A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Onde? ING (início), FRA (auge);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Onde? ING (início), FRA (auge);"— Transcrição da apresentação:

1 Onde? ING (início), FRA (auge);
Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge); Quem? O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo; Características básicas: Racionalismo; Cientificismo; Antiabsolutismo; Anticlericalismo; Defesa das liberdades individuais.

2 Principais representantes do Iluminismo: A) JHON LOCKE (ING):
Precursor do Iluminismo (considerado o “Pai” do Iluminismo). Direitos naturais e inalienáveis dos homens: vida, liberdade e propriedade. Os governos existem para preservar esses direitos. LIBERALISMO POLÍTICO. Defesa da Monarquia Parlamentar (Constitucional);. Conhecimento = experiência e razão.

3 B) ADAM SMITH (ING): “Pai” da economia. Não intervenção do Estado na Economia. Livre concorrência, lei da oferta e da procura, divisão do trabalho. Riqueza = trabalho. LIBERALISMO ECONÔMICO.

4 C) FISIOCRACIA (FRA): Versão francesa do liberalismo econômico. Não intervenção do Estado na economia. Riqueza = agricultura. Teóricos destacados: QUESNAY, GOURNAY, MIRABEU, DUPONT E TURGOT. Lema: “Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même” (Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo).

5 D) C. S. MONTESQUIEU (FRA):
Divisão de poderes: executivo, legislativo e judiciário. Harmonia e autonomia entre os poderes. Submissão de TODOS perante a lei. E) J. M. VOLTAIRE (FRA): Crítica ao clero e a intolerância. Igualdade jurídica. Liberdade de expressão. Monarquia ilustrada.

6 F) J. J. ROUSSEAU (FRA): O mais importante e influente. Soberania popular. Poder = povo (democracia). Teoria do bom selvagem. G) DIDEROT e D’ALEMBERT (FRA): Enciclopedistas.

7 O Despotismo Esclarecido:
Reis absolutistas que influenciados pelas idéias iluministas promovem reformas em seus países, porém sem abdicar de seu imenso poder. Tentativa de evitar rebeliões internas.

8 Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa CATARINA II
PAÍS REI MEDIDAS ÁUSTRIA JOSÉ II Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa RÚSSIA CATARINA II Criação do ensino leigo e de uma Universidade em Moscou PRÚSSIA FREDERICO II Chamado “o rei filósofo”, eliminou as torturas em seu país e criou o ensino obrigatório PORTUGAL JOSÉ I (orientado pelo ministro Pombal) Combate a influência inglesa na economia de seu país, incrementa a produção industrial e combate a influência política da Igreja no seu país atacando e expulsando os jesuítas do reino ESPANHA CARLOS III (orientado pelo ministro Aranda) Reduziu a tortura e a influência da Inquisição no país e expulsou os jeusítas

9 Importância do movimento:
Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa; Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.


Carregar ppt "Onde? ING (início), FRA (auge);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google