dados / multimídia613% Longa distância511% TV por assinatura (cabo)49% Rádio difusão12% Satélites12% Total100%

10 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Os serviços terceirizados mais contratados Qual(is) o(s) serviço(s) terceirizado(s) pela sua empresa?

11 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações As vantagens que as empresas do setor consideram ao terceirizar Fatores decisórios Fatores considerados na decisão de terceirizar um serviçoPercentual (%) Simplificação dos processos gerenciais, concentração em funções chaves e ganho de tempo para concentrar-se no core-business 58% Redução e controle de custos e orçamento23% Acesso a conhecimento especializado13% Liberação de recursos do capital para investimento13% Total100%

12 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Os fatores que restringem a terceirização Fatores de restrição / facilitação à implantação da TerceirizaçãoPercentual (%) Falta de regulamentação, medo de passivo trabalhista, problemas com sindicatos e autoridades trabalhistas 42% Falta de qualidade, conhecimento e má qualificação técnica33% Dificuldades na gestão com o prestador8% Custos não compensatório7% Falta de certificação5% Outros5% Total100%

13 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Problemas que a falta de regulamentação tem trazido 41% 25%

14 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Relevância do papel da FEBRATEL e dos Sindicatos Patronais do setor Em que a FEBRATEL e os Sindicatos Patronais podem contribuir Papéis das entidades associativasPercentual (%) Atuação no parlamento para mudar a legislação (Congresso Nacional) e suporte institucional para regulamentação 58% Estabelecimento de critérios de qualificação do prestador14% Estabelecimento de selos de qualidade7% Elaboração de programas de capacitação7% Realização de fóruns de debates7% Criação de bancos de dados referentes a oportunidade e preços praticados 7% Total100%

15 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Conclusões: Empresas do setor terceirizam quase somente atividades clássicas Há medo de terceirizar devido problemas legais Quase todas as empresas pesquisadas têm ou já tiveram problemas com o Ministério do trabalho ou Ministério Público do Trabalho Ganho gerencial e concentração nas funções chaves do negócio são as principais razões para terceirizar (57%) Redução de custos também é motivo para terceirizar porém é secundário (23%)

16 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Conclusões: Falta de regulamentação, passivo trabalhista e problemas com autoridades são os fatores que mais restringem a terceirização (42%) É muito significativo o número de empresas que se queixam de que há baixa qualidade, falta de conhecimento e má qualificação técnica nos terceirizados (33%) A falta de regulamentação tem gerado muitas flutuações e dificuldades com autoridades trabalhistas A FEBRATEL e os sindicatos podem contribuir muito atuando junto ao Congresso Nacional para melhorar a legislação (regulamentar)

17 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações POR QUE URGE REGULAMENTAR A terceirização é uma tendencia mundial. O modelo trabalhista brasileiro está na contra-mão da história. Necessidade de acabar com as dúvidas sobre atividade-fim e atividade-meio geradora da maioria das multas e processos. Permitir a sub-contratação (quarteirização) necessária em grandes contratos. Diminuir os riscos de vinculo trabalhista entre trabalhadores terceirizados e o tomador de serviços gerador de reclamações. Permitir a prestação de serviços tambem no estabelecimento do tomador.

18 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações POR QUE URGE REGULAMENTAR Dar ao tomador maior liberdade na gestão dos terceirizados sem medo de caracterização de vinculo empregatício. Definir os responsáveis diretos pelas condições de segurança do trabalho. Eliminar reivindicaçoes de paradigmas salariais, extensão de benefícios. Diminuir o passivo trabalhista das empresas tomadoras de serviços terceirizados Dar segurança ao tomador de serviços em relação ao verdadeiro custo da terceirização.

19 Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Obrigado!


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