A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História - 2016 O Século XVIII ( 1700- 1799) Balanço Geral Prof. Alan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História - 2016 O Século XVIII ( 1700- 1799) Balanço Geral Prof. Alan."— Transcrição da apresentação:

1 História - 2016 O Século XVIII ( 1700- 1799) Balanço Geral Prof. Alan

2

3 As Monarquias Absolutistas (Sociedade do Antigo Regime) Do século XVI até o século XVIII São herdeiras das Monarquias Nacionais que surgiram no final da Idade Média: 1- Vários Renascimentos (Urbano, Comercial e Artístico). 2- Aliança + Interesses (Clero, Nobreza, Burguesia sob a liderança política do REI)

4

5 Rei ( antigo senhor feudal privilegiado) Garante : proteção e os privilégios da nobreza a uniformização dos mercados, dos pesos e das medidas Nobreza (antigos senhores feudais) - Perda da autonomia política - “ Serão domesticados” Burguesia ( comerciantes, prestadores de serviço, etc) -Querem o fim dos pedágios feudais -Moedas únicas -Proteção das rotas comerciais Impostos Apoio Político e militar

6 Teóricos do Absolutismo Nicolau Maquiavel 1469-1527 Separação de Moral e Política Thomas Hobbes 1588-1679 A sociedade cede poderes ao Estado. O Estado acima de tudo e de todos. Jacques Bossuet 1627-1704 Teoria do direito divino dos Reis

7

8 Características das Monarquias Absolutistas (Sociedade do Antigo Regime) Centralização Monárquica Economia Mercantilista Grande desigualdade Política e Social: Sociedade hierarquizada em 3 Estados 1° Estado: Igreja (clero) 1% 2° Estado: Nobreza 2% 3° Estado: Burguesia, camadas populares e camponeses 97 % Modelo: França

9

10 Quando surgem as primeiras críticas a esse tipo de sociedade? - O movimento intelectual chamado de Iluminismo, que já havia iniciado no século XVII, ganha força no século XVIII na Europa. - Seus principais pensadores formularam novas formas de organização política, social e econômica. Tiveram grande apoio da Burguesia.

11 Barão de Montesquieu 1689- 1755 Principal Obra: O espírito das Leis -Condenava o governo despótico (tirano). Era contra o abuso de poder -O governo deveria ser dividido em 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “ Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite ”

12 Voltaire (1694-1778) Principal Obra: Cartas Inglesas -Criticava a Igreja Católica e os Resquícios feudais, como por exemplo a servidão. -Defendia a crença num ser Supremo e num Estado comandado pela burguesia, mesmo que fosse uma monarquia. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,mas defenderei até a morte o direito de você dizê- las.”

13 Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Principal Obra: Do Contrato Social -Condenava a Sociedade do Antigo Regime -Ele foi uma grande exceção entre os iluministas, pois chegou a criticar a própria burguesia. Para ele, a propriedade privada era a “raiz das infelicidades humanas”. -Para ele, o bom governo é feito pelo poder da maioria. “ A única esperança de garantir os direitos de cada um é, então, organizar uma sociedade civil e ceder esses direitos à comunidade”

14 Liberdade Igualdade Fraternidade Liberdade de opinião e de escolha Liberdade para todos crescerem economicamente Igualdade de todos perante a lei: Igualdade Social. Fim dos privilégios garantidos pelo nascimento- ex:nobreza Solidariedade entre todos independente de sua classe social. Cooperação política para o bem da comunidade (país).

15 Revolução Francesa 1789-1799 -Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por isso a Revolução Francesa é chamada de Revolução Burguesa.

16 Principais Razões para a Revolução de forma detalhada: 1 – Despotismo da dinastia Bourbon : absolutismo dos reis, poder sem limites na figura real. 2- Grave Crise Financeira: as finanças do Estado se confundiam com as finanças do Rei. Grande desordem administrativa e gastos com o luxo da Corte francesa. Gastos com Guerras. 3- Mercantilismo: as teorias mercantilistas, cheias de taxas e regulamentações fiscais atrapalhavam os negócios da burguesia. 4- Privilégios Feudais: A estrutura feudal de pagamento de impostos impedia a expansão do mercado consumidor. A sociedade francesa era dividida em 3 Estados: 1° Estado (clero) não pagava imposto 2° Estado (nobreza) não pagava imposto 3° Estado ( burguesia, camponeses, operários, etc) pagava todos os impostos

17


Carregar ppt "História - 2016 O Século XVIII ( 1700- 1799) Balanço Geral Prof. Alan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google