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PublicouAlexandre Ulguim de Lima Alterado mais de 8 anos atrás
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Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Faculdade META Curso: Bacharelado em Sistema de Informação Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Profª Fernanda Figueira Abril/2016 Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Sumário Contextualização Conceitos de Análise Modelo de Análise OO Atividades da Análise OO Conceito de Projeto Modelo de Projeto OO Comparação entre Análise e Projeto OO Sugestão de leitura complementar Bibliografias Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Contextualização Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Contextualização Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Contextualização Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Contextualização Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Introdução Análise e Projeto Não existe consenso sobre a fronteira entre a análise e projeto. A diferença entre análise e projeto está na ênfase. Análise: Entender o problema (“O QUE” o software deve fazer) Projeto: Construir uma solução (“COMO” o software atenderá os requisitos analisados). Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Objetivo da Etapa de Análise Os documentos e descrições de requisitos (Descrições e Diagramas de Casos de Uso, Diagramas de Atividades) são analisados e a partir deles é criado um modelo de classes de análise do sistema, chamado de Modelo de Análise. A Análise trará a resposta para a pergunta: Quais classes preciso para implementar estes casos de uso? Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Modelo de Casos de Uso x Modelo de Análise Casos de Uso Análise Descritos na linguagem do cliente Descrito na linguagem dos desenvolvedores Visão externa do sistema Visão interna do sistema Captura as funcionalidades do sistema Mostra, de modo abstrato, como a funcionalidade pode ser realizada Estruturado por casos de uso Estruturado por classes e pacotes Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO A saída da etapa de análise é o chamado modelo de análise. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Aula 10 Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Conceitos Análise OO Modelo de Análise ou de Domínio É um primeiro entendimento de quais elementos irão compor o sistema a ser desenvolvido. São geradas as classes de análise, que representam conceitos do mundo real. Classes de análise são pouco detalhadas (vão ficando mais detalhadas quando vão se aproximam do modelo de projeto). Requisitos não funcionais consideram a tecnologia, exemplos tempo de resposta, desempenho, tudo isso precisa saber da tecnologia envolvida Aula Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Modelo de Análise ou de Domínio Mostrar como os casos de uso serão implementados em termos de classes e objetos. Requisitos não-funcionais não são tratados neste etapa de análise. No Processo Unificado esta etapa não é obrigatória. O Modelo de Classes evolui durante as iterações do projeto, incrementando novos detalhes às classes. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Evolução do Modelo de Análise Há três níveis sucessivos de detalhamento: Análise Modelo de Classes de Análise (Domínio) Especificação (Projeto) Modelo de Classes de Especificação Implementação Modelo de Classes de Implementação Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Modelo de Classe de Análise Representa as classes no domínio do negócio em questão. Não considera restrições inerentes à tecnologia a ser utilizada na solução. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Modelo de Classe de Especificação Obtido através da adição de detalhes ao modelo anterior, conforme a solução de software escolhida Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Análise OO Modelo de Classe de Implementação Implementação das classes em alguma linguagem de programação . Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Atividades Análise OO Atividades da Fase de Análise Identificar as classes: Desenhar diagramas de classes conceituais Identificar persistência Identificar responsabilidades; Identificar atributos; Identificar relacionamentos. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Conceitos Projeto OO Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 18 18
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Aula 10 Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Conceitos Projeto OO Definido o primeiro modelo do sistema: Modelo de Análise. “O QUE” o software deve fazer. Queremos agora detalhar este modelo, para gerarmos facilmente a implementação do sistema: Definimos “COMO” o software atenderá os requisitos analisados. Este modelo é chamado de Modelo de Projeto Aula Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 19 19
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Conceitos Projeto OO O modelo de Projeto é uma evolução do modelo de Análise. Detalhes de implementação e tecnologia utilizada são definidas. Arquitetura do Sistema é projetada: Divisão em camadas; Projetar detalhadamente a estrutura e o comportamento interno de cada subsistema (módulos). Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 20 20
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Atividades Projeto OO Atividades da Fase de Projeto Refinar o modelo de classes Identificar relacionamentos de herança, classes abstratas e interfaces Elaborar um diagrama de classes unificado Projetar Arquitetura Divisão em camadas Projetar detalhadamente a estrutura e o comportamento interno de cada subsistema (módulos) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 21 21
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Conceitos Análise x Projeto Análise x Projeto Análise Projeto Abstrato Concreto Independe de tecnologia Depende de tecnologia Simples Detalhado Modelos por caso de uso Unificação em um único modelo Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 22 22
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Exercícios de Fixação Acerca da análise e do projeto orientados a objetos responda V ou F: 1) Um modelo de análise é menos abstrato que um de projeto e as classes em um modelo de análise não podem ser conceituais. As classes na análise podem modelar objetos persistentes, mas não transientes. 2) Uma importante responsabilidade da análise é definir a arquitetura do sistema, dividindo-o em subsistemas. Um subsistema expõe serviços via interfaces, que devem ser especificadas na análise. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 24 24
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Exercícios de Fixação Acerca da análise e do projeto orientados a objetos responda V ou F: 3) Uma classe descreve objetos com as mesmas responsabilidades, relacionamentos, operações, atributos e semântica. As instâncias de uma classe têm, portanto, os mesmos valores para os seus atributos. 4) Um modelo de análise pode realizar casos de uso. A realização de um caso de uso descreve interações entre objetos. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 25 25
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Exercícios de Fixação Acerca da análise e do projeto orientados a objetos responda V ou F: 5) Um modelo de análise foca nos requisitos funcionais e não funcionais, além de considerar aspectos das linguagens de programação que serão usadas na implementação. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas 26 26
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Sugestão de Leitura Complementar Para aprofundar e complementar o conhecimento adquirido nesta aula, consulte os seguintes materiais: Capítulo 1 e 5 do livro: Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML, do autor Eduardo Bezerra. Capítulo 7 do livro: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientado a Objetos, do autor Raul Sidnei Wazlawick. Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Aula 10 Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Bibliografia Bibliografia Utilizada nesta aula [1] BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML, Campus, 1ª edição, 2002. [2] BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML Guia do Usuário, Campus, 2ª edição, 2005. [3] PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: Uma abordagem Profissional. McGraw-Hill, 7ª edição, 2011. [4] Wazlawick, R.S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientado a Objetos, Campus, 2ª edição, 2011. [5] Aula Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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Dúvidas Dúvidas??? Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
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