A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o."— Transcrição da apresentação:

1 Sensores Aluno: Carlos Araujo

2 O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o meio (luz, temperatura, impedância elétrica etc...) e transmite um sinal para um dispositivo de medição ou controle.

3 O que é um sensor? Ou seja, é um aparelho que adquire um parâmetro físico e transforma em um sinal que pode ser processado por um sistema.

4 Classificações Passivos: Estes requerem entrada de energia para poder-se obter um sinal de saída. Um exemplo é uma termo resistência, a qual requer uma entrada de energia para excitar o resistor. Ativos: Estes produzem um sinal elétrico de saída sem a necessidade de alimentação externa. Um termopar é um exemplo deste tipo de sensor.

5 Características Resistivos: A resistência elétrica variação com a quantidade medida. Indutivos: funciona seguindo os conceitos de funcionamento do indutor. O indutor é um componente eletrônico composto por um núcleo com uma bobina em sua volta. Quando uma corrente percorre esta bobina um campo magnético é formado. Capacitivos: Variação da capacidade por alteração no posicionamento dos eletrodos ou por alteração do dielétrico.

6 Características Indutivos: funciona seguindo os conceitos de funcionamento do indutor. O indutor é um componente eletrônico composto por um núcleo com uma bobina em sua volta. Quando uma corrente percorre esta bobina um campo magnético é formado. Capacitivos: Variação da capacidade por alteração no posicionamento dos eletrodos ou por alteração do dielétrico.

7 Exemplos de sensores

8 Detectando alteração na luminosidade Possui uma fita resistiva por onde passa uma corrente, a qual terá sua resistência aumentada quando a luminosidade é diminuída, enviando valor analógico.

9 Detectando Movimento Alguns modelos utilizam um jumper para determinar o comportamento do sensor quando há movimento, podendo fechar ou abrir o circuito. A área de cobertura também pode mudar de acordo com o modelo

10 Medindo a Distância Utilizado para pedir a distância de objetos. Um envia um sinal sonoro de radio que “bate” no objeto e volta determinando ai a distância através de valor analógico. Possui um alcance médio de 2cm à 3m. A velocidade do som é 340 m/s, qual representa 29 microssegundos por centímetro.

11 Medindo a umidade Alimentação entre 2,7 e 3,3V consumo de corrente de 150μA faixa de temperatura entre -10 to 60ºC precisão de +-3%

12 Medindo a Temperatura Produz voltagem analógica proporcional a temperatura com saída de 1 milivolt por 0.1°C (10mV por Grau) Usado para medir a temperatura de ambientes e outros componentes eletrônicos.

13 Medindo a deformação de um corpo Usado para protótipo de mão-biônica De acordo com a flexão do sensor a resistência através dele aumenta. resistência sem flexão: ~9000 Ω resistência com curvatura de 90º: ~14000 Ω resistência com curvatura de 180º: ~22000 Ω

14 Bibliografia Sensores – Material usado no Tecjorge sedido por Eduardo Nunes; http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbaEAH /apostila-sensore (acesso: 30/04/2013 as 21:30); http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbaEAH /apostila-sensore http://www.dsif.fee.unicamp.br/~fabiano/IE012/ Notas%20de%20aula/Hist%F3rico%20e%20caract er%EDsticas_2007.pdf (acesso: 30/04/2013 às 21:35);


Carregar ppt "Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google