A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ILUMINISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ILUMINISMO."— Transcrição da apresentação:

1 O ILUMINISMO

2 Mudanças na mentalidade européia
Entre os séculos XVI e XVII, os europeus vivenciaram um acelerado desenvolvimento do comércio, que colaborou para a projeção social dos burgueses. A Europa dos séculos XVII e XVIII ainda sustentava um modelo social que privilegiava os nobres e o clero. Na forma de governo, predominava o absolutismo e, na economia, o mercantilismo. Esse conjunto de características nos países europeus foi chamado de Antigo Regime.

3 Os críticos do Antigo Regime, foram conhecidos como filósofos Iluministas, pois defendiam que as grandes questões da humanidade deveriam ser explicadas a partir da razão, sem a necessidade da fé. As conseqüências do Iluminismo não alcançaram apenas os sistemas políticos, mas também provocaram mudanças em diversos aspectos da atividade humana, como a ciência e a arte. Assim o Iluminismo seria a difusão das luzes do conhecimento racional, que dissiparam as trevas do Antigo Regime.

4 sfs A bandeira do Iluminismo era a Razão, liberdade, igualdade,direitos iguais.

5 Os ideais Iluministas influenciaram o movimento de independência dos EUA, da Revolução Francesa , da Revolução Inglesa, bem como movimentos de independência da América Latina, inclusive no Brasil.

6 Voltaire defendia a liberdade de pensamento e de religião, bem como a igualdade perante a lei. Crítico dos privilégios sociais, Voltaire ficou conhecido como o “filósofo burguês”.

7 Rosseau foi o mais radical e o mais popular dos iluministas
Rosseau foi o mais radical e o mais popular dos iluministas. Escreveu várias obras, dentre as quais se destacaram: Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens, Emílio e O contrato social. Na primeira critica a propriedade privada, na segunda ele desenvolveu a idéia de um Estado democrático que garante a igualdade de direito para todos.

8 Montesquieu criticou os costumes de seu tempo e defendeu, como meio de garantir a liberdade, a divisão do poder político em três partes autônomas: legislativo, Executivo e Juduciário.

9 Denis Diderot e seu amigo Jean de Rond, organizaram e publicaram a Enciclopédia, uma obra que pretendia reunir todo o conhecimento humano existente na época. Colaboraram nessa obra os principais pensadores iluministas. Proibida pelas autoridades, a enciclopédia passou a circular clandestinamente.

10 Os déspotas esclarecidos
Alguns governantes, percebendo a difusão e aceitação das novas idéias, tomaram a iniciativa de realizar algumas reformas econômicas e sociais em seus países. Esses governantes foram denominados déspotas esclarecidos, procuraram conciliar as práticas absolutistas com as idéias iluministas.

11 Os principais déspotas esclarecidos foram:
Catarina II, da Rússia; Frederico II, da Prússia; José II, da Áustria; Carlos III, da Espanha;

12 Revolução Industrial

13 Dá-se o nome de Revolução Industrial ao processo de mecanização da produção ocorrido inicialmente na Inglaterra, no século XVIII. Esse processo provocou mudanças na forma de fazer, transportar e comerciar mercadorias. Ao longo da história, podemos caracterizar três formas principais de transformação de matérias-primas:

14 Artesanato – Nesse sistema, o trabalhador faz tudo sozinho: o tecelão faz o fio e tece, produzindo o tecido; o sapateiro prepara o couro, recorta-o e costura-o, confeccionando o sapato. Manufatura – A partir do final da Idade Média, muitos artesão passaram a trabalhar para um senhor, em geral um comerciante. Nesse caso, esse senhor fornecia a matéria-prima, e o artesão fazia o produto. Maquinofatura – É nesse processo que surgem as fábricas, com a larga utilização das máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do ser humano.

15 As Revoluções Industriais
Quando se fala em Revolução Industrial, quase sempre a referência é à Primeira Revolução Industrial, onde ocorreu a passagem do trabalho manufatureiro para o maquinofaturado, ou industrializado. No entanto, na verdade, houve mais duas fases que merecem destaque na compreensão desse processo como um todo.

16 Primeira Revolução Industrial
Apresentava as seguintes características: (1760 a 1830) substituição do homem pela máquina no processo produtivo; limitação do uso intensivo das máquinas; uso do carvão como fonte de energia para as máquinas a vapor e grande desenvolvimento da indústria de tecidos.

17 Segunda Revolução Industrial
1830 a 1900 – difusão de uso de máquinas pela Europa; uso de petróleo como fonte de energia; a descoberta da eletricidade; início da utilização do aço e a invenção do motor a combustão.

18 Terceira Revolução Industrial
Início do século XX – descoberta e aplicação da energia atômica, da biotecnologia, da informática, do fim das distâncias em relação às comunicações, enfim, um intenso desenvolvimento tecnológico.

19 Consequências da Revolução Industrial
Utilização constante de máquinas e maior divisão do trabalho, com o conseqüente aumento da produção e a perda, por parte do trabalhador, do controle sobre o próprio trabalho; Crescimento da urbanização e despovoamento das áreas rurais; Ruína dos artesãos, que não conseguiram competir com mercadorias mais baratas produzidas pelas fábricas; Consolidação do sistema capitalista de produção; Expansão do colonialismo; os países colonialistas tinham como objetivo conseguir matérias-primas e mercados consumidores para seus produtos; Desenvolvimento dos meios de transporte e de produção


Carregar ppt "O ILUMINISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google