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PublicouJónatas Aldeia Salazar Alterado mais de 8 anos atrás
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Escalas de Demência Aula 1 Bateria Breve
Dr. Ricardo Nitrini – CREMESP Neurologista; Professor Doutor em Medicina pela FMUSP; Coordenador do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP; Coordenador do Centro de Referência e Disturbios Cognitivos (CEREDIC).
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Bateria Breve de Rastreio Cognitivo
Identificação e nomeação de 10 figuras; Memória incidental; Memória imediata; Aprendizado; Fluência verbal (animais); Desenho do relógio; Memória de 5 minutos; Reconhecimento. Nitrini et al. 1994; 2004.
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Identificação e nomeação de 10 figuras
Que figuras são essas?
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Avaliação da Memória Incidental
Que figuras eu acabei de lhe mostrar? Registra-se o número de figuras citadas.
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Avaliação da Memória Imediata
Olhe bem e procure memorizar estas figuras (tempo máximo de apresentação: 30 segundos).
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Avaliação da Memória Imediata
Que figuras eu acabei de lhe mostrar? Registra-se o número de figuras citadas.
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Avaliação de Aprendizado
Olhe bem e procure memorizar estas figuras (tempo máximo de apresentação: 30 segundos).
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Avaliação de Aprendizado
Que figuras eu acabei de lhe mostrar? Registra-se o número de figuras citadas.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Fluência verbal (animais ou frutas); Desenho do relógio.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Fluência verbal Pede-se ao paciente que fale todos os nomes de animais que ele for capaz de se lembrar em 1 minuto (“qualquer animal vale”); Registra-se o número de animais citados em 1 minuto.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Desenho do relógio Pede-se ao paciente que desenhe o mostrador de um relógio com todos os números e depois coloque os ponteiros marcando duas horas e quarenta e cinco minutos; Obs. Se o paciente desenhar um círculo pequeno, peça-o para fazê-lo maior.
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Avaliação da Memória Tardia
Que figuras eu lhe mostrei há alguns minutos? Registra-se o número de figuras citadas.
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Avaliação de Reconhecimento
Aqui estão as figuras que eu lhe mostrei hoje e outras novas; quero que você me diga quais você já tinha visto há alguns minutos. Registra-se o número de figuras identificadas corretamente.
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Como avaliar o desempenho? Percepção visual e nomeação
Erro de percepção: o paciente confunde o objeto (ex. confunde o avião com um peixe, confunde o balde com um copo); Erro de nomeação: o paciente identifica a figura, mas não se lembra da palavra (ex. faz o gesto de pentear-se, mas não se lembra da palavra pente; diz que é um bicho, mas não se lembra do nome tartaruga).
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Como avaliar o desempenho? Percepção visual e nomeação
Esperado: a maioria das pessoas obtém 10 pontos nas duas tarefas; Mais do que 1 erro é sugestivo de agnosia ou, mais frequentemente, indica distúrbio de nomeação.
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Como avaliar o desempenho? Memória incidental
Esperado: indivíduos sadios geralmente obtêm pelo menos 5 pontos. Obs. Mas não temos levado em conta, para o diagnóstico de demência ou de comprometimento cognitivo, a memória incidental. Esta parte do teste é importante para que o indivíduo se esforce para obter o melhor resultado nas tarefas seguintes.
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Como avaliar o desempenho? Memória imediata
Esperado: indivíduos sadios obtêm pelo menos 7 pontos; Resultados abaixo de 5 indicam comprometimento da atenção.
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Como avaliar o desempenho? Aprendizado
Esperado: indivíduo normal obtém pelo menos 7 pontos; Escore <7 (em relação ao diagnóstico de demência ou distúrbio cognitivo). Sensibilidade: 90,4%; Especificidade: 74,5%. Nitrini et al. Dementia & Neuropsycologia, 2007.
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Como avaliar o desempenho? Memória tardia (5 minutos)
Esperado: indivíduo normal obtém pelo menos 6 pontos; Escore <6 (em relação ao diagnóstico de demência ou distúrbio cognitivo). Sensibilidade: 82,2%; Especificidade: 90,4%. Nitrini et al. Dementia & Neuropsycologia, 2007.
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Como avaliar o desempenho? Reconhecimento
Esperado: indivíduos normais usualmente obtêm 9 ou 10 pontos.
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Como avaliar o desempenho? Fluência verbal (animais)
Esperado: indivíduos normais devem falar 13 ou mais animais; Analfabetos: 9 ou mais animais.
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Como avaliar o desempenho? Desenho do relógio
Erro frequente é o de colocar o ponteiro menor apontando para o 2; Erro mais grave é o de colocar o ponteiro maior entre 4 e 5; Mais grave ainda é não colocar os 12 números na posição correta; Este teste é mais influenciado pela escolaridade.
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Resumo Os testes mais importantes para o diagnóstico de demência da doença de Alzheimer ou da doença cerebrovascular são: Aprendizado (<7); Memória tardia (<6); Fluência verbal (<13). Para outras demências como a D. Corpos de Lewy, o desenho do relógio pode ser muito útil; Nas afasias progressivas, a nomeação pode se mostrar alterada; Na demência fronto-temporal, a fluência verbal pode ser muito baixa.
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Exemplo de Aplicação da Bateria Breve
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Identificação e nomeação de 10 figuras
Que figuras são essas?
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Identificação e nomeação de 10 figuras
A paciente identificou e nomeou corretamente as 10 figuras.
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Avaliação da Memória Incidental
A paciente se lembrou de 4 das 10 figuras.
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Avaliação da Memória Imediata
Olhe bem e procure memorizar estas figuras.
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Avaliação da Memória Imediata
A paciente se lembrou de 8 das 10 figuras.
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Avaliação de Aprendizado
Olhe bem e procure memorizar estas figuras.
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Avaliação de Aprendizado
A paciente se lembrou de 7 das 10 figuras.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Fluência verbal (animais)
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Fluência verbal (animais) A paciente listou 18 animais.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Desenho do relógio Desenhe o mostrador de um relógio com todos os números e depois coloque os ponteiros marcando duas horas e quarenta e cinco minutos.
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Desenho do relógio
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Avaliação da Memória Tardia
Que figuras eu lhe mostrei há alguns minutos?
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Avaliação da Memória Tardia
A paciente se lembrou de 7 das 10 figuras.
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Avaliação de Reconhecimento
Aqui estão as figuras que eu lhe mostrei hoje e outras novas; quero que você me diga quais você já tinha visto há alguns minutos.
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Avaliação de Reconhecimento
A paciente reconheceu as 10 figuras anteriormente mostradas.
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Avaliação do desempenho
Idade: 62 anos – Escolaridade: 4 anos
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Testes de Iniciativa e Planejamento (Interferência)
Desenho do relógio
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Avaliação do desempenho
Idade: 62 anos – Escolaridade: 4 anos
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Conclusão Desempenho Normal
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