A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam."— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA CULTURAL

2 Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam de algo que ela está disposta a oferecer. É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam de algo que ela está disposta a oferecer.

3 IMPORTANTE O surgimento da Sociedade Capitalista transformou as manifestações culturais em produto. O surgimento da Sociedade Capitalista transformou as manifestações culturais em produto.

4 Todo este cenário desencadeou a formação da indústria cultural. QUE É O CONJUNTO DE EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E REDES DE MÍDIA QUE PRODUZEM, DISTRIBUEM E TRANSMITEM CONTEÚDO ARTÍSTICO E CULTURAL COM UM ÚNICO OBJETIVO DE ADQUIRIR LUCRO. Todo este cenário desencadeou a formação da indústria cultural. QUE É O CONJUNTO DE EMPRESAS, INSTITUIÇÕES E REDES DE MÍDIA QUE PRODUZEM, DISTRIBUEM E TRANSMITEM CONTEÚDO ARTÍSTICO E CULTURAL COM UM ÚNICO OBJETIVO DE ADQUIRIR LUCRO.

5 A idéia de indústria cultural ganhou visibilidade a partir da obra a Dialética do esclarecimento de Adorno e Horkheimer. A idéia de indústria cultural ganhou visibilidade a partir da obra a Dialética do esclarecimento de Adorno e Horkheimer. A indústria cultural oferece a proposta do prazer pelo consumo inacabado. A indústria cultural oferece a proposta do prazer pelo consumo inacabado.

6 Para Adorno a Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir pelos seus próprios pensamentos. Para Adorno a Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir pelos seus próprios pensamentos.

7 Nesta corrida por ter as coisas do momento nasce o individualismo, que de acordo com Adorno, é fruto de toda a história da Indústria Cultural. Nesta corrida por ter as coisas do momento nasce o individualismo, que de acordo com Adorno, é fruto de toda a história da Indústria Cultural.

8 PARA ADORNO: Tudo na indústria cultural torna-se negócio. Tudo na indústria cultural torna-se negócio.

9 PARA ADORNO O homem nesta Indústria Cultural não passa de um mero objeto, diferente da arte que é momento em que o homem se liberta. O homem nesta Indústria Cultural não passa de um mero objeto, diferente da arte que é momento em que o homem se liberta. A força da indústria cultural é revelar nos homens a NECESSIDADE – principalmente de algo não necessário. A força da indústria cultural é revelar nos homens a NECESSIDADE – principalmente de algo não necessário.

10 As culturas estrangeiras também são inseridas em nossa mídia, em determinados momentos com muita força. As culturas estrangeiras também são inseridas em nossa mídia, em determinados momentos com muita força.

11 A produção da indústria é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagens cultural pré-estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador. A produção da indústria é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagens cultural pré-estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador.

12 A Indústria Cultural está atenta a custos, distribuição e retorno de lucros. A Indústria Cultural está atenta a custos, distribuição e retorno de lucros.

13 Um forte exemplo da indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, resgate de público e variedade de conteúdo e vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação. Um forte exemplo da indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, resgate de público e variedade de conteúdo e vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação.

14 A Indústria cultural busca produzir algo que conquiste o público e relevância comercial e se ramifique em produtos licenciados. A Indústria cultural busca produzir algo que conquiste o público e relevância comercial e se ramifique em produtos licenciados.

15 A troca econômica estava acima de qualquer ideologia ou estudo. O pensamento aqui era o lucro. A troca econômica estava acima de qualquer ideologia ou estudo. O pensamento aqui era o lucro. O que passou a ser o mais importante para a sociedade foi a lei do mercado. O que passou a ser o mais importante para a sociedade foi a lei do mercado. Assim quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez, conseguiria sobreviver adquirindo os “prazeres”. Assim quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez, conseguiria sobreviver adquirindo os “prazeres”.


Carregar ppt "INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google